Blog do Flavio Gomes
DKW & cia.

FOTO DO DIA

SÃO PAULO (na rua) – O dia foi intenso (está sendo), batendo perna por aí. Inclusive numa oficina onde estão fazendo umas coisas (de lá postei a notinha do Grojã com o laptop sobre o capô de uma BMW de corrida, para vocês terem uma ideia). Então, um refresco. O Jason Vôngoli mandou a foto […]

SÃO PAULO (na rua) – O dia foi intenso (está sendo), batendo perna por aí. Inclusive numa oficina onde estão fazendo umas coisas (de lá postei a notinha do Grojã com o laptop sobre o capô de uma BMW de corrida, para vocês terem uma ideia). Então, um refresco. O Jason Vôngoli mandou a foto inacreditável — porque tem uma Universal 1957, e elas eram raras na época, também.

Enquanto o bonde prepara sua volta em grande estilo às ruas do Centro do Rio, mando essa foto de uma Universal 57 no cruzamento das ruas do Riachuelo, Francisco Muratori e Avenida Gomes Freire. O bonde da foto vai subindo para Santa Teresa.

A descrição do amigo traz a localização desse instantâneo e celebra a volta dos bondes às ruas do Rio — até onde entendo, isso vai acontecer graças às obras olímpicas com algumas linhas turísticas, confere? Falem, cariocas, vocês andam muito calados!

E como sabemos que é uma 1957? Fácil. A tampa traseira dessa perua já era diferente da 1956, que tinha duas portas com abertura na vertical e dois vidrinhos. Notem que o trinco está na altura da linha de cintura. Ele abre a tampa superior para cima e a inferior, que se abre para baixo, tem a tranca do lado de dentro. Os frisos na traseira, cinco, são característicos apena desse ano de fabricação. As lanternas são iguais às da Miss Universe, assim como as luzes de placa. O nicho onde fica a licença do carro, inclusive, é claramente uma peça de carroceria alemã, porque comportava uma placa comprida, modelo europeu. Aqui, adaptaram o conjunto para o modelos de placas nacionais, mais altas e curtas.

Arrisco dizer que essa aí era azul e branca. Como a de um amigo, essa da foto aí embaixo, que espero ver restaurada um dia — ou, ao menos, limpa e preservada, ainda que com a pátina do tempo. Fico me perguntando, inclusive, se não é a mesma…

Falando em DKW, soube que a Audi também se jogou na lama com a história do software que a VW desenvolveu para fraudar inspeções de emissão de poluentes. Seus antepassados devem estar com vergonha. Meus DKWs, indignados. “Nunca escondemos fumaça alguma”, me disse um deles, o Belcar 67 — que é o mais falante da turma.