Blog do Flavio Gomes
F-1

FUSCA NA F-1

SÃO PAULO (olha…) – Há anos, todos os anos, especula-se sobre a entrada da Volkswagen na F-1. Em geral, via Audi — pelo DNA esportivo da marca, que arrebenta em Le Mans, no DTM, arrebentou no rali e tal. Ou Porsche, que é do mesmo grupo — e, idem, arrebenta em Le Mans, nas provas […]

wolfsburgSÃO PAULO (olha…) – Há anos, todos os anos, especula-se sobre a entrada da Volkswagen na F-1. Em geral, via Audi — pelo DNA esportivo da marca, que arrebenta em Le Mans, no DTM, arrebentou no rali e tal. Ou Porsche, que é do mesmo grupo — e, idem, arrebenta em Le Mans, nas provas de GT e tal. Mas a VW sempre nega.

Só que agora há um dado novo: Eddie Jordan.

Foi ele quem, pela BBC, mandou a bomba: a VW vai comprar a Red Bull, que ficaria sendo apenas a patrocinadora da equipe de fábrica. A brincadeira seria para 2018. Em 2016 e 2017, num período de transição, a equipe ficaria usando motores Ferrari como cliente, já que a parceria com a Renault foi para o saco e a Mercedes não quer entregar o ouro ao inimigo.

Faz todo sentido. O período de dois anos seria suficiente para Wolfsburg entender essa patacoada de três motores. Como a VW tem investido pesado em carros híbridos e tecnologia de propulsão elétrica, não acho que seria uma grande dificuldade fazer uma unidade de força como a atual. O know-how da Audi, com seus híbridos do WEC, ajudaria bastante, inclusive — algo que a Honda não teve, e talvez por isso esteja batendo cabeça na McLaren. Fora que Red Bull e Grupo VW têm uma relação forte no DTM, de novo por causa da Audi.

Estou começando a achar que desta vez a boataria pode ter um fundo de verdade. Se bem que achei isso dezenas de vezes nos últimos anos e nunca deu em nada.