Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

APLAUSOS DE PÉ

SÃO PAULO (efusivos) – O diligente Dú Cardim nos lembra que nesta semana, dia 7 para ser preciso, Hermano da Silva Ramos completou 90 anos. Pioneiro do automobilismo nacional, “Nano” nasceu em Paris de pai brasileiro e mãe francesa. Passou a infância na França e a adolescência no Rio. Seu perfil completo, brilhantemente escrito por […]

SÃO PAULO (efusivos) – O diligente Dú Cardim nos lembra que nesta semana, dia 7 para ser preciso, Hermano da Silva Ramos completou 90 anos.

Pioneiro do automobilismo nacional, “Nano” nasceu em Paris de pai brasileiro e mãe francesa. Passou a infância na França e a adolescência no Rio. Seu perfil completo, brilhantemente escrito por Paulo Peralta no “Bandeira Quadriculada”, está aqui.

Hermano correu na F-1. Foram três GPs em 1955 e quatro em 1956, sempre de Gordini. Um quinto lugar em Mônaco em 1956 foi seu melhor — e nada desprezível — resultado. Fosse a pontuação como hoje, ele teria marcado também em mais duas corridas. Foi oitavo na estreia, na Holanda, e na França no ano seguinte. Um resumo da corrida monegasca está no vídeo abaixo.

Le Mans também fez (e faz) parte de sua vida. Estreou em Sarthe em 1954, e foi lembrado pelo site oficial da corrida mais espetacular do mundo.

Toda honra a Hermano da Silva Ramos. Vida longa e próspera.