APLAUSOS DE PÉ

SÃO PAULO (efusivos) – O diligente Dú Cardim nos lembra que nesta semana, dia 7 para ser preciso, Hermano da Silva Ramos completou 90 anos.

Pioneiro do automobilismo nacional, “Nano” nasceu em Paris de pai brasileiro e mãe francesa. Passou a infância na França e a adolescência no Rio. Seu perfil completo, brilhantemente escrito por Paulo Peralta no “Bandeira Quadriculada”, está aqui.

Hermano correu na F-1. Foram três GPs em 1955 e quatro em 1956, sempre de Gordini. Um quinto lugar em Mônaco em 1956 foi seu melhor — e nada desprezível — resultado. Fosse a pontuação como hoje, ele teria marcado também em mais duas corridas. Foi oitavo na estreia, na Holanda, e na França no ano seguinte. Um resumo da corrida monegasca está no vídeo abaixo.

Le Mans também fez (e faz) parte de sua vida. Estreou em Sarthe em 1954, e foi lembrado pelo site oficial da corrida mais espetacular do mundo.

Toda honra a Hermano da Silva Ramos. Vida longa e próspera.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mistral
Mistral
8 anos atrás

Chico, Nano, Gino Bianco, Fritz. Nossos desbravadores na desbravadora F-1. E não nos esqueçamos da Escuderia Bandeirantes, a primeira equipe de automobilismo internacional brasileira. Merece um documentário.

Mistral
Mistral
Reply to  Mistral
8 anos atrás

Destes quatro, dois são vivos, Gino e Fritz. Merecem – os dois juntos, num encontro – um documentário.

Mistral
Mistral
Reply to  Mistral
8 anos atrás

Perdão: Nano, em vez de Gino, falecido em 1984.

Apm
Apm
8 anos atrás

Flavio, Vc curte o Sr. Spock? Gostei do texto e do final apoteótico.

sinval
8 anos atrás

os carros sem duvida
eram lindos.
as corridas com muita emoçao.
alem dos circuitos serem naturais.
sem tanta apeçlaçao para segurança
e conforto visual de se ver a paisagem
e nao uma sequencia de patrocinadores.
porem estas baratas era pra cabra macho

Pablo
Pablo
8 anos atrás

Parabéns a um dos desbravadores! Em uma época em que qualquer um que se aventuraase em um carro de corrida estava de fato pondo o pescoço no fifio da navalha!

Celso Okubaro
Celso Okubaro
8 anos atrás

Os carros daquela época eram muito bonitos, tenho uma pequena réplica da Ferrari que guardo com muito carinho.

A borracha dos pneus realmente formavam um trilho no chão, emborrachando a pista, hoje você vê o trilho bem suave e fora dele pedaços de pneu que vão se esfarelando.

O mais engraçado que no vídeo, tem 3 ultrapassagens apenas, mas prendeu mais atenção que uma prova atual de Formula 1.

Pepe
Pepe
8 anos atrás

FG não é por nada não, mas, qual a origem dessa necessidade de jogar palavrões nos seus textos ? Parece complexo. Sem palavrões, creio vc seria mais completo e menos rale .Abs

Paulo
Paulo
Reply to  Pepe
8 anos atrás

Puta que pariu Flávio Gomes!!! Nunca vi o Maluf, nem o Renan, nem o Cunha falarem palavrão. Realmente você é da ralé, e deve ser muito complexado, como percebemos nos seus posts. Pare de falar palavrão!!! Seja mais erudito!!!! Parabéns pela sua pena pesada, ácida e certeira.

pedro araujo
pedro araujo
8 anos atrás

espetacular, Gomes!

é importantissimo manter o legado desses pioneiros. aliás, é importantissimo manter o legado de qualquer piloto, que bom que existe sites como o bandeira quadriculada

o rodrigo mattar celebrou recentemente a memoria de um motociclista falecido recentemente, parece que nao existe um site organizando a memoria e historiandas corrida de moto, uma pena isso.

alias, a historia do hermano silva ramos e muito interessante, recomendo a todos a leitura

Paulo
Paulo
8 anos atrás

uma das coisas que acho legal de ver nestas corridas são carros diferentes, propostas e conceitos distintos de máquinas. Hoje as regras são tão rígidas que os carros são todos iguais, as mudanças acontecem num nível quase subatômico, pequenos detalhes aqui e ali e pouca coisa do lado de fora… este mundo padronizado é muito monótono.

Dú
8 anos atrás

FG, a História do Automobilismo Brasileiro faz parte do Mundial, afinal em 1969 fomos “oficialmente” mas Chico, Hermano, o Barão Wilsão Fittipaldi, estes sim abriram as portas. Neste link de um blog Italiano, com TODOS créditos, mostra via Revistas Italianas em PDF o quanto Luizinho, Ricardo Achcar, Emerson, Wilsinho, Pace e tantos outros, sempre aparecendo nas fotos o Gigante Chico Rosa fizeram o que chamamos de Nossa História. Divirtam-se: https://v8blogmain.wordpress.com/

Robertom
Robertom
Reply to 
8 anos atrás

Teve também o Fritz d’Orey, que participou de 3 provas em 1959.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
8 anos atrás

Prezado F&G: gostei da matéria Hermano foi um grande Pilotp, faz bem escrever feitos magníficos.