Blog do Flavio Gomes
F-1

R.S.16 – TUDO PROVISÓRIO

SÃO PAULO (hoje vai ser punk) – R.S.16 é o novo carro da Renault, cujo projeto foi iniciado pela turma da Lotus no ano passado, prevendo o uso de motores Mercedes. No meio do caminho os franceses compraram a bagaça, mandaram Maldonado embora, chamaram Palmer e Magnussen, mostraram a pintura preta e amarela no começo […]

SÃO PAULO (hoje vai ser punk)R.S.16 é o novo carro da Renault, cujo projeto foi iniciado pela turma da Lotus no ano passado, prevendo o uso de motores Mercedes. No meio do caminho os franceses compraram a bagaça, mandaram Maldonado embora, chamaram Palmer e Magnussen, mostraram a pintura preta e amarela no começo do mês e agora apresentaram o carro novo ainda nessas cores, mas avisando que são provisórias.

OK. Mas é pena, porque gostei dessa pintura aí. Se não for isso, que seja toda amarela. Está faltando carro amarelo nessa F-1 em 50 tons de cinza.

Sem zoeira, porque estou atrapalhadíssimo hoje, o que dizer do carro? Nada, seria chute qualquer avaliação que chegaria à óbiva conclusão de que tudo foi feito para otimizar os fluxos de ar, melhor o downforce e essas bobagens.

Em vez disso, noto a ausência de patrocinadores fortes, de novo, e percebo que a cada dia a F-1 vai abrindo mão de anunciantes. Quem gasta é o dono — no caso, a Renault –, que tem algo para colocar no mercado e usa a categoria para fazer propaganda de seus produtos.

A Red Bull é assim, também. A Mercedes só tem de forte a Petronas, parceira técnica, e a McLaren ostenta marcas de gasolineiras como Mobil1 e Esso, na condição de fornecedores, mais do que tudo. A Williams, com Martini, e a Ferrari, com Santander, são aquelas que ainda descolam uma grana boa de anunciantes. A Haas chega sem nada, a Manor também vem com o carro em branco (no caso azul e vermelho), a Sauber está na pindaíba, a Toro Rosso é Red Bull e a Force India leva as marcas das empresas de seus sócios na carenagem.

E vocês acham que crise é só aqui…