Blog do Flavio Gomes
Autódromos

MONZA 2017

SÃO PAULO (haja freio) – Bom, vamos ver se esse troço se confirma. Ao que tudo indica, o traçado de Monza será modificado no ano que vem. A primeira chicane será eliminada, e no lugar dela a reta será estendida, claro, chegando a 1,4 km. Aí, nada do Curvone: ela será substituída por uma curva […]

monza17

SÃO PAULO (haja freio) – Bom, vamos ver se esse troço se confirma. Ao que tudo indica, o traçado de Monza será modificado no ano que vem. A primeira chicane será eliminada, e no lugar dela a reta será estendida, claro, chegando a 1,4 km. Aí, nada do Curvone: ela será substituída por uma curva de alta para a direita e uma chicane rápida para retomar o traçado em direção à Roggia e à Lesmo. Não sei se expliquei direito, mas está no desenho aí em cima.

Sou um tradicionalista para algumas coisas. As duas chicanes que conhecemos — Variante del Rettifilo e Ascari — foram inseridas no traçado original em 1972, porque a pista era rápida e perigosa demais. Assim, não vi Monza antes disso. Gosto do Curvone — ou Biassono, cada um que chame como quiser. Mas também não é nada de tão espetacular. Questão de hábito, mesmo. Mas não sei se mexeria, nem sei se vai mudar muito as coisas.

Só sei que as velocidades, que já são altas, serão ainda mais com a reta mais comprida.