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Wednesday, 1 de June de 2016 - 19:31Autódromos, F-1

MONZA 2017

monza17

SÃO PAULO (haja freio) – Bom, vamos ver se esse troço se confirma. Ao que tudo indica, o traçado de Monza será modificado no ano que vem. A primeira chicane será eliminada, e no lugar dela a reta será estendida, claro, chegando a 1,4 km. Aí, nada do Curvone: ela será substituída por uma curva de alta para a direita e uma chicane rápida para retomar o traçado em direção à Roggia e à Lesmo. Não sei se expliquei direito, mas está no desenho aí em cima.

Sou um tradicionalista para algumas coisas. As duas chicanes que conhecemos — Variante del Rettifilo e Ascari — foram inseridas no traçado original em 1972, porque a pista era rápida e perigosa demais. Assim, não vi Monza antes disso. Gosto do Curvone — ou Biassono, cada um que chame como quiser. Mas também não é nada de tão espetacular. Questão de hábito, mesmo. Mas não sei se mexeria, nem sei se vai mudar muito as coisas.

Só sei que as velocidades, que já são altas, serão ainda mais com a reta mais comprida.

34 comentários

  1. Paulo Pinto says:

    Se Indianápolis é o Templo do Automobilismo, Monza é o seu altar. Estão tentando consertar os sacrilégios que os hereges do passado perpetraram.

  2. Celio ferreira says:

    Carro novo , com peneuzão, mais potência , retão , ai vem quebra de velocidade
    maxima atingido por um F1, em Monza . Acho que é um passo pra melhorar a F1.

  3. Amaral says:

    Quando soube, pensei “acho que vai ficar duca$%@lho”… Essa reta vai ficar tão grande que nego vai acionar o dêerreesse, passar, e vai dar tempo pro caboclo pegar o vácuo, acionar essa sopa de letrinhas também e tentar retomar a posição no final da reta.

  4. Marcelo Saldanha says:

    Se não me engano, nessa curva, Piquet fez uma linda ultrapassagem sobre Mansell, no GP da Itália em 1986, pelo lado de fora

  5. perna quebrada says:

    Raro caso de melhora no traçado…

  6. Saima says:

    O FG publicou um post sobre os patrocinadores em Indianapolis. Dizendo que tem patrocinador de tudo que é tamanho.
    Aí você olha as corridas de 20 ou 30 anos atrás e vê outdoors anunciando tudo nos circuitos (produtos automotivos, banco, circuitos eletrônicos, queijos etc).
    Só eu que acho um saco hoje ver as pistas pintadas de verde Rolex ou Vermelho Santander monopolizando o merchan?

  7. Saima says:

    Péssimo. Já tiraram a Rettifilo original e mudaram a dupla Lesmo. O curvão é legal e tem a chicane no fim. Não tem cabimento colocar uma chicane antes dela com uma reta no meio. Consegue não só piorar o traçado como deixá-lo mais perigoso. Coisa de Tilke. Uma merda.

    • Fabricio_RC says:

      A original era muito melhor mesmo, mas como na época, por conta do alto downforce dos carros, precisavam melhorar o ponto de ultrapassagem diminuindo a velocidade da curva… agora querem ter de volta a maior reta matando o segundo ponto de ultrapassagem e piorando o primeiro.

      Aqui, lá no final, tem todos os desenhos utilizados em Monza.
      https://en.wikipedia.org/wiki/Italian_Grand_Prix

  8. Jose Brabham says:

    Eu não gostei. Monza está ótima do jeito que está. E a Curva Grande pode não ser uma Eau Rouge, mas tem lá seu charme e já vimos bons pegas lado-a-lado lá. Cagar*m de novo.

  9. Muito legal! Esses carros foram feitos para altas velocidades e está nova curva 1 provavelmente vai ser uma das curvas mais rápida entre todos os circuitos do calendário.

  10. Vera says:

    Gostei mais da volta da brita, na área de escape da Parabólica, muito mais desafiador fazer a curva sabendo que um erro não será perdoado.

  11. Carlos Pereira says:

    Acho que tirar a Biassono, Curvone ou Curva Grande, como muitos também a chamam, vai tirar um pouco mais da graça de Monza.
    Mas vamos ver como será na prática e daí sim, uma melhor opinião poderemos ter.

  12. Davi Ribeiro says:

    Eles vão tirar dois pontos de ultrapassagem. O do final da reta, porque a 370 por hora vc não vai conseguir fazer aquela curva colado e, consequentemente não vai chegar colado na freada. E a outra reta ficou menor, não dando mesmo para chegar a uma velocidade decente para uma ultrapassagem.
    Por mim deixava do jeito que está. Tem coisas que se vc tentar melhorar estraga.

  13. Hamzi barakat says:

    Que bacana essas historias, queria ter trabalhado aí só servindo cafezinho

  14. Andre says:

    Isso não vai tirar um ponto de ultrapassagem?
    Imagino que vai ficar mais difícil tirar de lado e passar em uma curva/chicane rápidas…

  15. Jader says:

    Quase um circuito oval.

  16. José Angelo Petit Neto says:

    Beleza, legal o retão sem as chicanes, mas tirar o curvão?

    E aí tem outro problema, em minha opinião: ultrapassagens! Se você tira a chicane, então deixa o curvão pros caras ultrapassarem na Roggia. Desse jeito acho que não vão passar na curva 1 (porque ainda vai ser de alta) e nem depois porque vão ter “quebrado” a aproximação pra Roggia.

    Na real, gostava mesmo era da Rettifilo como era até 99… Mas podia ser pior. Sempre pode ser pior. Pensando bem, vou esperar pra ver e depois descobrir se gostei ou não. Só não pode tirar, como fizeram com Ímola pra colocar um Pyongyang da vida…

  17. Deyverson Araujo says:

    Em alguns jogos de Xbox e PS dá pra vc jogar em Monza sem a primeira chicane e com a Curvone em seguida, ou seja, vc sai da Parabólica despejando potência e se tiver um carro muito bem grudado no chão com aquele acerto aerodinâmico impecável, só vai frear lá na Roggia e à Lesmo. Com os protótipo da WEC dá pra fazer isso… Passa na Curvone com o pé cravado. Muito Insano !!! Rsrs

  18. Dav says:

    Quem sabe Isso inspira alguém a trazer o traçado anterior de Hockenheim.

  19. Jean says:

    Finalmente uma mudança para melhor!
    Se for para ver carros de corrida não correndo, melhor assistir corrida de carrinhos de bebê.

  20. Renato de Mello Machado says:

    Para mim tá uma beleza como vai ficar a reforma,Eu quero uma pista autêntica,selvagem,os pilotos ganham muito bem e os carros são bastantes seguros.quem assiste quer ver o circo pegar fogo,Ambiente controlado é melhor jogar vídeo game.

  21. moisesimoes says:

    – Eu digo amém. Mas que dá vontade de ver os caras fazendo a velha curva inclinada, a dá!
    Torcendo por mudanças em Rock en Rain.

  22. Tiago says:

    Vixe.

    Pode colocar 370 KM/H ou até um pouquinho mais de final nos carros do ano que vem.

    Na minha opinião, acho que vai ficar bom.

  23. Danilo Silva says:

    Alguém aí Monza no google fuck maps? O tal “trecho novo” já existe. Só será adaptado pra passar um F1 por ali.

  24. Rafael P Chinini says:

    eu conheci Monza com duas chicanes na reta principal, pro lado esquerdo!!

    http://allf1.info/tracks/monza95.jpg

    eu acho que essa modificação pode ficar legal sim! só acho desnecessário essa coisa de “vai ser a maior reta do mundo”…isso é cabeça de alguém lá dentro que gosta dessas bobagens
    aqui tem a maioria dos traçados já usados

    http://allf1.info/tracks/index.php

  25. Alexandre Figueiredo says:

    Os caras vão chegar a 300 e tantos por hora na primeira curva, que pelo ângulo, não vão precisar frear , ou só vão aliviar o pé (não sei – é o que eu acho), parecendo ser bem perigoso.

    • Evandro Rodrigues says:

      Verdade cara, eu pensei o mesmo, eles virão a mais de 360 km/h em uma curva que aparenta ser de 120°… vai saber no que pode acontecer nama dirputa de posição

    • luigi says:

      Meu caro Alexandre ,o automobilismo chegou a ter muitos fans justamento por isso ,para os ‘normais” verem quão corajosos eram os pilotos e suas perigosas maquinas ,lembrando que quando Monza tinha 10 Km e os carros pneus com 4.5 pol. uma Alfa 158 atingia 315Km/h na reta principal e os freios ainda eram a tambor O que indica que a capacidade de frenagem variava muito a cada curva e em cada volta. Quem tem medo de velocidade, seguramente não pode ser piloto de automobilismo ,para isso existem muitas outras modalidades esportivas menos perigosas. E piloto que é piloto ,tal como Hamilton ,Vestapinho, e mais alguns outros ,irão adorar ,pois são pilotos que sabem que carros de corrida foram feitos para disputar corridas e andar em alta velocidade muito mais de que contorna gincanes uma atras da outra e ainda ,numa baixa e segura velocidade ,só os medíocres é que preferem desfilar em alguns traçados sem risco , para se exibirem para suas namoradas como “pilotos”.
      Pelo que percebo ,para você o W R C só poderia ser praticado em pleno deserto ou em estradas bem largas onde todos os postes ,árvores e obstáculos fossem retirados.

  26. Gostei desse novo layout. A primeira chicane ainda estará lá. Só vão remover as barreiras e os carros passarão a milhão.

    A variação no curvão, se não eliminar a curva atual, vai ser interessante.
    Uma configuração a mais para o autódromo.

  27. Adriano Francisco dos Reis says:

    Temo que a pista fique sem um ponto de ultrapassagem. Mas… falando em Monza… sonho com uma Fórmula 1 em que o reabastecimento retorne e o formato das provas se torne mais “flexível”: o traçado italiano, por exemplo, poderia receber uma prova de 500 km…

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