Blog do Flavio Gomes
F-1

A MAIOR, 30

SÃO PAULO (e melhor) – Foi num dia 10 de agosto, exatos 30 anos atrás. A maior ultrapassagem da história da F-1. Piquet sobre Senna, para vencer o primeiro GP da Hungria da história. É imagem conhecidíssima. De fato, linda. É possível, provável, que outras ultrapassagens tenham sido mais difíceis, bonitas, dramáticas. São milhões ao […]

SÃO PAULO (e melhor)Foi num dia 10 de agosto, exatos 30 anos atrás. A maior ultrapassagem da história da F-1. Piquet sobre Senna, para vencer o primeiro GP da Hungria da história.

É imagem conhecidíssima. De fato, linda. É possível, provável, que outras ultrapassagens tenham sido mais difíceis, bonitas, dramáticas. São milhões ao longo dos anos. Como saber?

[bannergoogle]Mas essa aí é como “a maior defesa de todos os tempos”, que se convencionou atribuir a Gordon Banks, goleiro da Inglaterra, numa cabeçada de Pelé na Copa de 70. Podem ver. Todos os vídeos dessa defesa chamam-na de “a maior”. Foi? Possível, provável que não. Na mesma página em que encontrei Banks salvando a Inglaterra, achei este vídeo aqui e este outro, com compilações de “maiores defesas da história”. Certeza que algumas serão mais impressionantes, difíceis, incríveis.

Mas a maior é a do Banks. Assim como a maior ultrapassagem, a de Piquet sobre Senna. Pelos personagens envolvidos. Pela maneira como aconteceu. Pelas circunstâncias.

E porque está na nossa memória e nos nossos corações.