Blog do Flavio Gomes
F-1

BUTTON: “DESINTERESSANTE”

SÃO PAULO (é assim, ué) – Não deixa de ser curiosa a avaliação de Jenson Button sobre a F-1 atual. Está “desinteressante”, porque não há disputa, só uma equipe ganha, só dois pilotos com o mesmo carro lutam pela vitória, “não é o que do que o esporte precisa”. Ele tem toda razão. Mas sempre […]

buttonbrawn

SÃO PAULO (é assim, ué) – Não deixa de ser curiosa a avaliação de Jenson Button sobre a F-1 atual. Está “desinteressante”, porque não há disputa, só uma equipe ganha, só dois pilotos com o mesmo carro lutam pela vitória, “não é o que do que o esporte precisa”.

Ele tem toda razão. Mas sempre é bom colocar as coisas em perspectiva. Perguntem a Button qual o ano mais legal de sua carreira. Ele vai responder 2009, claro, quando foi campeão.

[bannergoogle]Naquela temporada, a incrível Brawn GP, sucessora da Honda e antecessora da atual Mercedes — que em 2010 comprou toda a estrutura assumida por Ross Brawn quando os japoneses resolveram picar a mula –, enfileirou seis vitórias nas sete primeiras etapas do campeonato. Com ele, Button. Sem adversários. Barrichello venceria mais duas.

Não foi um domínio como o atual imposto pela Mercedes, já que o time fechou o ano com oito vitórias em 17 etapas, e outras três equipes também ganharam corridas — Red Bull (6), McLaren (2) e Ferrari (1). Mas o massacre na primeira metade da temporada acabou com as chances dos demais.

Naquele ano, Button não reclamou de nada.