Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

E-MERCEDES

SÃO PAULO (dizer o quê?) – Mais uma grande montadora assina com a Fórmula E. Agora é a vez da Mercedes, que assegurou uma vaga a partir da quinta temporada da categoria — a terceira começa domingo em Hong Kong. É quando a categoria pretende dar um salto de performance e durabilidade, deixando de lado […]

SÃO PAULO (dizer o quê?) – Mais uma grande montadora assina com a Fórmula E. Agora é a vez da Mercedes, que assegurou uma vaga a partir da quinta temporada da categoria — a terceira começa domingo em Hong Kong. É quando a categoria pretende dar um salto de performance e durabilidade, deixando de lado os dois carros por piloto para que seja utilizado apenas um, com baterias que terão mais autonomia — e, na ocasião, já serão feitas pela McLaren, que acabou de assinar um acordo com os promotores do campeonato válido a partir de 2018.

A Mercedes, assim, se junta à fileira de montadoras já estabelecidas no mercado mundial de automóveis que participam da F-E. São elas Audi, Renault, Citroën (DS), Jaguar, Mahindra e BMW — que está dentro desde o início com carros elétricos de serviço, e agora fechou uma parceria com a Andretti, embora não seja ainda time oficial.

Com elas estão duas companhias chinesas que desenvolvem projetos de carros elétricos, a NextEV (antiga China Racing) e a Faraday Future — esta última assinou com a Dragon, tem o velho Marco Mattiacci, ex-Ferrari, no topo da linha de comando, já soma 1.400 funcionários, está sediada na Califórnia e iniciou a construção de uma fábrica monstruosa em Las Vegas. Um passeio pelo site dos caras assusta um pouco. De onde vem tanta grana?

Enfim, carros elétricos, e já disse isso várias vezes aqui, são um caminho sem volta. Está aí a Tesla que não nos deixa mentir. E, como consequência, corridas de carros elétricos, também. A Fórmula E está sabendo agregar empresas gigantescas em seu projeto. Muita gente desacreditava. É hora de olhar para essa turma com mais atenção. Eles não vieram brincar.