Blog do Flavio Gomes
Rali

VAI-SE A VW

SÃO PAULO (que coisa) – A Volkswagen seguiu a Audi e anunciou que vai sair do Mundial de Rali no fim do ano. A exemplo dos quatrargólicos, que resolveram abandonar o WEC sem avisar, a empresa-mãe surpreendeu todo mundo com a decisão intempestiva. Isso depois de conquistar os últimos quatro títulos de pilotos, com Sébastien […]

vaiseavw

SÃO PAULO (que coisa) – A Volkswagen seguiu a Audi e anunciou que vai sair do Mundial de Rali no fim do ano. A exemplo dos quatrargólicos, que resolveram abandonar o WEC sem avisar, a empresa-mãe surpreendeu todo mundo com a decisão intempestiva. Isso depois de conquistar os últimos quatro títulos de pilotos, com Sébastien Ogier, e de equipes. Incrível que o Polo R WRC de 2017 estava pronto. Vai virar peça de museu.

[bannergoogle]A decisão vai na esteira do “Dieselgate“, o rumoroso caso de fraude nos testes de emissão de poluentes que pegou a VW no pulo — e rendeu multas que chegam à casa dos bilhões de dólares na Europa e nos EUA. Foi uma vergonha, claro, mas não explica tudo. Na real — bom, pelo menos é o que penso –, o grupo inteiro está mesmo é preocupado em concentrar recursos no desenvolvimento de carros elétricos. Para a VW — e receio que para muitas montadoras, em um efeito cascata que vai ser notado em breve –, talvez não faça mais sentido investir em competições com automóveis movidos a combustíveis fósseis.

Verdade que no caso do WRC teremos novidade no ano que vem, com o retorno da Toyota como equipe de fábrica. A Citroën também voltará a ter um time oficial. A Hyundai continua e a Ford segue tendo apenas equipes clientes.

A pergunta é: até quando?