Blog do Flavio Gomes
F-1

FECHOU, E FEZ BEM

SÃO PAULO (meninada danada) – Foi antes do meio-dia que o Grande Prêmio confirmou e publicou: Massa assinou com a Williams e será piloto da equipe no ano que vem se a Mercedes fechar com Bottas. Quem acompanha o site (e este blog) sabe que vínhamos perseguindo essa história havia algumas semanas. Quando cravamos, está […]

SÃO PAULO (meninada danada) – Foi antes do meio-dia que o Grande Prêmio confirmou e publicou: Massa assinou com a Williams e será piloto da equipe no ano que vem se a Mercedes fechar com Bottas.

Quem acompanha o site (e este blog) sabe que vínhamos perseguindo essa história havia algumas semanas. Quando cravamos, está cravado. É um furo mundial? É. Muda nossa vida? Não. Apenas fazemos jornalismo.

“Ah, mas tem de esperar o anúncio oficial”, têm argumentado alguns pirilampos de redes sociais.

Uai, podem esperar o que quiser. Se o anúncio oficial sair daqui a uma semana, ou um mês, tanto faz. O que está feito, está feito. Estamos afirmando que já fechou, e uma das tarefas do jornalista é tentar saber antes o que todo mundo, mais cedo ou mais tarde, vai saber.

Foi assim em 1999 quando, em agosto, publiquei o contrato de Barrichello com a Ferrari, salários inclusive. Não estamos falando de internet, ainda — era algo incipiente. A notícia, dei nos jornais para quem escrevia e na rádio onde trabalhava.

Meses depois um vetusto diário quatrocentão, hoje quase falido, publicou a mesma coisa como se fosse exclusivo e “antecipando” a contratação do brasileiro.

Achei engraçado.

[bannergoogle]Como achei engraçado quando jornalistas brasileiros, “under request” do personagem, decidiram publicar todos no mesmo dia a notícia de que ele tinha fechado com a Williams — meados de 2009. Para azar de todos eles, eu soube desse acordo chinfrim, feito semanas antes do dia combinado. Óbvio que publicamos na hora — já no Grande Prêmio. Todas as partes negaram. Semanas depois, veio o anúncio oficial e todos esses colegas, no dia, deram a notícia como se estivessem antecipando algo.

É meio ridículo fazer esse tipo de acordo com quem é objeto da notícia, aquele sobre quem você tem a missão de escrever e falar.

Notícia não se guarda num baú, é uma das máximas da profissão. A não ser que ela possa ser prejudicial a alguém — caso do sequestro da sogra de Ecclestone, por exemplo, quando decidimos que não iríamos publicar nada sobre o andamento das investigações para não colocar em risco sua vida.

Agora, notícia de mudança de equipe, de assinatura de contrato, jogador indo de um clube para outro, técnico sendo demitido, essas coisas do dia a dia do esporte… Bem, tudo que nossos leitores querem é saber antes das coisas.

Aqui, sabem.