Blog do Flavio Gomes
F-1

SENNA, MÔNACO & EDGARD

SÃO PAULO (vamos brincar) – Duas grandes vitórias de Ayrton Senna em Mônaco fazem aniversário hoje. Efemérides redondas. São 30 anos da primeira de todas, de Lotus amarela em 1987, e 25 da espetacular “virada” sobre Mansell em 1992, já de McLaren. A de 1987 foi muito comentada nos últimos dias, pelo ineditismo e, também, […]

SÃO PAULO (vamos brincar) – Duas grandes vitórias de Ayrton Senna em Mônaco fazem aniversário hoje. Efemérides redondas. São 30 anos da primeira de todas, de Lotus amarela em 1987, e 25 da espetacular “virada” sobre Mansell em 1992, já de McLaren.

A de 1987 foi muito comentada nos últimos dias, pelo ineditismo e, também, pelo fato de outro brasileiro ter ido ao pódio, Nelson Piquet em segundo. Foi a famosa corrida em que Senna quebrou todos os protocolos (ô, clichê!) e espirrou champanhe na família real monegasca, para desespero do segurança no não-pódio de Monte Carlo. Príncipes e princesas não se incomodaram tanto assim, porém.

[bannergoogle]Na segunda, a de 1992, tenho uma historinha para contar. Na época eu trabalhava na “Folha” e comentava as provas, como convidado, para a Rádio Excelsior — que depois viraria CBN. O Luiz Roberto narrava. As cabines de rádio ficavam em contêineres montados na reta dos boxes, empilhados de uma forma um tanto precária.

Mas eram muito bem localizadas, porque naquele ano mudaram a sala de imprensa de lugar. Ela saiu da subida para o Cassino, depois da Sainte Dévote, e foi para a entrada da reta, logo depois da curva Anthony Noghes — que ninguém nunca diz o nome, aquela que vem depois da Rascasse.

Era um pequeno prédio que funcionava também como escola infantil e, no sub-solo, tinha estacionamento e tudo. Sensacional. A gente parava o carro lá dentro, pegava um elevador e pronto, tinha até uma pequena tribuna do lado de fora para sentar e ver a corrida, os carros passando muito perto com seu barulho encantadoramente infernal. Para chegar às cabines, era só sair por uma portinha de vidro e caminhar alguns metros.

Antes, na que ficava no caminho do Cassino, era um horror. A gente saía por umas catacumbas dos tempos das Cruzadas, atravessava a pista por um túnel estreito e escuro que eu jamais conseguiria encontrar de novo, passava por baixo das arquibancadas tubulares com o povo jogando copinho de água nas nossas cabeças, percorria um longo trecho à beira do porto e às vezes era preciso até pegar um barco para chegar ao paddock. Um perrengue danado.

Pois em 1992 a prova chegava ao fim e estávamos todos à bancada dentro do contêiner, as posições de cada rádio separadas por uma pequena divisória de madeira, todo mundo apertado e de frente para os boxes, que eram montados ali mesmo — bem diferente de hoje, com a estrutura definitiva voltada para o porto. O trabalho das equipes era delicioso de ver, porque o que a gente chamava de boxes eram, na verdade, pequenas oficinas com tudo pendurado na parede, ferramentas jogadas, compressores, pneus espalhados por todos os lados, debaixo do sol e da chuva.

Aí o Mansell está um ano na frente e de repente para para trocar pneu. Senna vinha em segundo e passou, assumindo uma improvável liderança numa temporada em que a Williams estava engolindo todo mundo de canudinho. E acontece aquilo que todos se lembram: o cara sai babando, vai chegando, chegando, até embutir na caixa de câmbio de Ayrton.

[bannergoogle]Mas é Mônaco, e lá, para passar, nem por decreto. Só que Nigel tentava, bufava, arfava, rugia, e Senna na dele, impassível, com o carro no meio da pista e não dando a menor brecha para o inglês. Na posição ao lado da nossa, estava Edgard Mello Filho, então na Rádio Bandeirantes. O narrador era Éder Luiz, e ele estava transmitindo do estúdio, em São Paulo. Edgard comentava da cabine.

Mello começou a berrar feito um doido na hora em que Senna assumiu a ponta, e quando abriram a última volta, ele gritou: “Se não passar na saída do Túnel não passa mais!”. Assim foi, Mansell esboçou um ataque na freada para a antiga chicane, e Senna não deu a menor pelota — ali, o cara guiava com alguma destreza. Foi então que, à tentativa frustrada, Edgard arrancou os sapatos, ficou de pé, começou a bater com o solado dos pisantes na bancada, encheu os pulmões e soltou a voz: “Não passa mais! Não passa mais! Não passa mais!”.

Na posição um pouco mais à esquerda estavam os caras da BBC. Eles pararam de narrar e começaram a olhar para o Edgard assustados, porque aquela surra de calçados na bancada começou a balançar o contêiner. E o Mello ali, enlouquecido, não deixava nem o Éder narrar. “Não passa mais!”, gritava, e não passou mesmo, como se sabe.

Foi o maior barato. Como era um barato a F-1 dos anos 80, quando Senna venceu pela primeira vez em Monte Carlo. Contada a história de 1992, então, volto cinco anos no tempo para a prova de 1987 mostrando, aí embaixo, alguns carros que participaram daquela prova. Tem uma foto do Senna, óbvio, porque o carro era lindo demais e sua atuação foi muito boa — aproveitando a quebra do turbo de Mansell, que provavelmente venceria aquele GP. Mas quero saber se vocês conseguem identificar os outros! Sem Google, please.