Blog do Flavio Gomes
Nas asas

NAS ASAS

RIO (fantástico) – Já tem alguns dias a notícia, mas nunca é tarde. O governo alemão vai levar para o país um 737-200 que estava num “cemitério” do aeroporto de Fortaleza desde 2009. Ele pertence à TAF Linhas Aéreas, empresa inativa há alguns anos, comprado de uma companhia malaia em 2002. Motivo: este avião, que […]

RIO (fantástico) – Já tem alguns dias a notícia, mas nunca é tarde. O governo alemão vai levar para o país um 737-200 que estava num “cemitério” do aeroporto de Fortaleza desde 2009. Ele pertence à TAF Linhas Aéreas, empresa inativa há alguns anos, comprado de uma companhia malaia em 2002. Motivo: este avião, que pertenceu à Lufthansa, foi sequestrado em 1977 num dos casos mais espetaculares da história do terrorismo aéreo.

Na ocasião, um comando palestino tomou a aeronave, que ia de Palma de Mallorca, na Espanha, para Frankfurt com 91 pessoas a bordo. O sequestro durou cinco dias e só foi terminar na Somália quando uma tropa de elite alemã invadiu o Boeing e matou os sequestradores.

O governo alemão vai pagar as dívidas da TAF com a Infraero, cerca de 75 mil reais, e levará o avião desmontado para ser restaurado e exibido em algum aeroporto ainda não definido.

Alemão sabe preservar as coisas. E que bom que descobriram esse pássaro esquecido sob o sol do Ceará. Ele está inteiro e majestoso. E poderá contar sua história para sempre a quem se interessar.