NAS ASAS

RIO (fantástico) – Já tem alguns dias a notícia, mas nunca é tarde. O governo alemão vai levar para o país um 737-200 que estava num “cemitério” do aeroporto de Fortaleza desde 2009. Ele pertence à TAF Linhas Aéreas, empresa inativa há alguns anos, comprado de uma companhia malaia em 2002. Motivo: este avião, que pertenceu à Lufthansa, foi sequestrado em 1977 num dos casos mais espetaculares da história do terrorismo aéreo.

Na ocasião, um comando palestino tomou a aeronave, que ia de Palma de Mallorca, na Espanha, para Frankfurt com 91 pessoas a bordo. O sequestro durou cinco dias e só foi terminar na Somália quando uma tropa de elite alemã invadiu o Boeing e matou os sequestradores.

O governo alemão vai pagar as dívidas da TAF com a Infraero, cerca de 75 mil reais, e levará o avião desmontado para ser restaurado e exibido em algum aeroporto ainda não definido.

Alemão sabe preservar as coisas. E que bom que descobriram esse pássaro esquecido sob o sol do Ceará. Ele está inteiro e majestoso. E poderá contar sua história para sempre a quem se interessar.

luftseq

Subscribe
Notify of
guest
36 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Costa
Roberto Costa
4 anos atrás

Estive ontem no aeroporto de Fortaleza para ver a decolagem do Antonov 124 que levou o “charuto” do Landshut para a Alemanha.
Neste link tem nformações sobre a chegada do avião na Alemanha..

.https://www.facebook.com/search/top/?q=sbfz%20spotting%20-%20aeroporto%20de%20fortaleza

Luiz Fernando
Luiz Fernando
4 anos atrás

História bacana essa! Que bom que o velho 737-200 será restaurado. Memorável.

Ricardo
Ricardo
4 anos atrás

Fico pensando. O que aconteceria se completassem o tanque de combustível, trocassem óleo, bateria e dessem a partida? Voaria e chegaria ao destino? E claro, teriam que encontrar um piloto maluco pra fazer o teste.

Roberio
Roberio
Reply to  Ricardo
4 anos atrás

Pergunta idiota, não merece resposta!
Se não tiver o que fazer, estude!

Ricardo
Ricardo
Reply to  Roberio
4 anos atrás

A pergunta não é idiota, pois também tive essa curiosidade, idiota é a sua atitude imbecil na resposta de menosprezar e demonstrar toda a sua arrogância. Sinal dos tempos do Brasil, em que pessoas que se acham mais que todo mundo aproveitam qualquer oportunidade para se crescer em cima dos outros ao invés de espalhar conhecimento e informação de qualidade! Porque ao invés de dar esta resposta escrota não explicou as dificuldades e desafios de reativar um avião parado a longo tempo? Não é melhor “mandar estudar”, ah vá a merda

Ricardo
Ricardo
Reply to  Roberio
4 anos atrás

Qual adjetivo você, que é tão ácido nos teclados, utilizaria para descrever alguém que não consegue distinguir uma ´pergunta séria de outra jocosa? Seja honesto

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
4 anos atrás

Não se pode esquecer que o novo concessionário do aeroporto de Fortaleza é a Fraport, companhia alemã de gestão de aeroportos.

Paulo Maçaneiro
Paulo Maçaneiro
4 anos atrás

Flávio,

Uma sugestão, por que não criar uma série com acontecimentos / veículos/ locais etc históricos, que geraram filmes ou documentários, acho que seria bem legal, imagine quantas contribuições…

Segue uma primeira sugestão: Fordlândia.

Fábio Mandrake
Fábio Mandrake
4 anos atrás

Vai ficar lindo depois de restaurado, pena que essa cultura não existe aqui no nosso país a de preservar a história dos transportes. Fui recentemente a Eslováquia e fiquei maravilhado com o museu do transporte em Bratislava, pequeno mas com muito charme.

Rômulo
Rômulo
4 anos atrás

Interessante também que o avião será levado para a Alemanha pelo Antonov 225, em mais uma oportunidade para vê-lo aqui no Brasil.

Leite
Leite
4 anos atrás

Está aeronave estava em Kuala lumpur, Malásia. Eu tive a honra de traze la para o Brazil em 2002. Foi feito sete etapas, até Fortaleza, devido à baixa autonomia, pousos em Maldivas Muscate, Cairo, Tunes, Casa Blanca, Ilha do Sal e Fortaleza.. Hoje eu acho que foi uma Viajem Memorável. Parabéns ao povo Alemão, por manter a sua história e homenagear os seus tripulantes.

Casimiro
Casimiro
Reply to  Leite
4 anos atrás

voce por acaso é pai do yuri josé?

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  Leite
4 anos atrás

Uma bela história, com certeza. Bem que o amigo poderia discorrer mais sobre esse último voo. Gosto de tudo que é ligado a aviação.

Walfredo
Walfredo
Reply to  Leite
4 anos atrás

Comandante Leite!!!
Nao acredito que tambem e leitor deste blog.
Muito legal saber de ti por aqui
Grande abraco!

Bruno Lustosa
4 anos atrás

Nossa.. vizinho minha casa e eu não sabia. Vou tentar visitar este avião. obg Flávio.

bruno
bruno
4 anos atrás

tem uma matéria muito legal desse fato no canal Avioes e musica
https://www.youtube.com/watch?v=2BGHfHlmFZM

Peixe
Peixe
Reply to  bruno
4 anos atrás

Esse vídeo é bem interessante mesmo!
O Canal todo é. Ótimos vídeos para quem gosta de aviões!

christian
christian
4 anos atrás

Ainda bem que a dívida não é da minha cidade, senão um certo prefake oportunista iria dizer que é mais uma doação que ele consegue

Paulo F.
Paulo F.
4 anos atrás

Enquanto isso o que resta da Varig , da Vasp e da Transbrasil vai virando caçarola!
E o museu da Tam fechado!
https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/fechado-ha-1-ano-museu-da-tam-guarda-mais-de-100-avioes-historicos.ghtml

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
4 anos atrás

Preservar todo mundo quer e gosta,o problema aqui é querer fazer sem enfiar a mão no bolso ou então fazer enfiando a mão no bolso do BNDES,da prefeitura ou seja lá de que fonte publica for possivel beber (mamar),ou então achar algum infeliz que quer viver de restauração trabalhando de graça.

Marcus - Franca
Marcus - Franca
4 anos atrás

Legião Urbana, tem uma música que cita os envolvidos nesse sequestro e eu nem sabia… só vim a saber, através do Lito, do Aviões e Músicas… canal sensacional… Vou sugerir em um comentário no canal dele, que te convide (Flavio Gomes) pra fazer um vídeo sobre carros antigos e aviões… vou la agora sugerir isso no video de 300 mil inscritos…

Ivan
Ivan
4 anos atrás

E pensar que viajei nesse avião. A TAF chegou a fazer vôos charters para Fortaleza, durante a alta temporada, com esse avião. E viajei de Brasília a Fortaleza.

EduardoRS
EduardoRS
4 anos atrás

Mais um gol da Alemanha. Num país onde o povo valoriza a sua história e torna economicamente viável a atividade de museus de todo o tipo, essa atitude é possível.

Alvezino
Alvezino
4 anos atrás

Para referência, segue link da reportagem do jornal O Povo, de Fortaleza:

https://www.opovo.com.br/jornal/cotidiano/2017/09/lufthansa-envia-engenheiros-para-desmontar-boeing-historico.html

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
4 anos atrás

usando de gancho essa historia só par avisar que em são paulo o museu da ipiranga que deveria esta fechado e noticias mais otimistas de reabertura pra daqui a 5 anos a todo momento nossos governantes aplicam um 7×1 na população

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  clodoaldo lelli
4 anos atrás

7 x 1 ou 171?

Victor Manoel
Victor Manoel
4 anos atrás

Fala sério, nem acredito… Já vi esse avião dessa empresa TAF várias vezes no Pinto Martins (aeroporto aqui de Fortaleza), mas nunca imaginei que tivesse essa história toda por trás. Massa.

eduardo costa
eduardo costa
4 anos atrás

Flávio, boa noite! Se vc puder dispor de 14 minutos, de uma olhada no video do link que te envio. Ele conta um pouco da história do que aconteceu com o avião desde sua incorporação a Lufthansa até ao seu sequestro até a morte de Andreas Baader e Ulrike Meinhof.

https://www.youtube.com/watch?v=2BGHfHlmFZM

Newton
Newton
Reply to  eduardo costa
4 anos atrás

Fantástico! Obrigado pela dica.

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
4 anos atrás

Vai para o Dornier-Museum, em Friedrichshafen. Fica bem no Sul da Alemanha, às margens do lago de Constança (fazendo uma espécie de tríplice fronteira com Suíça e Áustria). Fiquei com vontade de ir lá quando esse Breguinha cheio de História estiver restaurado.

Fernando Vieira
Reply to  Jason Vôngoli
4 anos atrás

Só quem é das antigas chama do 732 de breguinha. Não sou dessas antigas, mas aprendi esse apelido em algum lugar e que tinha a ver com a novela Brega e Chique da Globo (o chique era o 733, mais novo e bastante reformulado).
Mas o 733 nem ostentou o chique, porque logo apelidaram ele de Cascão porque ele não curtia uma chuva…

Alessandro Neri
Alessandro Neri
4 anos atrás

Espetacular atitude dos alemães. A aviação agradece.

Bruno Abila
4 anos atrás

Este vai ter um final feliz, ao contrário daqueles que viram hotel ou restaurante. Parabéns aos alemães

Robertom
Robertom
Reply to  Bruno Abila
4 anos atrás

Destino cruel é dos que são picados em pedacinhos e viram sucata…

Nilton
Nilton
Reply to  Bruno Abila
4 anos atrás

Virar hotel ou restaurante ainda passa, duro são os que viraram panela.