Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

E-MASSA

RIO (bancos, odeio) – A assinatura de Felipe Massa com a Venturi, anunciada hoje ao meio-dia pelo Instagram do piloto — gosto disso, Felipe não privilegia ninguém, sempre foi assim –, me parece ter um forte vínculo com a Mercedes. [bannergoogle]A empresa monegasca não é propriamente uma montadora de automóveis, mas sim uma fornecedora de […]

massaventuri

RIO (bancos, odeio) – A assinatura de Felipe Massa com a Venturi, anunciada hoje ao meio-dia pelo Instagram do piloto — gosto disso, Felipe não privilegia ninguém, sempre foi assim –, me parece ter um forte vínculo com a Mercedes.

[bannergoogle]A empresa monegasca não é propriamente uma montadora de automóveis, mas sim uma fornecedora de tecnologia para carros elétricos. Na temporada #5 da Fórmula E, vai fornecer seu trem de força para um novo time que está chegando à categoria, chamado HWA.

E o que é HWA? É a equipe que está à frente das operações da Mercedes no DTM — como era a Joest com a Audi no WEC. Uma parceria técnica e operacional. Como a Mercedes está saindo do DTM, não é difícil juntar as peças do quebra-cabeças. Essa HWA será o primeiro pezinho da montadora alemã na Fórmula E.

A Mercedes já anunciou que entra para valer na temporada #6. Parece bastante óbvio que vai usar a temporada #5 para se ambientar, aprender, alocar pessoal na Venturi e na HWA, entender como funcionam as coisas nesse universo novo e ainda muito incipiente. Assim, é bem provável que no biênio 2019/2020 a HWA seja rebatizada como Mercedes, apenas, ou então adote nomenclatura parecida com o que era a Abt-Audi nos primeiros anos da competição.

[bannergoogle]Massa assinou por três anos. Não será piloto oficial da Mercedes, pois, pelo menos nesse período. No futuro, quem sabe? A lista de pilotos possíveis para a HWA tem bons nomes, todos ligados à Casa de Stuttgart (adoro essas denominações: Casa de Maranello, Casa de Ingolstadt, chique pacas). Eu colocaria, de cara, Pascal Wehrlein, George Russell, Edoardo Mortara (que já é piloto da Venturi) e até Nico Rosberg.

Nico, aliás, será o responsável por apresentar o novo carro da Fórmula E sábado em Berlim. Ele investe na categoria e seu nome está sempre presente nas especulações envolvendo a chegada da Mercedes à série elétrica.

O fato é que a vinda de Massa é mais uma bola dentro da F-E. O campeonato só cresce e seu grid ganha cada vez mais qualidade com nomes fortes como o dele. Boa sorte ao rapaz. Ele vai curtir.