Oxe. Ao ler as declarações do sueco no release oficial da equipe, fiquei me perguntando como esses caras se submetem a esses rebaixamentos com tanta suavidade e brandura. Eu mandaria todos às favas. Mas ninguém quer se queimar, ou perder a possibilidade de uma boquinha. Ericsson agradece a oportunidade, diz que fica feliz em continuar e tal. Considera-se substituído por Raikkonen, não Giovinazzi — que está sendo descrito pela Sauber como substituto de Leclerc.
Seja como for, a F-1 não perde nada com a saída de Ericsson, um piloto medíocre, e ganha com um italiano vestindo as cores da Alfa Romeo. Salvo engano, o último piloto do país a disputar uma temporada inteira foi Vitantonio Liuzzi em 2011. A última vitória italiana na categoria está bem longe no tempo: foi de Fisichella na Malásia em 2006, pela Renault. São 43 vitórias de pilotos da Bota na história, o que mostra que nesse quesito o país não é dos mais bem-sucedidos nas pistas — ao contrário do que acontece com suas máquinas maravilhosas.
Aos poucos, o quebra-cabeça de 2019 vai sendo completado. Aguardemos os próximos movimentos.