Blog do Flavio Gomes
F-1

GIOVINAZZI & RAIKKONEN

RIO (vem, sol!) – Esta será a dupla da Sauber para o ano que vem. A equipe confirmou hoje, obviamente sob os desígnios da Ferrari, o italiano Antonio Giovinazzi como titular ao lado de Kimi Raikkonen na próxima temporada. Ele disputou dois GPs pela equipe no ano passado, na Austrália e na China, no lugar […]

20187261551301_dcd1826jy208_IIRIO (vem, sol!) – Esta será a dupla da Sauber para o ano que vem. A equipe confirmou hoje, obviamente sob os desígnios da Ferrari, o italiano Antonio Giovinazzi como titular ao lado de Kimi Raikkonen na próxima temporada. Ele disputou dois GPs pela equipe no ano passado, na Austrália e na China, no lugar de Pascal Wehrlein, que estava contundido. Por isso, tecnicamente, não pode ser considerado um estreante. Quem rodou foi Marcus Ericsson, que continuará no time como piloto reserva, “membro da família Sauber”.

Oxe. Ao ler as declarações do sueco no release oficial da equipe, fiquei me perguntando como esses caras se submetem a esses rebaixamentos com tanta suavidade e brandura. Eu mandaria todos às favas. Mas ninguém quer se queimar, ou perder a possibilidade de uma boquinha. Ericsson agradece a oportunidade, diz que fica feliz em continuar e tal. Considera-se substituído por Raikkonen, não Giovinazzi — que está sendo descrito pela Sauber como substituto de Leclerc.

Seja como for, a F-1 não perde nada com a saída de Ericsson, um piloto medíocre, e ganha com um italiano vestindo as cores da Alfa Romeo. Salvo engano, o último piloto do país a disputar uma temporada inteira foi Vitantonio Liuzzi em 2011. A última vitória italiana na categoria está bem longe no tempo: foi de Fisichella na Malásia em 2006, pela Renault. São 43 vitórias de pilotos da Bota na história, o que mostra que nesse quesito o país não é dos mais bem-sucedidos nas pistas — ao contrário do que acontece com suas máquinas maravilhosas.

Aos poucos, o quebra-cabeça de 2019 vai sendo completado. Aguardemos os próximos movimentos.