Blog do Flavio Gomes
F-1

FEZ BEM

RIO (dá play, Glenn) – A McLaren se antecipou a todas as outras e confirmou a dupla Lando Norris/Carlos Sainz Jr. para a temporada 2020. O time vive um bom momento — considerando a draga dos últimos anos. Está em quarto no Mundial, os meninos convivem em harmonia, ninguém reclama da Renault e a tendência […]

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RIO (dá play, Glenn) – A McLaren se antecipou a todas as outras e confirmou a dupla Lando Norris/Carlos Sainz Jr. para a temporada 2020. O time vive um bom momento — considerando a draga dos últimos anos. Está em quarto no Mundial, os meninos convivem em harmonia, ninguém reclama da Renault e a tendência é de crescimento.

Algo mais do que necessário, aliás, encontrar uma estrada para voltar a ser protagonista. Segunda maior vencedora da história da F-1 com 182 triunfos, a McLaren não ganha uma corrida desde o GP do Brasil de 2012, com Jenson Button. É o maior jejum de sua trajetória, desde a primeira vitória na Bélgica em 1968: 128 GPs sem saber o que é colocar um piloto no degrau mais alto do pódio.

Antes, a maior seca mclariana foi verificada entre os GPs do Japão de 1977 e da Inglaterra de 1981, com 53 provas em branco. Outros períodos ruins do time aconteceram entre Austrália/1993 e Austrália/1997 (49 corridas sem vitória), México/1969 e África do Sul/1972 (25) e Japão/2005 e Malásia/2007 (20).

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Sainz Jr. e Norris assumiram os carros laranja neste ano no lugar de Alonso e Vandoorne. Ar fresco sempre faz bem. Ainda mais quando se trata de gente talentosa e sem muitos vícios. A presença de Alonso vinha se tornando pesada para a equipe. Nada contra o espanhol, ao contrário. É um piloto de primeira linha e de qualidades indiscutíveis. Mas sua volta a Woking em 2015 coincidiu com a chegada da Honda, que demorou muito para pegar no breu. Os atritos eram inevitáveis e contaminaram o ambiente interno.

Com dois pilotos que ainda têm muito a mostrar e crescer, o item “reclamações” foi riscado do cotidiano da McLaren. Eles não têm moral suficiente para peitar fornecedores e direção, criando um clima de trabalho ruim. Procuram se virar com o que têm à disposição e não se pode dizer que os resultados são ruins.

Norris, além do mais, é o garoto mais zoeiro da F-1 atual. Basta seguir suas redes sociais. Diverte-se com tudo, brinca com o público e é um dos mais divertidos nas mensagens de rádio levadas ao ar nas transmissões das corridas. F1/status/1145360374029590528" target="_blank">Na Áustria, por exemplo, seu engenheiro elogiou uma ultrapassagem sobre Ricciardo e fez um pedido meio esquisito: “Segure-o de modo que ele possa usar a asa-móvel, desde que não consiga te passar”, disse.

O engenheiro provavelmente se preocupava com Gasly, que vinha logo atrás dos dois. Com a asa aberta, na cabeça do engenheiro, Ricciardo conseguiria se defender do francês da Red Bull que, aparentemente, representava uma ameaça maior ao jovem inglês. A solicitação foi tão maluca que Lando perguntou: “Você quer dizer, tipo… Pra sempre?”

Na toada de 2019, é possível que a McLaren, com alguma sorte, consiga um pódio neste ano. Precisa, claro, contar com infortúnios múltiplos das duplas de Mercedes, Ferrari e Red Bull. É pouco provável, mas pode acontecer. E seria uma vitória. O time não vê nenhum troféu desde o terceiro lugar do mesmo Button no GP da Austrália de 2014. São mais de cinco anos e 108 corridas em branco. A estante já está empoeirada.

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