Blog do Flavio Gomes
One comment

OPORTUNIDADE ÚNICA

RIO (museu, gente, museu…) – Os fãs já devem ter visto essa foto aí em cima muitas vezes. Trata-se da casa que a família de Ayrton Senna usou nos anos 80 e 90 como sede da empresa que administrava bens, contratos e imagem do piloto. Fica na Vila Maria, zona norte de São Paulo. Durante […]

RIO (museu, gente, museu…) – Os fãs já devem ter visto essa foto aí em cima muitas vezes. Trata-se da casa que a família de Ayrton Senna usou nos anos 80 e 90 como sede da empresa que administrava bens, contratos e imagem do piloto. Fica na Vila Maria, zona norte de São Paulo.

Durante muitos anos ela foi cedida à TAS (Torcida Ayrton Senna), criada pelo advogado Adilson Almeida em 1988 e tratada desde sempre como uma espécie de torcida organizada oficial de Ayrton. Funcionava como um museu informal, com alguns itens da carreira do piloto.

Em 2013, a família de Senna pediu que Adilson mudasse sua sede para outro imóvel, em Santana, mas no ano seguinte a irmã de Ayrton, Viviane, despejou o inquilino sem maiores explicações. A TAS foi extinta, na prática. Na época, no final de 2014, meses depois de deixar a casa, Adilson estava tentando vender o acervo. Não sei se conseguiu. O grupo de torcedores segue vivo no Facebook, mas aparentemente sem sede física e sob nova direção.

Voltando à casa da foto, ela foi tema de ótima — como sempre — postagem do “São Paulo Antiga” e traz informação valiosa: está em ótimo estado, e para alugar. Por módicos 6 mil reais, um valor absolutamente compatível com seu tamanho e localização, é oferecida para locação comercial.

Juro que, conhecendo o grau de fanatismo de alguns fãs de Senna, não entendo por que alguém ainda não saiu correndo atrás da imobiliária para alugar essa casa imediatamente. Na real, eu acho que já deveria ter virado um pequeno museu, marcando a presença de Senna na zona norte da cidade, onde nasceu e passou infância e adolescência. Museus não precisam ser suntuosos e gigantescos. Pelo mundo há milhares de pequenos museus temáticos em imóveis modestos que têm algum significado. Esse aí tem, e seu custo de manutenção seria baixíssimo.