Blog do Flavio Gomes
F-1

ALONSO E AS BIKES

SÃO PAULO (tudo tenebroso) – A notícia veio hoje no meio da tarde e já senti um arrepio. Alonso teve um acidente de bicicleta na Suíça e foi internado “com suspeita de fraturas”. Faltam detalhes, e a Alpine Renault apenas confirmou o acidente, disse que ele estava consciente e que novos informações, só amanhã. Impossível, […]

SÃO PAULO (tudo tenebroso) – A notícia veio hoje no meio da tarde e já senti um arrepio. Alonso teve um acidente de bicicleta na Suíça e foi internado “com suspeita de fraturas”. Faltam detalhes, e a Alpine Renault apenas confirmou o acidente, disse que ele estava consciente e que novos informações, só amanhã.

Impossível, na hora, não lembrar da queda de Schumacher de esqui. No início, as primeiras notícias davam conta de que não tinha sido nada grave e tal. Há precipitação, nesta era de informações instantâneas não apuradas e espalhadas numa velocidade assustadora, tanto para exagerar quanto para ignorar a real gravidade de certos eventos. Espero, sinceramente, que Alonso esteja bem e possa fazer a pré-temporada, começar o campeonato e seguir a vida. O suspense vai durar algumas horas.

Andar de bicicleta é perigoso. Menos pelo veículo em si, mais porque quem pedala, em geral, divide espaço com automóveis, ônibus e caminhões. Nicky Haiden, campeão mundial da MotoGP, morreu atropelado na Itália em 2017 enquanto dava um rolê de bike. Estamos falando de Suíça e Itália, Europa Ocidental, onde o ciclismo é cultural e as pessoas são civilizadas — a maioria obedece as leis de trânsito e respeita quem está pedalando. Mesmo assim, os acidentes são numerosos. E sempre quem está na bicicleta corre um risco enorme, porque está totalmente exposto diante de um veículo pesado e veloz.

Eu morro de medo de andar de bicicleta nas ruas, e só me sinto mais ou menos seguro em ciclovias. Às vezes vejo ciclistas na 23 de Maio, em São Paulo, na Américas, no Rio, e os carros passando a centímetros deles em alta velocidade. Qualquer choque pode ser fatal.

Não sei as circunstâncias, ainda, do acidente de Alonso. Parece que teve carro envolvido. O que aumenta as chances de ferimentos mais sérios. Espero estar errado. E não escondo que a noite será de certa ansiedade na espera pelas notícias de amanhã. Depois do que aconteceu com Schumacher, qualquer acidente assim me deixa meio cabreiro.