ALONSO E AS BIKES

SÃO PAULO (tudo tenebroso) – A notícia veio hoje no meio da tarde e já senti um arrepio. Alonso teve um acidente de bicicleta na Suíça e foi internado “com suspeita de fraturas”. Faltam detalhes, e a Alpine Renault apenas confirmou o acidente, disse que ele estava consciente e que novos informações, só amanhã.

Impossível, na hora, não lembrar da queda de Schumacher de esqui. No início, as primeiras notícias davam conta de que não tinha sido nada grave e tal. Há precipitação, nesta era de informações instantâneas não apuradas e espalhadas numa velocidade assustadora, tanto para exagerar quanto para ignorar a real gravidade de certos eventos. Espero, sinceramente, que Alonso esteja bem e possa fazer a pré-temporada, começar o campeonato e seguir a vida. O suspense vai durar algumas horas.

Andar de bicicleta é perigoso. Menos pelo veículo em si, mais porque quem pedala, em geral, divide espaço com automóveis, ônibus e caminhões. Nicky Haiden, campeão mundial da MotoGP, morreu atropelado na Itália em 2017 enquanto dava um rolê de bike. Estamos falando de Suíça e Itália, Europa Ocidental, onde o ciclismo é cultural e as pessoas são civilizadas — a maioria obedece as leis de trânsito e respeita quem está pedalando. Mesmo assim, os acidentes são numerosos. E sempre quem está na bicicleta corre um risco enorme, porque está totalmente exposto diante de um veículo pesado e veloz.

Eu morro de medo de andar de bicicleta nas ruas, e só me sinto mais ou menos seguro em ciclovias. Às vezes vejo ciclistas na 23 de Maio, em São Paulo, na Américas, no Rio, e os carros passando a centímetros deles em alta velocidade. Qualquer choque pode ser fatal.

Não sei as circunstâncias, ainda, do acidente de Alonso. Parece que teve carro envolvido. O que aumenta as chances de ferimentos mais sérios. Espero estar errado. E não escondo que a noite será de certa ansiedade na espera pelas notícias de amanhã. Depois do que aconteceu com Schumacher, qualquer acidente assim me deixa meio cabreiro.

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandros o Megas
Alexandros o Megas
3 anos atrás

Me vem à cabeça também a história do Mark Webber, que perdeu o título de F1 em 2010 por acidentar-se durante o Iron Man.

Tiago de Freitas Oliveira
Tiago de Freitas Oliveira
3 anos atrás

Parabéns pelo novo layout do Blog, bem mais facil de navegar sem aquele monte de cliques! A fonte é um pouco grande demais na minha opiniao abrindo no PC.

É bom separar ciclismo como meio de transporte, que quando as leis basicas de circulacao e EPIs sao respeitadas é bastante seguro, e ciclismo de esporte, em altas velocidades, subindo e descendo montanhas.. nao tem EPI que esteja a altura da protecao necessaria para as velocidades que esses caras alcancam, e sim é mais perigoso que moto.. nas montanhas.. no inverno.. saiu barato pro Alonso o maxilar fraturado.

CRSJ
3 anos atrás

Alonso fazendo travessura quebrando a Mandíbula andando de bicicleta, mas para sorte do Alonso tudo parece resolvido recebendo alta quatro dias depois do acidente.

FRANCÊS CHILIQUENTO
FRANCÊS CHILIQUENTO
3 anos atrás

Sou ciclista de estrada, tenho 47 anos e pedalo desde os 10 quando ganhei minha caloi 10 dourada em 1983. Ano passado vendi minha bicicleta de estrada, com a qual disputava acostamento de Br com carretas e veículos em alta velocidade. Hoje só pedalo de mountain bike, na cidade, em circuitos estratégicos e horários restritos. Muita gente não entende, mas se eu ficar 3 ou 4 dias sem pedalar meu corpo adoece, fico irritado, agrido todo mundo. é quase um vício uma droga. Quem pedala sabe o que falo.

Costa
Costa
3 anos atrás

Os deuses do Olimpo protegerão o semideus espanhol!!!

Amaral
Amaral
3 anos atrás

A primeira pessoa que me veio à cabeça quando lí a no´ticia ontem de madrugada foi o Zanardi, que também anda todo estropiado depois de um acidente com a bike de cadeirante.
Frio na espinha.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
3 anos atrás

Prezado F&G: Andar de bicicleta é um alto risco, eu tenho pavor, quando moleque ia de Caloi 10 para o colégio, meu Anjo da Guarda deu aquele recado depois de um pequeno atropelamento, roupa rasgada e corpo ralado. Recebi a orientação do Anjo da Guarda, fim de andar de Bicicleta, então fui para evolução aos 13 anos passei ir ao colégio com a fantástica HONDA ST-70, andar de moto é um vício pior que o tabaco, depois veio a Cicciolina Piagio 200. A notícia de que “El Fodon”, sofreu um acidente, já fiquei com tremor ( O gato subiu no telhado), a noticia continuou estava andando de bicicleta quando foi…..(Putaqueo pariu ) atropelado, sofreu lesões e fraturas . É aquela notícia de tragédia, eu esperando para ver a estreia da AlpineF-1 com Fernando Alonso , que azar monstro, fico na torcida para a recuperação de Don Fernando. Por outro lado temos a boa notícia que poderá haver corrida em Portimão ( Portugal) eu acho aquele circuito fantástico, bonito , equilibrado e com muitas opções de estratégias de corrida para as equipes. Fica a pergunta no ar, quem será o eventual substituto de “El Fodon “, agora sim haverá muita especulação.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
3 anos atrás

Que os ferimentos sejam leves e ele se restabeleça rapidamente.

Segundo a Gazzetta dello Sport, foi um atropelamento, com fratura da mandíbula e dentes atingidos.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
3 anos atrás

Que os ferimentos sejam leves e ele se restabeleça rapidamente.

Márcio Poli
Márcio Poli
3 anos atrás

No Uol há uma notícia, de que ele teria fraturado a mandíbula.