SÃO PAULO (fez bem) – Sergio Pérez assinou com a Red Bull por mais dois anos. Fica onde está até o final de 2024. O anúncio foi feito hoje e não se pode negar que a equipe escolheu um momento bem apropriado. Claro que a decisão não foi tomada por causa da vitória em Mônaco — essas coisas são conversadas bem antes. Checo até brincou que talvez tenha assinado cedo demais em breve diálogo com Christian Horner flagrado pelas câmeras domingo. Se esperasse o resultado da corrida, talvez conseguisse um pouco mais de vale-transporte ou um plano de saúde melhorzinho.
Checo's champagne story tickled Max 😂#MonacoGP @redbullracing pic.twitter.com/09PbcDV7yf
— Formula 1 (@F1) May 31, 2022
As grandes equipes têm procurado alguma estabilidade, ultimamente. Faz parte do negócio, hoje em dia. A Mercedes está há séculos com Hamilton e manteve Bottas ao seu lado por cinco anos. Na Ferrari, Leclerc tem contrato o fim dos tempos e Sainz acabou de renovar por mais duas temporadas, também. Até a Red Bull, famosa por trocar pilotos em meio de temporada, se rendeu às evidências. Assumiu o pragmatismo. Verstappen tem contrato longo e a dupla se entende bem. É com os dois que o time conta para estabelecer, quem sabe, algum tipo de hegemonia na categoria — como nos tempos de Vettel e Webber. Para o mexicano, é uma grande reviravolta na vida. No final de 2020, ele estava desempregado.

Com a assinatura, Pierre Gasly vê sepultadas suas chances de defender o time-mãe. Seu contrato com a AlphaTauri — portanto, com a Red Bull — termina no final do ano. O francês nunca escondeu seu desejo de voltar à equipe pela qual disputou 12 GPs em 2019, sendo rebaixado para a Toro Rosso antes do fim da temporada.
Caiu em depressão, deu a volta por cima, ganhou até corrida, mas nunca mais foi considerado seriamente pela cúpula do time austríaco. Seu futuro é uma das interrogações da F-1 atual. O mais provável, porém, é que fique onde está. Até por falta de opções. No ano que vem, a única vaga razoável que pode surgir é a da McLaren, isso se Ricciardo for dispensado. Ainda assim, a equipe papaia tem outros nomes em mente, como Colton Herta e Pato O’Ward.