Blog do Flavio Gomes
F-1

CIAO, DANIEL

SÃO PAULO (feito) – Daniel Ricciardo tomou uma bola nas costas do conterrâneo Mark Webber, que meses atrás começou a negociar com a McLaren um lugarzinho para o pupilo Oscar Piastri — também australiano. As coisas aceleraram na Hungria, quando Vettel avisou que ia parar de correr, o que levou Alonso a buscar a vaga […]

SÃO PAULO (feito) – Daniel Ricciardo tomou uma bola nas costas do conterrâneo Mark Webber, que meses atrás começou a negociar com a McLaren um lugarzinho para o pupilo Oscar Piastri — também australiano. As coisas aceleraram na Hungria, quando Vettel avisou que ia parar de correr, o que levou Alonso a buscar a vaga do alemão na Aston Martin, deixando a Alpine com as calças na mão. A Alpine, então, anunciou a promoção de Piastri — a quem tinha sob contrato –, mas uma hora e meia depois o menino disse que era mentira da equipe azul.

Àquela altura, estava tudo feito. Webber, gestor da carreira de Piastri, sabia que a Alpine não tinha cumprido o que havia prometido para o rapaz — 5 mil km de testes e uma vaga de titular na F-1 em 2023, resumidamente — e se viu no direito de assinar com outro time. Foi à McLaren, que já estudava uma forma de se livrar de Ricciardo desde o início do ano, dado seu mau desempenho.

Havia um problema, porém, que era o contrato de Daniel: só terminaria em 2023. Mas contrato se quebra, claro. Assim, o time papaia tratou de assegurar Piastri e só então foi resolver as coisas com Ricciardo.

A rescisão foi anunciada hoje cheia de dedos pelas partes envolvidas. O piloto de 33 anos assumiu que seus resultados não foram os esperados e a equipe reconheceu que algo deu errado na parceria, tomando para si parte da responsabilidade. Até agora não se sabe como foi negociado o pagamento da óbvia multa rescisória a que Ricciardo tem direito. Talvez pagando seus salários na próxima equipe do australiano.

E qual será? Há dois caminhos neste momento: Alpine e Haas. O mais lógico é voltar ao chapéu da Renault, que defendeu em 2019 e 2020. Para a equipe francesa, agora Alpine, não seria problema nenhum receber o sorridente canguru de volta. Os azuis perderam Piastri e não podem se dar ao luxo de colocar no lugar alguém sem currículo. Na Haas, Mick Schumacher ainda não renovou e está deixando a Academia de Pilotos da Ferrari. A imprensa alemã especula que ele poderia ir para a Alpine, e nesse caso Ricciardo assumiria seu lugar.

Não acho que vai acontecer, mas é uma possibilidade. Na opinião modesta deste blogueiro, a McLaren anuncia Piastri em breve e a Alpine fica com Ricciardo. E Mick permanece onde está. Mas é bom aguardar.

Ah, sexta começam os treinos na Bélgica. E lá em Spa outra novidade pode pintar: um anúncio sobre a futura parceria entre Audi e Sauber, valendo a partir de 2026. Jornalistas alemães garantem que vai acontecer. Com se sabe, a Sauber é hoje a operadora do projeto de F-1 da Alfa Romeo. Mas é lá que a Audi quer jogar âncora, inclusive porque seu CEO, Markus Duesmann, conhece bem o terreno. Era chefe do projeto de motores de F-1 da BMW quando a montadora bávara era sócia da Sauber na categoria. Sabe onde está pisando.