Blog do Flavio Gomes
F-1

NO MORE HERTA

SÃO PAULO (no pasarán!) – Os mais atentos notaram que o blog não foi atualizado desde segunda-feira. É que passamos por um vigoroso ataque hacker que nos levou a tirar a página e o publicador do ar. Dureza. Temos desconfianças sobre autoria, mas é algo que, infelizmente, ocorre com frequência no mundo cibernético. Adoro o […]

SÃO PAULO (no pasarán!) – Os mais atentos notaram que o blog não foi atualizado desde segunda-feira. É que passamos por um vigoroso ataque hacker que nos levou a tirar a página e o publicador do ar. Dureza. Temos desconfianças sobre autoria, mas é algo que, infelizmente, ocorre com frequência no mundo cibernético. Adoro o termo cibernético.

Pois vamos a um resumo bem resumido dos últimos dias, começando com a notícia mais recente, de agora há pouco. A Red Bull desistiu de Colton Herta. Helmut Marko disse que está de saco cheio da burocracia e que se até agora a FIA não se posicionou sobre a superlicença, não faz sentido esperar mais. Herta tem 32 pontos elegíveis dos 40 necessários para ter a CNH da F-1. Algumas equipes e até Stefano Domenicali se opuseram à abertura de uma exceção. A Red Bull queria Herta para o lugar de Gasly, que seria liberado para a Alpine.

Marko acha que não tem cabimento negar a superlicença a um piloto que está há três temporadas na Indy, já ganhou corridas e fez poles, e poderia passar o resto do ano fazendo treinos livres em finais de semana de GP pela AlphaTauri. Tendo a concordar com ele. Mazepin tinha pontuação e nenhuma condição de correr na F-1. Talvez a FIA tenha de rever seus critérios e talvez Liberty e outras equipes devam ser mais flexíveis e sensatas. Mas, por outro lado, regras são regras. As que estão em vigor são essas aí. Se não gostam, que mudem as regras.

A Alpine deixou vazar ontem que fará um vestibular na Hungria com cinco pilotos antes do GP de Singapura e Herta era um deles — para ajudar a mostrar a todos que ele tem condição de estar na F-1, dando mais um empurrãozinho para que Gasly deixe a AlphaTauri. Agora, não sei se ele vai andar. Provavelmente não. Os outros são Jack Doohan, da F-2, Nyck de Vries, em alta no mercado, Mick Schumacher, em baixa, e Antonio Giovinazzi, um mistério.