Blog do Flavio Gomes
F-1

FERRARI SF-24: ESPERANDO HAMILTON

SÃO PAULO (carro bonito é o que ganha) – A apresentação foi brevíssima, um vídeo curto, aplausos, fotografias e carro na pista. A SF-24 — iniciais de Scuderia Ferrari e os óbvios numerais do ano — já andou em Fiorano, a pista de testes da equipe italiana. Todos sempre ficam muito curiosos para ver a […]

SÃO PAULO (carro bonito é o que ganha) – A apresentação foi brevíssima, um vídeo curto, aplausos, fotografias e carro na pista. A SF-24 — iniciais de Scuderia Ferrari e os óbvios numerais do ano — já andou em Fiorano, a pista de testes da equipe italiana. Todos sempre ficam muito curiosos para ver a Ferrari, um pouco pela paleta de cores associadas ao inconfundível vermelho, um pouco pelas palavras do time que, embora seja o maior vencedor da história da F-1, tem o estranho hábito de amargar filas enormes de títulos. Foi assim entre 1979 e 2000, quando Schumacher finalmente se sagrou campeão, tem sido agora, um jejum que vem desde 2008 entre os construtores — entre os pilotos, o último a levantar a taça foi Kimi Raikkonen em 2007.

Será um ano estranho, este de 2024. A grande notícia envolvendo a Ferrari ainda está sendo digerida desde o dia 1º, o anúncio da contratação de Lewis Hamilton a partir de 2025. Assim, será uma temporada de espera. Porque, sendo muito racional, não dá para apostar em milagres de uma hora para outra. No ano passado, o time italiano ganhou um mísero GP com Carlos Sainz em Singapura. Fez sete poles, é verdade, mas isso só contribuiu para reforçar a tese de que o carro era bom de classificação e ruim de corrida.

Algo que o corpo técnico de Maranello, claro, percebeu. Talvez por isso o chefe Frédéric Vasseur tenha dito hoje na apresentação que a SF-24 é “95% diferente” do modelo de 2023. De fato, batendo o olho se percebe uma mudança muito clara na parte traseira do carro, com o desenho da carenagem que cobre o motor bem distinto do conceito aerodinâmico adotado na última temporada. As justificativas são as de sempre envolvendo fluxos de ar, mas havia uma queixa mais específica de Charles Leclerc e Carlos Sainz em relação à falta de equilíbrio da viatura em freadas, com a frente mergulhando demais e dificultando a pilotagem. “Espero que seja mais fácil de guiar neste ano”, disse o monegasco.

Poucos dias antes do anúncio de Hamilton, Leclerc teve seu contrato estendido até 2029, de acordo com as informações da imprensa italiana. Sainz está tecnicamente desempregado para 2025 e terá um ano que, dependendo dos primeiros resultados, pode ser melancólico. É duro saber que foi preterido, ainda que em nome de uma jogada do tamanho de Lewis. Difícil se manter muito motivado nessa situação, ainda que seja um profissional sério e dedicado. Tenho dito há meses que ele deve ir para a Audi e acho que será mesmo o destino do espanhol liderar o projeto da montadora alemã, que comprou a Sauber, mas só estreia para valer em 2026.

A sombra de Hamilton estará colada nos boxes da Ferrari o ano todo e essa é a realidade. Que ninguém espere um súbito salto de qualidade que leve o time a bater rodas com Verstappen e a Red Bull. A briga vai ser com Mercedes e McLaren. Qualquer outro cenário será uma surpresa.

Mesmo assim, julguei importante falar com gente lá de dentro, ainda que o personagem em questão esteja afastado das grandes decisões há algum tempo. Me disse que daria uma entrevista, sim, desde que o anonimato fosse mantido. Nunca revelo fontes quando o sigilo é solicitado, e por isso vou chamar nosso entrevistado de “Badrice Wellarrived”, nome esquisito que nada quer dizer.

Olá, tudo bem?
Badrice Wellarrived –
Ciao.
Tchau? Mas nem começamos!
Badrice Wellarrived –
Eu não disse “tchau”, eu disse “ciao”.
Então OK, tchau. Obrigado pela entrevista.
Badrice Wellarrived –
Não, idiota! Eu não falei “tchau”, eu falei… Cazzo, esquece. Vamos logo a essa entrevista. Tenho muita coisa para dizer. Foram muitos anos em silêncio e chegou a hora.
Ótimo, então vamos começar pelo começo, afinal temos um novo carro na praça. Pelas fotos e pelas informações que você tem lá de dentro, o que dá para esperar da Ferrari neste ano?
Badrice Wellarrived –
O de sempre: nada.
Como assim, nada? Estão todos muito otimistas! O ambiente parece ótimo…
Badrice Wellarrived –
Ah, está perfeito. Um piloto e o chefe só se comunicam em francês e ninguém entende nada. O outro já foi demitido e hoje quando foi para a pista deram pra ele o carro do ano retrasado.
Não era o carro novo?
Badrice Wellarrived –
Não, só a pintura. Aliás, você viu, né?
O quê?
Badrice Wellarrived –
Os patrocinadores. Vocês da imprensa deveriam investigar algumas coisas.
Sim, vi o banco espanhol, a marca de óculos, Shell, cerveja italiana… Nada demais.
Badrice Wellarrived – Tinha cigarro?
Não, não pode mais cigarro.
Badrice Wellarrived –
Pois é, cigarro não pode. Mas pode plataforma de jogos eletrônicos para viciar as crianças, energético que envenena os jovens e empresa de espionagem financiada pela CIA.
Tem isso?
Badrice Wellarrived –
Não nasci ontem. Apareceram todos de última hora.
Bem, a Ferrari ganhou só cinco corridas nos últimos cinco anos…
Badrice Wellarrived –
…comigo foram 14 em quatro…
…OK, mas me deixe continuar. O novo chefe da equipe disse que por isso neste ano 95% do carro é novo…
Badrice Wellarrived – …e 5% vagabundo.
Me deixe concluir, por favor. Há toda uma expectativa pelos próximos anos com a chegada de Hamilton, a torcida muito animada…
Badrice Wellarrived – Não vai dar certo.
Por que não? Heptacampeão, ídolo mundial, maior vencedor de todos os tempos!
Badrice Wellarrived – Já está fazendo exigências.
Quais?
Badrice Wellarrived –
Nada de macarrão porque a massa leva ovos e ele diz que protege as galinhas. Nada de pizza porque muçarela vem do leite, leite vem da vaca e ele protege as vacas. Nada de carbonara porque tem guanciale e ele protege os porcos. Vão todos morrer de fome.
É só contratar um cozinheiro pra ele, isso é fácil de resolver.
Badrice Wellarrived –
Teto orçamentário. Não pode contratar mais ninguém.
Não tem ninguém disponível no mercado com salários razoáveis?
Badrice Wellarrived –
Talvez aquele cara engraçado da Netflix, mas não sei se ele sabe cozinhar.