FERRARI SF-24: ESPERANDO HAMILTON
SÃO PAULO (carro bonito é o que ganha) – A apresentação foi brevíssima, um vídeo curto, aplausos, fotografias e carro na pista. A SF-24 — iniciais de Scuderia Ferrari e os óbvios numerais do ano — já andou em Fiorano, a pista de testes da equipe italiana. Todos sempre ficam muito curiosos para ver a Ferrari, um pouco pela paleta de cores associadas ao inconfundível vermelho, um pouco pelas palavras do time que, embora seja o maior vencedor da história da F-1, tem o estranho hábito de amargar filas enormes de títulos. Foi assim entre 1979 e 2000, quando Schumacher finalmente se sagrou campeão, tem sido agora, um jejum que vem desde 2008 entre os construtores — entre os pilotos, o último a levantar a taça foi Kimi Raikkonen em 2007.
Será um ano estranho, este de 2024. A grande notícia envolvendo a Ferrari ainda está sendo digerida desde o dia 1º, o anúncio da contratação de Lewis Hamilton a partir de 2025. Assim, será uma temporada de espera. Porque, sendo muito racional, não dá para apostar em milagres de uma hora para outra. No ano passado, o time italiano ganhou um mísero GP com Carlos Sainz em Singapura. Fez sete poles, é verdade, mas isso só contribuiu para reforçar a tese de que o carro era bom de classificação e ruim de corrida.
Algo que o corpo técnico de Maranello, claro, percebeu. Talvez por isso o chefe Frédéric Vasseur tenha dito hoje na apresentação que a SF-24 é “95% diferente” do modelo de 2023. De fato, batendo o olho se percebe uma mudança muito clara na parte traseira do carro, com o desenho da carenagem que cobre o motor bem distinto do conceito aerodinâmico adotado na última temporada. As justificativas são as de sempre envolvendo fluxos de ar, mas havia uma queixa mais específica de Charles Leclerc e Carlos Sainz em relação à falta de equilíbrio da viatura em freadas, com a frente mergulhando demais e dificultando a pilotagem. “Espero que seja mais fácil de guiar neste ano”, disse o monegasco.
Poucos dias antes do anúncio de Hamilton, Leclerc teve seu contrato estendido até 2029, de acordo com as informações da imprensa italiana. Sainz está tecnicamente desempregado para 2025 e terá um ano que, dependendo dos primeiros resultados, pode ser melancólico. É duro saber que foi preterido, ainda que em nome de uma jogada do tamanho de Lewis. Difícil se manter muito motivado nessa situação, ainda que seja um profissional sério e dedicado. Tenho dito há meses que ele deve ir para a Audi e acho que será mesmo o destino do espanhol liderar o projeto da montadora alemã, que comprou a Sauber, mas só estreia para valer em 2026.
A sombra de Hamilton estará colada nos boxes da Ferrari o ano todo e essa é a realidade. Que ninguém espere um súbito salto de qualidade que leve o time a bater rodas com Verstappen e a Red Bull. A briga vai ser com Mercedes e McLaren. Qualquer outro cenário será uma surpresa.
Mesmo assim, julguei importante falar com gente lá de dentro, ainda que o personagem em questão esteja afastado das grandes decisões há algum tempo. Me disse que daria uma entrevista, sim, desde que o anonimato fosse mantido. Nunca revelo fontes quando o sigilo é solicitado, e por isso vou chamar nosso entrevistado de “Badrice Wellarrived”, nome esquisito que nada quer dizer.
Olá, tudo bem?
Badrice Wellarrived – Ciao.
Tchau? Mas nem começamos!
Badrice Wellarrived – Eu não disse “tchau”, eu disse “ciao”.
Então OK, tchau. Obrigado pela entrevista.
Badrice Wellarrived – Não, idiota! Eu não falei “tchau”, eu falei… Cazzo, esquece. Vamos logo a essa entrevista. Tenho muita coisa para dizer. Foram muitos anos em silêncio e chegou a hora.
Ótimo, então vamos começar pelo começo, afinal temos um novo carro na praça. Pelas fotos e pelas informações que você tem lá de dentro, o que dá para esperar da Ferrari neste ano?
Badrice Wellarrived – O de sempre: nada.
Como assim, nada? Estão todos muito otimistas! O ambiente parece ótimo…
Badrice Wellarrived – Ah, está perfeito. Um piloto e o chefe só se comunicam em francês e ninguém entende nada. O outro já foi demitido e hoje quando foi para a pista deram pra ele o carro do ano retrasado.
Não era o carro novo?
Badrice Wellarrived – Não, só a pintura. Aliás, você viu, né?
O quê?
Badrice Wellarrived – Os patrocinadores. Vocês da imprensa deveriam investigar algumas coisas.
Sim, vi o banco espanhol, a marca de óculos, Shell, cerveja italiana… Nada demais.
Badrice Wellarrived – Tinha cigarro?
Não, não pode mais cigarro.
Badrice Wellarrived – Pois é, cigarro não pode. Mas pode plataforma de jogos eletrônicos para viciar as crianças, energético que envenena os jovens e empresa de espionagem financiada pela CIA.
Tem isso?
Badrice Wellarrived – Não nasci ontem. Apareceram todos de última hora.
Bem, a Ferrari ganhou só cinco corridas nos últimos cinco anos…
Badrice Wellarrived – …comigo foram 14 em quatro…
…OK, mas me deixe continuar. O novo chefe da equipe disse que por isso neste ano 95% do carro é novo…
Badrice Wellarrived – …e 5% vagabundo.
Me deixe concluir, por favor. Há toda uma expectativa pelos próximos anos com a chegada de Hamilton, a torcida muito animada…
Badrice Wellarrived – Não vai dar certo.
Por que não? Heptacampeão, ídolo mundial, maior vencedor de todos os tempos!
Badrice Wellarrived – Já está fazendo exigências.
Quais?
Badrice Wellarrived – Nada de macarrão porque a massa leva ovos e ele diz que protege as galinhas. Nada de pizza porque muçarela vem do leite, leite vem da vaca e ele protege as vacas. Nada de carbonara porque tem guanciale e ele protege os porcos. Vão todos morrer de fome.
É só contratar um cozinheiro pra ele, isso é fácil de resolver.
Badrice Wellarrived – Teto orçamentário. Não pode contratar mais ninguém.
Não tem ninguém disponível no mercado com salários razoáveis?
Badrice Wellarrived – Talvez aquele cara engraçado da Netflix, mas não sei se ele sabe cozinhar.
Wellarrived? Bem bolado FG !
A Ferrary já tá com um pneu furado….
tem tanto idiotinha torcendo pr a Rémilton, Ferrari etc que só o Flavio mesmo pra salvar a situação; Salve Fávio, manda a real aí pra nós.
Idiotinha por idiotinha, há muito mais de vocês torcendo contra Lewis. E a gente sabe muito bem qual o motivo principal, só enxergar o mundo em preto e branco.
Em 2025, não percam:
A Espera de um Milagre.
Rumo ao 8cta…
Torça muito pra esse milagre não sair já este ano, fase oral.
Flavinho, quem é mais mal-humorado você ou o Badrice Wellarrived?
A pintura é uma mistura de Coca-Cola e SAMU 192, mas considero a mais charmosa desde 2007-2009.
Gostei da sua entrevista com a fonte e o nome que escolheu!
Pro Lewis ir se acostumando ao mundo das pizzas…. podemos dizer essa Mercedes seria uma “Mezzo Argenta Mezzo Nero”. Particularmente não gostei desse “sabor”.
Tava ansioso para saber das notícias pitorescas que o Gola sempre traz… Mas a.entrevista do Wellarrived foi muito esclarecedora!
Falando sério, ficou feia, parece uma willians antiga e deve continuar andando atra da Aston Martins. Rémilton erá a atração mas não dara show nenhum, será pésssimo, puro show de luzes, de tintas no caso
Original. O restante é com vocês.
Fake. Tal qual uma nota de 3 reais.
O certo mesmo é O crica !
AQUI É FÓRMULA 1 MANO
Fake.
Original.
Sentiu o golpe.
Badrice Wellarrived foi de longe o melhor trocadilho que já surgiu na história desse blog. hahaha
Não vejo a hora!
Rumo ao 8cta…!
Tão engraxada essa, hein?
Achei que o entrevistado seria o Harry Potter
Ferrari, com mudanças profundas apostando com cacife alto, Flávio Gomes em um furo de reportagem acabou revelando a fonte exclusiva de Garganta Profunda é o carcamano Badrice Wellarrived .Sim haverá uma revolução culinária a turma do molho do macarrão vai virar vegana. Carlos Sainz será disputado por três boas equipes: Audi, Mercedes-Benz e Red Bull. Em 2025 será a ultima temporada de El Fódon, para a torcida organizada será um tristeza danada .
Ora, ora, ora! E não é que o SF-24 é mais uma clara homenagem ao LH44! Ano que vem não tenho dúvidas que o carro se chamará SF-44. Charles será rebaixado a condição de 2º piloto e o maior campeão de todos os tempos estará de volta. Já consigo prever uns aqui vermelhos de raiva com mais um título do patrão. Todo castigo para Haasista é pouco.
Continua se odiando e tentando ser engraçado, hein, fake? Mas que falta de amor próprio! Pobre indivíduo, que triste figura.
Fake, cresce a aparece, menino de vó.
Puxa, estava ansioso para saber o que o Gola falaria do Lewis Hamilton na Ferrari. Vai ter exclusiva com ele?? Ótimo texto como sempre!!
É, penso que o ambiente na Scuderia em 2024 vai ser mais carregado e vonturbado que o habitual. Carlos pressionado pela saída, mas tendo de buscar resultados para conseguir uma boa vaga em 2025; Charles com a cabeça em parafuso, pois tendo que lidar com um provável rebaixamento a segundo piloto com a chegada de Lewis ano que vem. Vai ser interessante ver como a equipe vai lidar com o emocional de seus pilotos. E como eles vão reagir nas pistas.
O fake não falha, o idiota tem sempre de estar presente. Interessante é pensar o que faz alguém simplesmente se apropriar (roubar, no caso) indevidamente da identidade alheia. Certamente é algo doentio, um desvio de conduta sério. Coisa de gente que não tem vida própria, sem qualquer traço de auto-estima, sem amigos e inútil. Triste isso. Apesar da raiva, também tenho um pouco de pena desse pobre coitado. E tudo isso com o beneplácito do dono do blog.
Copiando e colando meu texto, putz! Cara, você é podre e doente em um grau muito maior do que eu imaginava. Procure ajuda, urgente! Sua cabeça está dançada.
Fake, quantos anos você tem: 4, 5… no máximo uns 6. Não é possível ser tão infantil assim. Quando é que o menino de vó vai deixar vovó? Cresce e aparece, criança.
Arrivabene passando informações. E reclamando de não ter propaganda da philip morris
Pô, deveria ter ligado pro Gola Profunda
Wellarrived foi certamente o mais italiano dos dirigentes que a Ferrari teve nesses 20 anos.
E o gola profunda, nao trabalha mais na Ferrai?
A identidade do entrevistado para falar sobre a Ferrari consegui descobrir fácil, assim como também foi fácil pra mim saber quem foi o da Toro Rosso. Agora, sobre o entrevistado de ontem, quando do lançamento da Aston Martin, o tal do Miguel Bomdebola, aí me quebrou as pernas, tanto é que estou até agora sem saber ao certo quem é ele…
Mike krack
Então, eu juro que o Mike Krack passou pela minha cabeça por causa do “Mike”. Mike, Miguel… Mas e quanto ao “Bomdebola”? O nome completo dele é apenas Mike Krack. Depois de eu não ter conseguido identificar o Francisco Rogério, da Alpine, por conta própria – precisei ler os comentários para conseguir -, passei a procurar sempre o nome completo dos suspeitos. Mas esse “Bomdebola” me quebrou…
Torcendo pelo primeiro título de Leclerc com está linda Ferrari.
O melhor da apresentação são as entrevistas que você arruma!!! Carro, hoje em dia, tem muito pouco diferencial um do outro, não aparece mais nenhum com seis rodas, ou então um sistema revolucionário de suspensão,essas coisas ultrapassadas….