Blog do Flavio Gomes
F-1

ALÁ MEU BOM ALÁ (3)

SÃO PAULO (bum!) – O que que tá acontecendo? O processo de implosão da Red Bull parece em pleno andamento, apesar da paz que reina na pista quando Verstappen entra no carro. Vamos lá. Depois da classificação de hoje em Jedá, Helmut Marko, consultor da equipe e guru de Verstappen, deu uma entrevista à ORF, […]

Max e Helmut: amigos leais

SÃO PAULO (bum!) – O que que tá acontecendo?

O processo de implosão da Red Bull parece em pleno andamento, apesar da paz que reina na pista quando Verstappen entra no carro.

Vamos lá.

Depois da classificação de hoje em Jedá, Helmut Marko, consultor da equipe e guru de Verstappen, deu uma entrevista à ORF, emissora austríaca. Lá pelas tantas, comentou que corre o risco de ser suspenso pela Red Bull porque haveria uma investigação interna (mais uma) para apurar se foi ele, Marko, quem vazou para a imprensa que havia outra investigação interna, esta a já conhecida que tem Christian Horner como pivô.

Diante do espanto geral, o repórter quis mais detalhes. “É uma possibilidade teórica, é difícil explicar, é uma situação complexa”, falou o veterano ex-piloto, que depois pediu “paz na equipe” diante de uma temporada “longa que tem mais 23 corridas”. Já há rumores de que ele pode não estar no paddock na Austrália.

E se isso acontecer?

Se isso acontecer, preparem-se. Porque Verstappen também deu entrevista depois de fazer a pole e jurou lealdade a Marko. “É importante que permaneça, minha lealdade a ele é total. É importante sua presença aqui para o que vou decidir sobre meu futuro. Sem ele aqui, acredito que teremos um problema também para mim, porque sempre confiei muito nele. Helmut precisa ficar, sim, com certeza.”

E aí?

Aí que Verstappen teria em seu contrato — e aqui uso no condicional, porque nunca vi nem verei esse contrato — uma cláusula que o liberaria da Red Bull se Marko sair. Acho difícil isso constar em contrato, mas vá lá. Ainda que não conste, ficou claro que se Marko sair Verstappen considera ir embora também. E se der na sua veneta, faz isso tendo ou não cláusula no contrato. O que não vai faltar é gente para pagar uma eventual multa.

Oi, Mercedes.

Há uma disputa escancarada, neste momento, entre a facção austríaca da equipe — à qual pertencem Marko, Verstappen e boa parte do time, que tem sede na Áustria e fábrica na Inglaterra — e o braço corporativo tailandês, pouco conhecido porque pouco aparece. Mas 51% da Red Bull pertencem à família de Chaleo Yoovidhya, o criador da bebida. E a turma da Tailândia curte Horner.

A história é conhecida, mas não custa lembrar, para que vocês entendam essa conexão tailandesa. Dietrich Mateschitz era diretor de marketing de uma marca de pasta de dente, estava na Tailândia sofrendo com o “jet lag” e tomou uma latinha de uma bebida chamada Krating Daeng (que até onde me lembro significa “bisão vermelho” ou algum outro chifrudo parecido; vermelho sei que é). Isso foi em 1984. Viu potencial naquele elixir, foi atrás do fabricante e conheceu Chaleo Yoovidhya. Fez uma sociedade com ele, levou a ideia para a Áustria e em 1987 lançou o Red Bull, a bebida que todos nós conhecemos. Ficou com 49% da empresa.

Mateschitz morreu em 2022. Os tailandeses da família Yoovidhya — o patriarca Chaleo morreu em 2012 — nunca se meteram muito nos negócios esportivos da Red Bull, mas agora parece que as coisas mudaram. É na proximidade com os asiáticos que Horner se escora para não perder o poder na equipe. É a Tailândia que tem sustentado o dirigente inglês, ainda que na corda bamba.

É importante sublinhar que quem está investigando as questões internas envolvendo Horner e, agora, Marko é a empresa Red Bull, e não a equipe. A empresa, como já explicado, pertence majoritariamente aos tailandeses. E aqui vai uma observação minha, eivada de maldade. Tailandeses não se importam muito com putaria — quem já foi para lá algumas vezes, como eu, sabe bem disso. Horner foi investigado por algo análogo e os advogados contratados pela empresa para investigar o caso rejeitaram a denúncia da funcionária da equipe. Pior, ela foi afastada do trabalho — embora essa informação careça de confirmação oficial. Liguem os pontos.

Agora, aparece essa outra investigação. Da Red Bull empresa, não da Red Bull equipe. Voltada para Helmut Marko, suspeito de vazar os podres de Horner para a imprensa. Marko que pode, aos 80 anos de idade, levar uma suspensão, como na escolinha. Algo que, convenhamos, soa meio ridículo.

No meio desse tiroteio está Verstappen. Que já escolheu um lado, isso ele já deixou evidente.

Respondendo à pergunta lá de cima, é isso que tá acontecendo. Jos Verstappen tem razão. A equipe corre o risco de implodir. E entre Horner e Verstappen, qualquer empresa sensata, ainda mais diante das denúncias contra o chefe do time, ficaria com o piloto.

Mas bom senso, ao que parece, está passando longe da Tailândia, neste momento.