ALÁ MEU BOM ALÁ (3)
SÃO PAULO (bum!) – O que que tá acontecendo?
O processo de implosão da Red Bull parece em pleno andamento, apesar da paz que reina na pista quando Verstappen entra no carro.
Vamos lá.
Depois da classificação de hoje em Jedá, Helmut Marko, consultor da equipe e guru de Verstappen, deu uma entrevista à ORF, emissora austríaca. Lá pelas tantas, comentou que corre o risco de ser suspenso pela Red Bull porque haveria uma investigação interna (mais uma) para apurar se foi ele, Marko, quem vazou para a imprensa que havia outra investigação interna, esta a já conhecida que tem Christian Horner como pivô.
Diante do espanto geral, o repórter quis mais detalhes. “É uma possibilidade teórica, é difícil explicar, é uma situação complexa”, falou o veterano ex-piloto, que depois pediu “paz na equipe” diante de uma temporada “longa que tem mais 23 corridas”. Já há rumores de que ele pode não estar no paddock na Austrália.
E se isso acontecer?
Se isso acontecer, preparem-se. Porque Verstappen também deu entrevista depois de fazer a pole e jurou lealdade a Marko. “É importante que permaneça, minha lealdade a ele é total. É importante sua presença aqui para o que vou decidir sobre meu futuro. Sem ele aqui, acredito que teremos um problema também para mim, porque sempre confiei muito nele. Helmut precisa ficar, sim, com certeza.”
E aí?
Aí que Verstappen teria em seu contrato — e aqui uso no condicional, porque nunca vi nem verei esse contrato — uma cláusula que o liberaria da Red Bull se Marko sair. Acho difícil isso constar em contrato, mas vá lá. Ainda que não conste, ficou claro que se Marko sair Verstappen considera ir embora também. E se der na sua veneta, faz isso tendo ou não cláusula no contrato. O que não vai faltar é gente para pagar uma eventual multa.
Oi, Mercedes.
Há uma disputa escancarada, neste momento, entre a facção austríaca da equipe — à qual pertencem Marko, Verstappen e boa parte do time, que tem sede na Áustria e fábrica na Inglaterra — e o braço corporativo tailandês, pouco conhecido porque pouco aparece. Mas 51% da Red Bull pertencem à família de Chaleo Yoovidhya, o criador da bebida. E a turma da Tailândia curte Horner.
A história é conhecida, mas não custa lembrar, para que vocês entendam essa conexão tailandesa. Dietrich Mateschitz era diretor de marketing de uma marca de pasta de dente, estava na Tailândia sofrendo com o “jet lag” e tomou uma latinha de uma bebida chamada Krating Daeng (que até onde me lembro significa “bisão vermelho” ou algum outro chifrudo parecido; vermelho sei que é). Isso foi em 1984. Viu potencial naquele elixir, foi atrás do fabricante e conheceu Chaleo Yoovidhya. Fez uma sociedade com ele, levou a ideia para a Áustria e em 1987 lançou o Red Bull, a bebida que todos nós conhecemos. Ficou com 49% da empresa.
Mateschitz morreu em 2022. Os tailandeses da família Yoovidhya — o patriarca Chaleo morreu em 2012 — nunca se meteram muito nos negócios esportivos da Red Bull, mas agora parece que as coisas mudaram. É na proximidade com os asiáticos que Horner se escora para não perder o poder na equipe. É a Tailândia que tem sustentado o dirigente inglês, ainda que na corda bamba.
É importante sublinhar que quem está investigando as questões internas envolvendo Horner e, agora, Marko é a empresa Red Bull, e não a equipe. A empresa, como já explicado, pertence majoritariamente aos tailandeses. E aqui vai uma observação minha, eivada de maldade. Tailandeses não se importam muito com putaria — quem já foi para lá algumas vezes, como eu, sabe bem disso. Horner foi investigado por algo análogo e os advogados contratados pela empresa para investigar o caso rejeitaram a denúncia da funcionária da equipe. Pior, ela foi afastada do trabalho — embora essa informação careça de confirmação oficial. Liguem os pontos.
Agora, aparece essa outra investigação. Da Red Bull empresa, não da Red Bull equipe. Voltada para Helmut Marko, suspeito de vazar os podres de Horner para a imprensa. Marko que pode, aos 80 anos de idade, levar uma suspensão, como na escolinha. Algo que, convenhamos, soa meio ridículo.
No meio desse tiroteio está Verstappen. Que já escolheu um lado, isso ele já deixou evidente.
Respondendo à pergunta lá de cima, é isso que tá acontecendo. Jos Verstappen tem razão. A equipe corre o risco de implodir. E entre Horner e Verstappen, qualquer empresa sensata, ainda mais diante das denúncias contra o chefe do time, ficaria com o piloto.
Mas bom senso, ao que parece, está passando longe da Tailândia, neste momento.
Triste este embróglio que envolve um senhor de 80 anos e possível assédio a uma funcionária. A parte mais fraca da corda como já bem mencionaste, Flavio.
Espetacular corrida de hoje no menino da Ferrari. Sua primeira corrida e já chega na frente do multi campeão Hamilton. Multi campeão este que foi um dos primeiros a cumprimentar o novato no fim da corrida. Amo assistir atitudes cavalhelereiscas assim. Muito melhores que o atual folhetim do touro encarnado austrotailandês.
Saudações senhor Flavio
O que falta de emoção na pista, sobra nos bastidores, vai longe….
Tem para todos!
Esquecem que empresa não tem uma, mas duas estruturas na F1. Uma responde por Red Bull, que era a Jaguar. E a equipe B que era a antiga ( e sempre viva) Minardi. Como em todo divorcio litigioso (caso ocorra) os bens são divididos! E entre Horner e Verstappen (Marko incluso), tanto faz! Cada qual pode ter uma equipe de F1 para chamar de sua. Seja a sede em Milton Keynes ou em Faenza! E projetista também aposentam. Barnard, Nichols, Murray e Forghieri são exemplos. E estão sempre surgindo novos talentos: o que seria se o Hesketh não contratasse o o Postlethwaite? Entre a ala que é da Europa Central e os tailandeses, parece que os segundo tem muito mais grana que os primeiros….
Então o Horner esta do lado certo!
Há uma grande variedade de técnicos, pilotos , enfim de gente para trabalhar em uma equipe de F1 de ponta; mas bufunfa para bancar o empreendimento é um capítulo completamente diferente!
Na cerimônia do pódio no Bahrein, Horner estava com a esposa, Geri, e com Chalerm Yoovidhya e esposa. Achei bem representativo o jogo de poder que tá rolando.
Helmut Marko e Jos Verstappen estão parecendo a dupla Pink e Cérebro, inclusive com grandes chances de o desfecho dessa “tentativa de dominar o mundo” dos dois ser o mesmo da famosa dupla do desenho….
Isto está muito melhor que DTS.
Dupla da Red Bull ano que vem: Perez e Tsunoda. Imagina só
A minha bola de cristal feliz pelo acerto – essa até era fácil – do responsável pelos vazamentos resolveu trabalhar e afirma q aumentou mais 1% a chance do Max vestir outro macacão em 2025… assanhada igual pinto no lixo já se arriscar em prognósticos impensáveis como o Newey na Ferrari… nao é para se levar muito a sério pois acho que ela gosta mesmo é do caos…
Lealdade ate a pagina 33. Pra onde seguir ? Largar isso tudo que tem conquistado nesse momento unico em nome do amor ? Conta outra….
Mas que putaria. Parece novela mexicana.
E nem assim o Perez é o protagonista xD
The RED BULL shit has hit the fan….como se diz na terra do tio Sam….
Na verdade o lado mais forte é o que estiver um tal projetista.
Gerhard Berger diz que nem Marko, nem Verstappen tampouco Newey permancerão na equipe. A Ford já não parece tão entusiasmada com a empreitada diante de tudo o que tem ocorrido. Cobrou transparência e urgência na investigação relativa a Horner. Sem um dos grandes articuladores da equipe, sem seu principal piloto, sem o último dos grandes projetistas da F1 e sem um motor (a Red Bull Powertrains iniciou seus trabalhos em 2021 com o anúncio da saída da Honda da categoria), o que restará para Horner e seus tailandeses?
Por outro lado, a Ferrari que já contratou Loic Serra, ex-diretor de performance da Mercedes, estaria de olho no engenheiro Pierre Wache, um dos auxiliares diretos de Newey na Red Bull. Maranello parece querer mimetizar a era Schumacher e formar um time bem forte.
A Mercedes fez, fez, refez e o carro continua lá atrás, pelo menos nessas duas corridas iniciais. Superada por Mclaren e Aston Martin.
Verstappen soberano não foi incomodado por ninguém. Amanhã, certamente outro passeio.
Para Horner e seus tailandeses restara uma equipe que eles vão tocar como der na telha. Sem Marko & Cia para dar pitaco. Com muiiiita grana. E motor sempre se acha. Tem a Renault que esta até a tampa com o que tem gasto e com resultado que tem obtido na Alpine. Alonso não chamava o motor da Honda de motor de GP2? Como o Newey vai projetar sem ter $$$ para gastar em horas de tunel de vento? O que acontece com Hamilton hoje (uma sequencia de carros mancos) pode acontecer com Max amanhã….
Russel está a cara de Cillian “ Oppenheimer” Murphy vendo essa bomba cair ao seu lado!
Rumo ao 8cta!
E continua a campanha do fase oral para que as(os) chupettes esqueçam suas maledicências contra a Mercedes, provável destino de seu queridinho. Fácil isso, gado não tem memória.
Rapaz, vc tem uma paixão enrustida pelo Chupez…
Também já percebi isso. Acho que ele dorme e acorda pensando no Chupes. Deve ser alguma fixação sexual, vai saber. Isso é comum em gente solitária.
Ele clama, vocês ouvem e o seguem: “Toca, gado!”
Fogo no parquinho!
GP Arábia Saudita , muita fumaça e muita fofoca, Max Vertappen , não larga a Red Bull , para defender um velho rabugento, o campeão Super Max, não larga, e não rescinde o contrato se eventualmente o caolho tomar um castigo da empresa Red Bull, nem tampouco El Fódon poderá correr na próxima temporada na Red Bull, pois El Fódon já queimou o filme com grandes equipes da F-1, pois já existem pilotos jovens na F-1, que podem dar melhor resultado que o decadente El Fódon, que só chega na frente de Lance Stroll.
Rapaz…eu vi isso hoje…primeiro: Max, segundo: Leclerc, terceiro: Perez, quarto: Alonso, quinto: Stroll, sexto: Stroll, sétimo: olha aí…Stroll…do oitavo ao vigésimo…toda família Stroll…esse Alonso, hein?
Fernando Alonso, aposenta no final da temporada de 2025, e para 2026 o embate será de Super Max com Lewis Hamilton, e Lando Norris, Charlinho, Carlos Sainz, Piastri , vão fazer uma excelente temporada.
As viúvas de Alonso já podem rezar a missa do adeus.
Aquele meme, briguem desgraçados, briguem nunca foi tão real.
Max saindo da red Bull, indo para Mercedes finalmente teríamos o dito melhor piloto vs o melhor carro em 2025.
Vai acontecer? Duvido, mas que seria foda, há seria.
Eu acho que quem sairá vitorioso nessa guerra política é que Adrian Newey apoiar. Porque piloto campeão com um carro desses, se acha. Projetista como ele, menos. Creio até Sainz seria campeão com esse carro. Por isso, sinceramente, acho que Max, apesar de ser peça importante, ainda pode “sobrar prá ele”.
Vai depender muito do Adrian Newey. Se ele ficar do lado de Horner ele fica.
Adrian Newey ficando, piloto é só garimpar…
Então, a empresa faz a tal “investigação interna”, sem qualquer garantia e prova de isonomia, isenção e imparcialidade. Que não dá em nada e inibe qualquer iniciativa que poderia estar revestida de legalidade (denúncia criminal, polícia, juiz, risco de cana etc, coisas inconvenientes para a turma do colarinho branco) para ter o devido fim e dar às partes o que lhes cabe.
Agora, se isso tudo tiver sido uma armação com envolvimento do adorável Sr. Helmut Marko, aí esse senhor tem que perder a aposentadoria, merecidamente.
A “investigação interna” indica que não há possibilidade da RB perder $$$$ ou eles teriam se auto denunciado como a Siemens no Trensalão. Então resta o que se conhece por Jus Esperneandi !