Blog do Flavio Gomes
Autódromos

Retratos de uma época*

SÃO PAULO (daqui a pouco tem mais) – A brincadeira das fotos antigas de circuitos brasileiros está rendendo… O Paulo Guedes, veterano de autódromos, começou a desenterrar coisas valiosas de seu baú. Começo com estas duas fotos de GPs do Brasil de F-1. A primeira é a melhor foto que já vi, a que melhor […]

SÃO PAULO (daqui a pouco tem mais) – A brincadeira das fotos antigas de circuitos brasileiros está rendendo… O Paulo Guedes, veterano de autódromos, começou a desenterrar coisas valiosas de seu baú. Começo com estas duas fotos de GPs do Brasil de F-1. A primeira é a melhor foto que já vi, a que melhor mostra como era assistir a uma prova dessas em Interlagos.

O ano: 1974. Passando pela curva 2, a Ferrari de Lauda. Mas detenham-se nos detalhes… O andaime de madeira montado na carroceria da pick up Rural. A poltrona que os caras trouxeram de casa. O sofá para a família! Mas o máximo dos máximos é a piscininha infantil, com a churrasqueira no canto direito e o vira-lata esperando uma carninha… Demais, um negócio inimaginável nos dias de hoje.

A outra, de 1976, mostra as barracas ao longo do Retão, uma característica marcante dos primeiros GPs em Interlagos. O pessoal acampava uma semana, curtia a corrida de cabo a rabo, gente se conhecia, amizades nasceram ali, quem sabe paixões…

Esse GP de 76, salvo engano (e pelo outdoor da GM fazendo propaganda do Chevette), foi aquele em que todos os pilotos ganharam da Chevrolet um Chevette GP para ficar durante a semana em SP. Diz a lenda que um deles não foi devolvido. O piloto teria detonado a caranga num poste.

Sei lá se é verdade. Nem tudo é verdade.

* Por erro meu, as fotos originais publicadas junto a este post desapareceram (eu devo ter gravado outras fotos com o mesmo nome de arquivo). Se o Paulo Guedes achar este post perdido no passado, por favor envie as imagens de novo!