Blog do Flavio Gomes
F-1

FUJIANAS (10)

SÃO PAULO (a próxima é às 5h!) – Antes de falar da espetacular vitória de Alonso em Fuji, da grande prova de Nelsinho e das presepadas de Hamilton, é preciso esculhambar com gosto a política que norteia as decisões dos comissários esportivos que a FIA escala para cada GP. Os caras estão estragando as corridas. […]

SÃO PAULO (a próxima é às 5h!) – Antes de falar da espetacular vitória de Alonso em Fuji, da grande prova de Nelsinho e das presepadas de Hamilton, é preciso esculhambar com gosto a política que norteia as decisões dos comissários esportivos que a FIA escala para cada GP.

Os caras estão estragando as corridas. As duas punições de hoje estão entre as mais ridículas de todos os tempos — junto, claro, com a de Hamilton em Spa. Se Madre Tereza de Calcutá fosse comissária do GP do Japão, não daria a menor bola para o que aconteceu na largada. Nem para o toque entre Massa e Hamilton. Gandhi aplaudiria os dois momentos, sem jamais pensar em punir alguém. Afinal, isso aí é corrida de carros, não?

Vamos começar com a primeira, drive-through para Lewis por… por ter… por… por o quê mesmo? Ter largado mal? Talvez seja isso. Largar mal e tentar recuperar a posição não pode. Isso deve estar escrito em algum lugar. O cara larga mal, busca a ultrapassagem, se estrepa todo e ainda é punido. O que querem? Que ninguém mais tente passar ninguém?

Depois, a de Massa. Hamilton vem babando, Felipe retarda a freada e perde o traçado, a chicane é estreita, o inglês dá uma apertada, o brasileiro vai na grama para não bater, volta todo torto, os dois se tocam, um roda e o outro continua. Quantas vezes isso não foi visto em corridas de F-1, F-3, kart, autorama e carrinho de rolimã?

Punição tão injusta e descabida quanto a de Hamilton na Bélgica, mas pelo menos usaram o mesmo critério, que vem a ser “qualquer coisa que atrapalhe uma fila indiana deve ser castigada”.

Blergh para esses caras. Estão desestimulando a ousadia, o arrojo e a disputa. Deveriam cuidar de outros esportes. Provas de adestramento no hipismo, por exemplo. Ou marcha atlética.