Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

F-1 DE VERDADE

SÃO PAULO (deu fome, até amanhã!) – De 1980 a 1989, enquanto vocês vibravam com os picaretas do Ocidente como Alain Prost, Ayrton Senna, Nelson Piquet e Niki Lauda, a verdadeira Fórmula 1 acontecia na Alemanha Oriental. Nada dessas porcarias de Ferrari, Williams, Brabham e McLaren. Era coisa fina de verdade. Oculta pelo Muro de […]

SÃO PAULO (deu fome, até amanhã!) – De 1980 a 1989, enquanto vocês vibravam com os picaretas do Ocidente como Alain Prost, Ayrton Senna, Nelson Piquet e Niki Lauda, a verdadeira Fórmula 1 acontecia na Alemanha Oriental.

Nada dessas porcarias de Ferrari, Williams, Brabham e McLaren. Era coisa fina de verdade. Oculta pelo Muro de Berlim, a categoria de monopostos arrastava multidões aos parcos autódromos da DDR. Técnica apurada, engenharia sofisticada, velocidade pura.

E, pelas fotos, dá para sacar que era um automobilismo divertidíssimo. Para se ter uma idéia, os motorhomes eram feitos a partir dos clássicos Barkas B1000 com motores dois tempos. Tem coisa mais linda no mundo? Aaaaaahhhhh! Quero um desses!

Esse site indicado acima, pena, está todo em alemão (aliás, mandei o link direto para a página de fotos, porque as outras têm textos demais). Depois vou tentar traduzir com calma, para saber mais dessa história pouco conhecida do lado de cá do mundo. Deve ter coisa muito interessante. Como interessantes demais são essas miniaturas de carros de corrida da Alemanha Oriental, dica dos meus amigos de um fórum sobre Ladas do qual participo e que, acreditem ou não, está hospedado nos EUA… Vou escolher alguns para me dar de Natal.