F-1 DE VERDADE

SÃO PAULO (deu fome, até amanhã!) – De 1980 a 1989, enquanto vocês vibravam com os picaretas do Ocidente como Alain Prost, Ayrton Senna, Nelson Piquet e Niki Lauda, a verdadeira Fórmula 1 acontecia na Alemanha Oriental.

Nada dessas porcarias de Ferrari, Williams, Brabham e McLaren. Era coisa fina de verdade. Oculta pelo Muro de Berlim, a categoria de monopostos arrastava multidões aos parcos autódromos da DDR. Técnica apurada, engenharia sofisticada, velocidade pura.

E, pelas fotos, dá para sacar que era um automobilismo divertidíssimo. Para se ter uma idéia, os motorhomes eram feitos a partir dos clássicos Barkas B1000 com motores dois tempos. Tem coisa mais linda no mundo? Aaaaaahhhhh! Quero um desses!

Esse site indicado acima, pena, está todo em alemão (aliás, mandei o link direto para a página de fotos, porque as outras têm textos demais). Depois vou tentar traduzir com calma, para saber mais dessa história pouco conhecida do lado de cá do mundo. Deve ter coisa muito interessante. Como interessantes demais são essas miniaturas de carros de corrida da Alemanha Oriental, dica dos meus amigos de um fórum sobre Ladas do qual participo e que, acreditem ou não, está hospedado nos EUA… Vou escolher alguns para me dar de Natal.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
15 anos atrás

Gomes, meio atrasado mas lembrei que no GPTotal tem uma coluna de uns anos atrás falando de corridas de F1 na URSS. Quase tiveram uma equipe na capitalista (Moskvitch) e quase um GP. Talvez já tenha visto:
http://www.gptotal.com.br/2005/leitores/help/20051125.asp

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
15 anos atrás

Como fã dos fórmulas da época, não dá pra dizer que esses daí são beldades. Aliás, a secção traseira foi chupada do Fitti F01! Mas também poderia ter competido na Corrida Maluca, tendo por piloto o Peter Perfeito.

Edu Harmel
Edu Harmel
15 anos atrás

One comment: “Barkas B1000 com motores dois tempos”… barcas rsrsrsrs… ainda prefiro o primo do 69 que está ao fundo da foto… aproveitando oensejo : Feliz natal à todos

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
15 anos atrás

Os carros parecem os super-vê antigos daqui, mas são bonitos.
Tem motos no site também, mas não entendo nada de alemão.

Miguel Fiquene Neto
Miguel Fiquene Neto
15 anos atrás

Grande flavio te desejo um otimo natal e grande 2009 e que voce volte para o rádio comentar formul1 vc faz falta alem de ser un competente profissional sabe ser acido ironico tem umas tiradas sensacionais

um abraco

Alexandre Cereja
Alexandre Cereja
15 anos atrás

Feliz Natal e Tudo de ótimo pra vc pro #69 no ano que vem!

Abs

Viscondi
15 anos atrás

Caro Gomes,

Desejo a você e sua familia um ano novo repleto de felicidade e saúde. Do fundo do coração. Vocês merecem. Obrigado por mais um ano de bons textos, muitas risadas, dicas maravilhosas e, principalmente, pela oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o automobilismo.

Um abraço.

flávio
flávio
15 anos atrás

eles eram feitos de fibra de carbono???
kkkkkkkkkkkkkkkk

rafael jorgens
rafael jorgens
15 anos atrás

Amigos, antecipando:”FELIZ NATAL, CAMBADA!!”
VRUMMMMMMMMM………

TH
TH
15 anos atrás

Até para copiar os caras eram devagar….

Jean Rul
Jean Rul
15 anos atrás

Buenas!

Uma porcaria os monopostos (como todos os monopostos…), mas o Lada n° 90 ao fundo, este sim merecia destaque! Carro de corrida de verdade é derivado de carro de verdade!

Grande abraço

Jean

Ricardo Abtoba3
Ricardo Abtoba3
15 anos atrás

Dá pra comprar as miniaturas? Como se faz?

alex
alex
15 anos atrás

Flávio Gomes, tu é meio comuna, né? Ainda pouco vi uma crítica tua quanto a uma eventual privatização de Interlagos. Tu é PT da velha guarda?

RESPOSTA DO FG:

Impressão sua.

valmir chicarolli
valmir chicarolli
15 anos atrás

Me lembrei de uns protótipos, do fim da década de 80, que a URSS colocaria para disputar alguma categoria de acesso à F-1. Acho que F-3000.

jose henrique de oliveira
15 anos atrás

Pô FG vi as fotos ,logico que não entendí nada que estava escrito em alemão, a não ser que um bólido daqueles corria com motor Lada 1300 e fazia de 0 a 100 em 4 ou 5 seg.Legal saber que existia vida e competição sobre rodas atrás da cortina de ferro ,vê se descobre quem era o Schumacher da Alemanhã oriental daquela época e algumas histórias prá gente se deliciar.
Valeu a dica ,ótimo final de ano a vc.
Henrique.

Carlos
Carlos
15 anos atrás

Picaretas ??? Porcarias ??? Gomes, oc anda bebendo ??? rsssss
Muito legal saber que os caras faziam automobilismo do jeito que podiam. Melhor até que uma certa Confederação de um paizinho de 3° mundo anda fazendo….

José
José
15 anos atrás

pra falar a verdade, lá o que comanda é isso!
pq dinheiro é o que compra a liberdade nessa bosta de país.
Brasil – Buenos Aires!

José
José
15 anos atrás

na alemanha tbm está rolando isso aki
http://www.youtube.com/watch?v=nz8U-9WgGJQ

Rafael
Rafael
15 anos atrás

é o primo do #69 ali no fundo?

Roberto
Roberto
15 anos atrás
Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
15 anos atrás

Infelizmente, vejam bem, INFELIZMENTE, Elis Regina tem razão quando canta “Nada será como antes” (não lembro de quem é a composição), afinal, pra mim é uma pena não ver o automobilismo por um outro ângulo.

E digo mais: na DDR podia-se praticar o automobilismo de consciência limpa, pois lá todos teriam chances, ao contrário daqui, onde enquanto assistimos a um circo de montadoras que pulam fora no primeiro sinal de crise e seus pilotos são herdeiros de famílias ricas, milhões sequer tem o que comer e o que vestir.

Desculpem-me se fui chato ou até mesmo um pouco moralista, mas tal observação vem a calhar com esta postagem.

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

Hehe…maravilhoso, o leste europeu.

Ao lado do motorhome é um 90-21?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Acho que isso o FG não viu…
Copiado do site:

Technik der Rennwagen MT 77 – (MT für Melkus / Thaßler als Hauptkonstrukteure)
Motor Lada (UdSSR) 1.300 ccm
Leistung 110-120 PS (je nach Tuning)
Höchstgeschwindigkeit ca. 260 km/h (je nach Rennstreckenabstimmung)
Gänge 4 + 1
Gewicht > 440 kg
Karosse Polyester
Kraftstoff VK 92
Beschleunigung 0 … 100 km/h 4 – 5 sec.
Bereifung vorn 195/45 – 13
hinten 235/45 – 13
Slick oder Regenreifen

Entenderam?

jovino
15 anos atrás

Que são lindos, são. Agora resta saber se eles tem motores de caldo de cana, como uma outra categoria que foi mostrado um filme.
Jovino

LBM
LBM
15 anos atrás

AHÁ … Motor LADA 1300 cc !!!!

Rafael Licursi
Rafael Licursi
15 anos atrás

Flávio,

Tem até um xará 96: http://www.ddr-formel1.de/Autogramm/images-autogramme/wpe3D.jpg

Feliz Natal!!!

Fill
Fill
15 anos atrás

“porcarias de Ferrari, Williams, Brabham e McLaren”.. Porcarias?!?!?!?

Isso que da amante de DKW ehehehhehe

Juan
Juan
15 anos atrás

Pois é,

mas como em toda categoria do automobilismo, havia o risco de morte. Diz a lenda que em uma das provas, disputada nas ruas de Berlim, um dos carros decolou ao subir no pneu do que estava na frente. Parece que o piloto até se salvaria, mas como o carro voou por cima do muro de Berlim, ele foi devidamente metralhado pelo Exército da gloriosa DDR.

Já viu, né. Corrida a gente até admite, mas fuga para o ocidente, não!

Eh Eh Eh

Juan