A FIA ouviu as partes envolvidas, já em Sepang, e entendeu que a McLaren agiu de má-fé. Teria ordenado a Hamilton que devolvesse a posição a Trulli, depois que o inglês o ultrapassou sob safety-car, quando o italiano foi parar na grama na última curva. Por ter, digamos, “aceitado” a oferta, Jarno foi punido e perdeu 25s de seu tempo final de prova, caindo de terceiro para 12º.
Lewis, me parece, é o menos culpado nessa história. Cumpriu ordens e, de certa forma, agiu com “fair play”. Mas a FIA anunciou sua decisão com muita convicção. Pelo que entendi, a entidade considerou que a McLaren poderia ter se manifestado domingo mesmo, contando que pediu a Lewis para devolver a posição — e, assim, isentaria Trulli de culpa. Ao contrário, o time deu uma de migué ao saber da punição ao piloto da Toyota.
Bem, digamos que você agora é o jurado deste tribunal. O que diria? A McLaren é escrota e Hamilton, bonzinho? Ou Lewis é, igualmente, um cafajeste? Ou nada disso, muito pelo contrário, teria sido só um mal-entendido? O melhor não seria deixar a coisa como acabou na pista?
Dê seu veredicto. O meu? Acho que pegam pesado demais com Hamilton. O mais apropriado, me parece, seria recolocar Trulli no pódio, deixar Hamilton em quarto e procurar tomar decisões, sempre que possível, que se aproximem daquilo que aconteceu no asfalto.