COMEÇOU…

SÃO PAULO (e cedo) – Eu achava justo que devolvessem o terceiro lugar a Trulli. Mas não precisavam ter desclassificado Hamilton, precisavam? Pois desclassificaram. O inglês, que levou uma bela duma ferroada dos comissários de Spa no ano passado, viu seu pódio de Melbourne evaporar agora pela manhã. E não ficou nem com o quarto lugar que, na pista, conseguiu na Austrália.

A FIA ouviu as partes envolvidas, já em Sepang, e entendeu que a McLaren agiu de má-fé. Teria ordenado a Hamilton que devolvesse a posição a Trulli, depois que o inglês o ultrapassou sob safety-car, quando o italiano foi parar na grama na última curva. Por ter, digamos, “aceitado” a oferta, Jarno foi punido e perdeu 25s de seu tempo final de prova, caindo de terceiro para 12º.

Lewis, me parece, é o menos culpado nessa história. Cumpriu ordens e, de certa forma, agiu com “fair play”. Mas a FIA anunciou sua decisão com muita convicção. Pelo que entendi, a entidade considerou que a McLaren poderia ter se manifestado domingo mesmo, contando que pediu a Lewis para devolver a posição — e, assim, isentaria Trulli de culpa. Ao contrário, o time deu uma de migué ao saber da punição ao piloto da Toyota.

Bem, digamos que você agora é o jurado deste tribunal. O que diria? A McLaren é escrota e Hamilton, bonzinho? Ou Lewis é, igualmente, um cafajeste? Ou nada disso, muito pelo contrário, teria sido só um mal-entendido? O melhor não seria deixar a coisa como acabou na pista?

Dê seu veredicto. O meu? Acho que pegam pesado demais com Hamilton. O mais apropriado, me parece, seria recolocar Trulli no pódio, deixar Hamilton em quarto e procurar tomar decisões, sempre que possível, que se aproximem daquilo que aconteceu no asfalto.

Subscribe
Notify of
guest
213 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
André Rodrigues
André Rodrigues
13 anos atrás

Eu não tenho duvidas: é racismo. Se for punir por mentir ou tirar vantagem, não sobraria 1 sequer na Formula 1. A Ferrari, por exemplo, não existiria.

JBCarneiro
JBCarneiro
13 anos atrás

Ficaria tudo como estava na pista se o Hamilton, primeiro, e a McLaren depois tivessem falado a verdade aos comissários, ou seja, que haviam deixado o Trulli passar. Estaria perfeito e justo.

Dou parabens aos comissários e à FIA desta vez. Pela mentira mereceram mesmo serem desclassificados.

Adotaram uma atitude equivocada? Fizeram “cagada”? Simples. Reconheçam o erro. Admitam o engano. E tudo ficaria bem. Cada um na sua posição dignamente.

Niguém gosta de ser feito de trouxa. Tipo “vamos enganar esses manés e faturar um pódio, tá fácil, eles não vão perceber mesmo”. Isso foi menospresar a FIA e os torcedores.

Eu como torcedor não quero ser feito de trouxa pelo Hamilton e nem por quem quer que seja. Fez trapaça e pode ser comprovado? Que seja punido rigorosamente, que é para não acostumar e ficar achando que é o maioral.

Quem torce loucamente pelo Hamilton e quer ser enganado por ele, acha que o jogo sujo dele é normal e inofensivo, é porque é igual a ele…

morpet
morpet
13 anos atrás

Está cada vez mais com jeito de cafajeste. Uma pena…

Fábio
Fábio
13 anos atrás

Esse tapetão…

Deixa tudo como acabou na pista. Para mim, existiu um mal-entendido, Trulli foi dar uma passeada na grama e durante o safety-car, Hamilton passou. Como seria ilegal a ultrapassagem, ele devolveu a posição… No meu entender…

Se a FIA acha que a McLaren agiu de má-fé, que seja punida a McLaren (sei lá, multa ou tirar os pontos do campeonato de construtores) mas não o piloto. Pegaram pesado.

O mesmo vale para o Vettel e o outro lá… Pô… Punir a idiotice de dois pilotos porque tiveram uma batida numa disputa de posição… Punir por quê? Por que foram idiotas, burros? Problema é deles…

Sinceramente, isso deixa a F1 muito chata. Melbourne foi emocionante na pista, como há muito não se via num GP (ultrapassagens, disputas, toques, batidas, burrices, todos os elementos que fazem um GP ser bom), aí vem a FIA e diz que “não valeu” por isso ou por aquilo… Sacanagem…

Prioridade para o que aconteceu na pista…

Mutley Medalha Medalha
Mutley Medalha Medalha
13 anos atrás

Se tivessem mantido o regulamento de contabilização APENAS DAS VITÓRIAS (aquele que deixa o Piquet no seu devido lugar,com apenas 1 mundial(e olhe lá! empatado com o Prost, mas terminando a última corrida atrás do Frances)), essa discussão não faria sentido nenhum

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
13 anos atrás

honestamente? não sei, vi o vídeo, achei injusto com o Trulli

já o Hamilton, ou ele é mto inocente, ou é “no balls” será q o Prost ia dar um migué lá na torre?

pq o LH não falou la na torre: foram eles q mandaram…

Marcelo Oliveira
Marcelo Oliveira
13 anos atrás

Ética e princípios estão cada vez mais difíceis de encontrar na humanidade.

Li-San~~ =]
Li-San~~ =]
13 anos atrás

Mais fácil sair com um nariz de palhaço não? Rapaz como esse Hamilton adora ser o centro das atenções heim? :P

rei
rei
13 anos atrás

É BRINCADEIRA. FICAMOS DAS 3 ÁS 5 DA MANHÃ PARA VER A CORRIDA E DEPOIS VEM ESSA PALHAÇADA! EU TENHO CERTEZA QUE A PUNIÇAO AO HAMILTON DEVE SER RACISTA OU UMA ESCANCARADA DEFESA DA FERRARI!
CONVEHAMOS, O CARA É REALMENTE O CAMPEÃO SENDO QUASE ROUBADO EM VÁRIAS DECISÕES POLÊMICAS O ANO PASSADO E JÁ COMEÇARAM A DETONAR NOVAMENTE. SEI QUE O MEU COMENTÁRIO NÃO SERVIRÁ PARA DEFESA DO CARA QUE REALMENTE DA GOSTO VER PILOTANDO + SE QUEREM PUNIR ALGUÉM, QUE SEJA SOMENTE A EQUIPE E NÃO O PILOTO OU O CAMPEONATO. VALEU.

Rogério Lemos
Rogério Lemos
13 anos atrás

Hamilton e McLaren são reincidentes em erros infantis e bestas. Merecem a punição, sim! Se fosse o primeiro erro do trio Lewis-esqueci o nome do careca-McLaren, tudo bem. Mas já abusaram dos erros permitidos para a galera toda.
Em suma, errou, pagou!!! Pegaram pesado com o Trulli, que caiu de gaiato, então o peso teria que ser idêntico para o “bonzinho” Hamilton.

MSM
MSM
13 anos atrás

Ficaria impossível o Hamilton esperar o Trulli voltar para a pista, devido a distância que ele saiu e a dificuldade para voltar. Logo depois o Hamilton deixa o Trulli passar e voltam as posições, portanto estava tudo acertado na pista. MAs tinha que o Hamilton e a Mclaren enganarem os comissários, daí eu acho justo uma punição, mas não desclassificaria o piloto na prova, deixaria o resultado final e daria uma punição de 5 posições no próximo grid, alé de uma multa pesada para a equipe.
E só não deu mais problema com o Glock também porque ele não saiu tanto da pista e o Vettel vinha se arrastando com as 3 rodas e deu tempo do piloto da Toyota voltar a frente da Red Bull, se não seria outro motivo de discussão.

Sérgio
Sérgio
13 anos atrás

Só quem não quer ver que esta história da Brawn ganhar está com os GPs contados, a Mclaren e Ferrari logo recuperaram terreno, então este punição serve apenas para manter o campeonato aberto, “all in“ Hamilton Bi-Campeão.

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Só não vê quem não quer! A FIA (leia-se Ecclestone) dissimula muito mal o racismo. É isso mesmo. Só porque o cara é negro! Não é a primeira vez que fazem isso. E pra dizer a verdade, tenho certeza que Hamilton será eliminado da temporada, até porque ele (Ecclestone) sabe muito bem que Hamilton (mesmo com a superioridade da Braw GP e Cia), ainda é forte candidato ao título. Aliás, ouvi um boato de que iriam penalizá-lo obrigando-o a correr com um “carrinho de rolimã”, mas aí pensaram: “E se o crioulo ganhar mesmo assim? Não, melhor mesmo é sumir com esse negro…” Facistas!

1 3 4 5