COMEÇOU…

SÃO PAULO (e cedo) – Eu achava justo que devolvessem o terceiro lugar a Trulli. Mas não precisavam ter desclassificado Hamilton, precisavam? Pois desclassificaram. O inglês, que levou uma bela duma ferroada dos comissários de Spa no ano passado, viu seu pódio de Melbourne evaporar agora pela manhã. E não ficou nem com o quarto lugar que, na pista, conseguiu na Austrália.

A FIA ouviu as partes envolvidas, já em Sepang, e entendeu que a McLaren agiu de má-fé. Teria ordenado a Hamilton que devolvesse a posição a Trulli, depois que o inglês o ultrapassou sob safety-car, quando o italiano foi parar na grama na última curva. Por ter, digamos, “aceitado” a oferta, Jarno foi punido e perdeu 25s de seu tempo final de prova, caindo de terceiro para 12º.

Lewis, me parece, é o menos culpado nessa história. Cumpriu ordens e, de certa forma, agiu com “fair play”. Mas a FIA anunciou sua decisão com muita convicção. Pelo que entendi, a entidade considerou que a McLaren poderia ter se manifestado domingo mesmo, contando que pediu a Lewis para devolver a posição — e, assim, isentaria Trulli de culpa. Ao contrário, o time deu uma de migué ao saber da punição ao piloto da Toyota.

Bem, digamos que você agora é o jurado deste tribunal. O que diria? A McLaren é escrota e Hamilton, bonzinho? Ou Lewis é, igualmente, um cafajeste? Ou nada disso, muito pelo contrário, teria sido só um mal-entendido? O melhor não seria deixar a coisa como acabou na pista?

Dê seu veredicto. O meu? Acho que pegam pesado demais com Hamilton. O mais apropriado, me parece, seria recolocar Trulli no pódio, deixar Hamilton em quarto e procurar tomar decisões, sempre que possível, que se aproximem daquilo que aconteceu no asfalto.

Subscribe
Notify of
guest

213 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Rodrigues
André Rodrigues
14 anos atrás

Eu não tenho duvidas: é racismo. Se for punir por mentir ou tirar vantagem, não sobraria 1 sequer na Formula 1. A Ferrari, por exemplo, não existiria.

JBCarneiro
JBCarneiro
14 anos atrás

Ficaria tudo como estava na pista se o Hamilton, primeiro, e a McLaren depois tivessem falado a verdade aos comissários, ou seja, que haviam deixado o Trulli passar. Estaria perfeito e justo.

Dou parabens aos comissários e à FIA desta vez. Pela mentira mereceram mesmo serem desclassificados.

Adotaram uma atitude equivocada? Fizeram “cagada”? Simples. Reconheçam o erro. Admitam o engano. E tudo ficaria bem. Cada um na sua posição dignamente.

Niguém gosta de ser feito de trouxa. Tipo “vamos enganar esses manés e faturar um pódio, tá fácil, eles não vão perceber mesmo”. Isso foi menospresar a FIA e os torcedores.

Eu como torcedor não quero ser feito de trouxa pelo Hamilton e nem por quem quer que seja. Fez trapaça e pode ser comprovado? Que seja punido rigorosamente, que é para não acostumar e ficar achando que é o maioral.

Quem torce loucamente pelo Hamilton e quer ser enganado por ele, acha que o jogo sujo dele é normal e inofensivo, é porque é igual a ele…

morpet
morpet
14 anos atrás

Está cada vez mais com jeito de cafajeste. Uma pena…

Fábio
Fábio
14 anos atrás

Esse tapetão…

Deixa tudo como acabou na pista. Para mim, existiu um mal-entendido, Trulli foi dar uma passeada na grama e durante o safety-car, Hamilton passou. Como seria ilegal a ultrapassagem, ele devolveu a posição… No meu entender…

Se a FIA acha que a McLaren agiu de má-fé, que seja punida a McLaren (sei lá, multa ou tirar os pontos do campeonato de construtores) mas não o piloto. Pegaram pesado.

O mesmo vale para o Vettel e o outro lá… Pô… Punir a idiotice de dois pilotos porque tiveram uma batida numa disputa de posição… Punir por quê? Por que foram idiotas, burros? Problema é deles…

Sinceramente, isso deixa a F1 muito chata. Melbourne foi emocionante na pista, como há muito não se via num GP (ultrapassagens, disputas, toques, batidas, burrices, todos os elementos que fazem um GP ser bom), aí vem a FIA e diz que “não valeu” por isso ou por aquilo… Sacanagem…

Prioridade para o que aconteceu na pista…

Mutley Medalha Medalha
Mutley Medalha Medalha
14 anos atrás

Se tivessem mantido o regulamento de contabilização APENAS DAS VITÓRIAS (aquele que deixa o Piquet no seu devido lugar,com apenas 1 mundial(e olhe lá! empatado com o Prost, mas terminando a última corrida atrás do Frances)), essa discussão não faria sentido nenhum

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
14 anos atrás

honestamente? não sei, vi o vídeo, achei injusto com o Trulli

já o Hamilton, ou ele é mto inocente, ou é “no balls” será q o Prost ia dar um migué lá na torre?

pq o LH não falou la na torre: foram eles q mandaram…

Marcelo Oliveira
Marcelo Oliveira
14 anos atrás

Ética e princípios estão cada vez mais difíceis de encontrar na humanidade.

Li-San~~ =]
Li-San~~ =]
14 anos atrás

Mais fácil sair com um nariz de palhaço não? Rapaz como esse Hamilton adora ser o centro das atenções heim? :P

rei
rei
14 anos atrás

É BRINCADEIRA. FICAMOS DAS 3 ÁS 5 DA MANHÃ PARA VER A CORRIDA E DEPOIS VEM ESSA PALHAÇADA! EU TENHO CERTEZA QUE A PUNIÇAO AO HAMILTON DEVE SER RACISTA OU UMA ESCANCARADA DEFESA DA FERRARI!
CONVEHAMOS, O CARA É REALMENTE O CAMPEÃO SENDO QUASE ROUBADO EM VÁRIAS DECISÕES POLÊMICAS O ANO PASSADO E JÁ COMEÇARAM A DETONAR NOVAMENTE. SEI QUE O MEU COMENTÁRIO NÃO SERVIRÁ PARA DEFESA DO CARA QUE REALMENTE DA GOSTO VER PILOTANDO + SE QUEREM PUNIR ALGUÉM, QUE SEJA SOMENTE A EQUIPE E NÃO O PILOTO OU O CAMPEONATO. VALEU.

Rogério Lemos
Rogério Lemos
14 anos atrás

Hamilton e McLaren são reincidentes em erros infantis e bestas. Merecem a punição, sim! Se fosse o primeiro erro do trio Lewis-esqueci o nome do careca-McLaren, tudo bem. Mas já abusaram dos erros permitidos para a galera toda.
Em suma, errou, pagou!!! Pegaram pesado com o Trulli, que caiu de gaiato, então o peso teria que ser idêntico para o “bonzinho” Hamilton.

MSM
MSM
14 anos atrás

Ficaria impossível o Hamilton esperar o Trulli voltar para a pista, devido a distância que ele saiu e a dificuldade para voltar. Logo depois o Hamilton deixa o Trulli passar e voltam as posições, portanto estava tudo acertado na pista. MAs tinha que o Hamilton e a Mclaren enganarem os comissários, daí eu acho justo uma punição, mas não desclassificaria o piloto na prova, deixaria o resultado final e daria uma punição de 5 posições no próximo grid, alé de uma multa pesada para a equipe.
E só não deu mais problema com o Glock também porque ele não saiu tanto da pista e o Vettel vinha se arrastando com as 3 rodas e deu tempo do piloto da Toyota voltar a frente da Red Bull, se não seria outro motivo de discussão.

Sérgio
Sérgio
14 anos atrás

Só quem não quer ver que esta história da Brawn ganhar está com os GPs contados, a Mclaren e Ferrari logo recuperaram terreno, então este punição serve apenas para manter o campeonato aberto, “all in“ Hamilton Bi-Campeão.

Fernando
Fernando
14 anos atrás

Só não vê quem não quer! A FIA (leia-se Ecclestone) dissimula muito mal o racismo. É isso mesmo. Só porque o cara é negro! Não é a primeira vez que fazem isso. E pra dizer a verdade, tenho certeza que Hamilton será eliminado da temporada, até porque ele (Ecclestone) sabe muito bem que Hamilton (mesmo com a superioridade da Braw GP e Cia), ainda é forte candidato ao título. Aliás, ouvi um boato de que iriam penalizá-lo obrigando-o a correr com um “carrinho de rolimã”, mas aí pensaram: “E se o crioulo ganhar mesmo assim? Não, melhor mesmo é sumir com esse negro…” Facistas!

Heitor
Heitor
14 anos atrás

Também penso que foi exagerada a intervenção da FIA, que fosse feita a inversão de posição, dando a Truli o terceiro e ao Hamilton o quarto lugar seria uma decisão sensata.

Spada
Spada
14 anos atrás

Deixar tudo como foi na ordem de chegada…..

Aliás, a F1 esta muito chata neste sentido, acho que daqui a pouco vão ter de ir ao Cartório para passar a escritura de uma ultrapassagem (com as devidas assinaturas dos pilotos reconhecidas).

Abs

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

A corrida é no asfalto, se o cara escapa da pista, o que o de trás vai fazer? parar o carro e esperar o outro voltar pra pista ? pra mim o Hamilton não deveria ter devolvido a posicão. A Mclaren errou ao dar essa ordem e ainda ferrou a si mesma e ao seu piloto.

FiveTech Power
FiveTech Power
14 anos atrás

Ahahahahaha….eu já disse e vou repetir..é uma estrela cadente..ou melhor decadente.

Eduardo Ligeiro
Eduardo Ligeiro
14 anos atrás

Resumindo .. Eu quero ver um dia se a FIA vai fazer isso com a Ferrari … Massa .. pode dar ré em algum GP que a FIA (leia-se ferrari) ainda vai te dar a vitória .. e olha que nem assim vc ganha campeonato.

Julio Masiero
Julio Masiero
14 anos atrás

Realmente começou, se o toque que o Rubinho deu no Kimi, desestabilizando a Ferrari e em consequencia fez a ultrapassagem, se tivesse sido o Hamilton, ele teria sido punido já durante a prova com uma ida aos boxes, mas como não foi……………..

Luiz Silva Ovidio
Luiz Silva Ovidio
14 anos atrás

Sera que com qualquer outro piloto a medida seria a mesma e por estas coisas que a formula 1, esta perdendo o encanto o vencedor de cada prova e o campeão vão ser conhecidos no tapetão ? ,veja-se a Braw que pode ser punida por ter um carro bom, vamos esperar para ver.

Nadson
Nadson
14 anos atrás

Vacilo da McLaren e incompetência da FIA.

kleber
kleber
14 anos atrás

FG
Finalmente um jornalista brasileiro que defende a coerência acima do patriotismo, O Hamilton não fez nada de errado, E a punição dele foi um absurdo, como o Trulli tambem, as posições da pista deveriam ser mantidas, mais uma vez a FIA começa querer aparecer mais que o campeonato, o Hamilton fez uma corrida fantastica, ao ldo do Alonso, levaram carros pessimos a pontuar, mais os caras sempre acham um jeito de punir a Mclarem, ela ser eternamente culpada.

Fabio Gasbarro
Fabio Gasbarro
14 anos atrás

Concordo com voce FG, Hamilton poderia ter ficado com o quarto posto, até porque eu teria acertado um palpite no BRV com o Alonso em sexto.

Abraço

Don Victor
Don Victor
14 anos atrás

Santa ignorância gente… parem de falar besteiras…. Tem gente falando q a Mclaren é culpada como Hamilton…. e agora quer comparar esse fato menor com toda as picaretagens assumidas da ferrari, schumacher e brawn…. isso eh um ultraje meus amigos, pensem antes de falar abobrinha!!

Putz, eh de ficar irritado isso… a decisão da fia foi totalmente errada em punir Trulli, depois mais errada em punir Hamilton. Parem e pensem, Trulli rodou e perdeu a posição (azar dele) qm mando ser ruim!!! Assim Lewis assume o segundo posto até ai td bem…. assim deveria continuar a corrida somente qdo os comissarios reordenassem a prova, Hamilton em 3 e Trulli em 4 por causa do seu erro escroto (oq nao foi feito)…

Era tão facil decidir, era só aplicar ao Hamilton sua posição merecedora, terceiro posto, e ao trulli, restava ocupar a sua posição que realmente lhe fora de direito, quarto posto!!!

E essa zona soh ocorreu por causa dessa fia que rouba dos ricos para dar aos acalentados dela!!! Estou indignado!!

EduardoRS
EduardoRS
14 anos atrás

Deviam banir as comunicações por rádio. Ia acabar muita dessa palhaçada que acontece na pista. Orientações, só via pit-board.

Bons tempos em que era esse o sistema, e também bons tempos em que não tinha tapetão em todas as corridas.

Bi
Bi
14 anos atrás

Isso!
Agora só falta desclassificar mais 13, e o massa também vai pra terceiro.
Fico imaginando um membro da FIA de terno, segurando um enveolpe e falando: And the podium goes to…

Roberto
Roberto
14 anos atrás

O Hamilton com estas atitudes, vai acabar atraindo a antipatia dos outros pilotos.
Vai virar recheio de sanduiche, ele esta dando milho pra bóde !!!!
Cuidado Dick Vigarista Jr. , muito cuidado !!!!!!!!!!!!!!

Saulo Novaes
Saulo Novaes
14 anos atrás

A MacLaren deu ‘migué’ sim, deu uma de joão-sem-braço p/ cima do Trulli e Hamilton sabia disso, afinal, está longe de ser burro. A Toyota ficou com medinho e tb não pôs a boca no trombone, deixando uma palavra contra a outra.

Meu veredicto?
– Deixem as posições como terminaram originalmente;
– Um puxão de orelhas fenomenal na Toyota p/ tomar coragem;
– Um pedido formal de desculpas a Trulli;
– Uns tapas no traseiro do Hamilton (dados pelo velho Max) e 5 posições a menos na próxima classificação;
– E uma multa milionária na MacLaren p/ largar mão de ser besta.

Simples assim.

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Que puuuuuuuta confa , caramba !!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

Acho que ainda tem muita gente misturando as estações.
Quando o Trulli foi punido, ele foi chamado para dar explicações, e sem saber que o próprio Hamilton recebeu ordem dos boxes para devolver a posição a ele, disse aos comissários que ultrapassou o Hamilton porque ele estava muito lento, pensou que tivesse com problemas.
Aí, os comissários chamaram o Hamilton, e perguntaram do porque dele estar tão lento, ai o rapazola disse que havia diminuido a velocidade porque estava olhando o painel por isso estava lento, mentira !!!!!!!!!!!!!!
Conclusão: Hamilton surpreso com a punição do Trulli, tentou tirar proveito, omitindo e mentindo aos comissários de prova sobre a tal ordem da McLaren, mentiu sobre a realidade dos fatos, ou seja deu uma de “João sem braço”.
Descoberta a tal ” sacanagem ” , a FIA puniu o Hamilton ( Dick Vigarista Jr. ) merecidamente, pois ele agiu de fé.
É isso ai !!!!!

ET: Ohhh, pessoal , menos, tem gente já colocando racismo em questão, dizendo que odeiam o Hamilton. O assunto aqui é F1, sendo branco ou negro, ok !!!!!!!!!

Abraço a todos.

Renatov
Renatov
14 anos atrás

FIARRARI………………………………………………………..

Saganski
Saganski
14 anos atrás

Zalex tem razão…
o Hamilton não mandou o Trulli passar…
o Trulli passou por conta propria enquanto Hamilton e McLaren estavam discutindo
SE deixariam o Trulli passar…
logo ninguem mentiu nem tentou forjar nada…
vixi… vai dar uma bagunça isso…

JOSE ALEXANDRE BARRETO
JOSE ALEXANDRE BARRETO
14 anos atrás

E cada dia que passa a F1 morre mais um pouquinho. Ah que saudades do tempo que corrida era apenas na pista!!!!!!!!!!!!

Marcos
Marcos
14 anos atrás

Mudei minha posição. Ora, se o Trulli saiu da pista com o safety car, azar o dele! Mas a McLaren mandou o Hamilton deixar o Trulli passar sim. E ele deixou. Então acho que o mais justo seria deixar o Hamilton em 3º e o Trulli em 4º mesmo, porque no final das contas ninguém fez nada de errado na hora, o Trulli apenas errou e deveria ter pago por isso.

AUGUSTO CESAR PARDINI
AUGUSTO CESAR PARDINI
14 anos atrás

Para raio ( ou Para-raio?) O Hamilton parece isso; onde tiver uma polêmica, cai uma parte na cabeça dele. Atração Fatal?!!!

Formiga
Formiga
14 anos atrás

O Hamilton omitiu o que ocorreu. Como puniram o outro pela omissão, mesmo ele sabendo do ocorrido sem se manifestar, ficou com cara de safado, o que eles não aceitam de jeito nenhum, e com ninguem.

Ricardo
Ricardo
14 anos atrás

Repito… o Hamilton e a Mclarem mentiram…

Diante do tal fato: punição neles.

São por essas e outras que esses gringos perdem de 10X0 para a gente.

Faz como o nosso Presidente, quando questionado sobre alguma coisa muito séria, diga: “Eu não sabia!!!”

É a saída clássica… cria-se um vácuo… um buraco negro… uma situação “non sense”… onde os envolvidos ficam a olhar para as paredes… funciona… e muito (pelo menos é o que atestamos por essas bandas). Uma dica… se o interlocutor for incisivo e repetir a pergunta…. basta apenas olhar nos olhos do mesmo e dizer: “Eu não sabia…”

Abraços

Imperador Ricardo Bigliazzi

AUGUSTO CESAR PARDINI
AUGUSTO CESAR PARDINI
14 anos atrás

Parece que falar a verdade, está mais dificil em tempos modernos. Basta um vislumbre de alguma vantagem, pronto! da-se um jeito de esconder uma informação que restabeleceria a justiça de uma ação. Não acredito no mau carater do Hamilton, parece apenas que ele é muito permeavel à orientação dos chefões, que veem sempre $$$ onde tiverem pontos em disputa.

Zalex
Zalex
14 anos atrás

Será que ninguém entendeu direito?!?!?
Hamilton não mentiu, McLaren não mentiu!
Se analisarem o audio verão que quando a McLarem manda o Hamilton deixar passar, o Trulli já tinha passado.
Sobre o Hamilton mentir, ele nunca mandou o Trulli passar! O que ele fez foi andar bem devagar pois estava esperando resposta da equipe, mas em nenhum momento fez aquele gesto caracterisctico com o braço, para que o Trulli passasse.
E aí Gomes, você estava certo em achar injusto o que fizeram com o LH.

Felipe Passos
Felipe Passos
14 anos atrás

Já está começando a palhaçada! A cada corrida que passa a F1 fica mais chata!

Henrique
Henrique
14 anos atrás

Acho que o mais errado nessa estória toda é a FIA. Está querendo achar um culpado para um erro que ela mesmo cometeu.
Não era pra punir o Truli, erraram, e pra dizer que não erraram disseram que foram enganados.

Silvio Rodrigues - RJ
Silvio Rodrigues - RJ
14 anos atrás

Se o Trulli tomou 25s, o Hamilton também deveria tomar punição idêntica. Agora, ficar em quarto lugar NÃO.

Ah, o assunto não é Felipe Massa e nem Ferrari.

Bruno S S Borges
Bruno S S Borges
14 anos atrás

Hamilton nao é odiado por todos nao. É odiado por aqueles que ACHARAM que o nosso (meu nao!) piloto brasileiro ia ser campeao em casa, depois de tantos e longos anos. Adorei aquele GP do Brasil ano passado! Foi demais!!!

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Pessoal, o motivo pela desclassificação não foi o ocorrido na pista, a FIA já mostrou isso vária vezes, o que ocorreu foi a tentativa do videogame driving tentar se fazer de bobo e passar a perna no Trulli, como foi muito bem lembrado por alguns que comentaram esses posts sobre o ocorrido, para o brasileiro a lei, regras e regulamentos é apenas um detalha que não deve ser levado a sério e quando é levado por instituições sérias o brasileiro logo brada “- palhaçada…” esqueçe que palhaço é ele que vive em uma sociedade de mais valia, ou seja quem mais tem mais vale…. para os esquecidos o que o Hamilton tetou fazer foi um fraude e para quem não sabe o que é ou já se esqueçeu como se define um afraude fui no “Orélio” e copie o verbete que vou colar abaixo para não restar dúvidas ok?

Segundo o Aurélio, dicionário da língua portuguesa:

Fraude. (Do lat. fraude) S. f. 1. V. logro (2). 2. Abuso de confiança; ação praticada de má-fé. 3. Contrabando, clandestinidade. 4. Falsificação, adulteração. Golpe. … 10. Manobra desonesta, com o fim de enganar, prejudicar, roubar outrem.

Guga.
Guga.
14 anos atrás

Ao que me parece, estaria tudo certo se não fosse o inacreditavel “migué” da McLaren. Será que em Woking alguém realmente acreditou que isso não daria em nada? Meio que amadora essa atitude.

Henrique Pinheiro
14 anos atrás

É Flavio… se o piloto também deu uma de joão-sem-braço ao ser perguntado sobre o que ocorreu, está certa a punição…

roberto
roberto
14 anos atrás

Piloto campeão mundial não pode ter este tipo de comportamento. Punição acertada.

Anderson Maciel
Anderson Maciel
14 anos atrás

Bem feito ao piloto e equipe, em 2007 como ja disseram, nada acontecia com Hamilton, sem contar os inumeros SC que incrivelmente soh beneficiavam ele, agora que a FIA resolveu ser justa estamos vendo o que realmente ele merece. Hamilton nao eh nenhum fenomeno nao, eh um piloto fabricado e mascarado atrás de regras quebradas e muita mas muita ajuda. Quero ver ele ser campeao este ano.

CELSO
CELSO
14 anos atrás

Ele fez uma corrida fantástica. Que fosse pra 4ª posição. Mas desclassificá-lo é um tremendo exagero. E esses comissários que se preparem melhor e procurem resolver as cisas imediatamente.

Ximê
Ximê
14 anos atrás

E a FIA? Quando faz estas cagadas, quem a pune? Ningúem…

Também achei exagerada a punição a Lewis, o cara não sabia o que fazer…por isso agiu certo perguntando os procedimentos, oras, se durante o safety car, o piloto que está a sua fente vai pra grama, você faz o que? Vai atrás dele também?

Mas parece que a punição foi ter mentido pra FIA, foi isso?

Isso ainda vai dar pano pra manga…

felipe siqueira
felipe siqueira
14 anos atrás

A FIA não interpretou como má fé a McLaren/Hamilton deixar Trulli passar. E sim quando Hamilton dissera uma coisa pros comissários (que estava distraído com o painel quando Trulli o passou) e outra pras TVs (que recebeu ordem da equipe para deixar Trulli passar).