Blog do Flavio Gomes
F-1

DE SAÍDA (3)

SÃO PAULO (só piora) – O passado recente das brigas entre equipes e FIA talvez faça com que a gente olhe meio desconfiado para o que está acontecendo agora, meio que pensando que já viu esse filme, e que no fim o mocinho beija a mocinha e segue o bonde. Mas não sei por quê, […]

SÃO PAULO (só piora) – O passado recente das brigas entre equipes e FIA talvez faça com que a gente olhe meio desconfiado para o que está acontecendo agora, meio que pensando que já viu esse filme, e que no fim o mocinho beija a mocinha e segue o bonde.

Mas não sei por quê, desconfio que desta vez a coisa pode ser um pouco mais pesada. A Ferrari lascou a lenha ontem. A Toyota, a Red Bull, a BMW Sauber e a Toro Rosso fizeram o mesmo. Hoje, a Renault. Novo comunicado oficial dizendo que sai da F-1 se a FIA mantiver o teto orçamentário.

O texto da Renault diz que a FOTA tem as mesmas ideias de conter os custos com propostas concretas para o período entre 2009 e 2012, e que não aceita a maneira que a FIA escolheu para impor sua decisão, estabelecendo um campeonato com dois regulamentos. “A FIA ignorou completamente as equipes”, diz a Renault.

Para a montadora francesa, a gestão do esporte deve ser “coordenada sob o espírito da consulta mútua entre todas as partes (FIA, FOM, FOTA)” para que se adote qualquer medida, e aí há uma sutileza importante: as equipes já se consideram parte integrante da administração da F-1 e com peso idêntico aos de Mosley (FIA) e Bernie (FOM).

O presidente da Renault (a equipe, não a montadora), Bernard Rey, diz no comunicado que o time não vai se envolver num campeonato que tenha dois conjuntos de regras diferentes. “Se levarem isso adiante, saímos no fim do ano.” Depois, Briatore fala: “Nós nos recusamos a aceitar uma gestão unilateral conduzida pela FIA. Se as decisões do Conselho Mundial de 29 de abril não forem revistas, não teremos outra escolha que não seja deixar a F-1”.

Mais uma frase que deve ser lida não como sendo de Briatore, mas de todas as equipes insurgentes: não se aceita mais o poder unilateral da FIA.

Começou a revolução. Brawn, Force India e McLaren ainda não se manifestaram individualmente. A Williams já o fez, dizendo que vai correr no ano que vem, do jeito que for, até porque não sabe fazer outra coisa. O racha entre os times, algo que Max deseja, está começando. Mas é provável que McLaren e Force India se alinhem aos “revolucionários” — a McLaren reluta porque vem levando muita cacetada, ultimamente.

A Brawn… Eu apostaria que a Brawn vai ficar do lado da Williams, ao menos no início.

O curioso é que enquanto Bernie vai à imprensa a cada ameaça de deserção para chamar todos de estúpidos e cafajestes, a FIA nada diz.