Blog do Flavio Gomes
F-1

NELSINHO, GLOBO, GALVÃO…

SÃO PAULO (sem sono) – Curiosas, as coisas. Recebi agora à noite alguns e-mails e notei em comentários abaixo que tem um monte de gente em polvorosa porque “o Galvão anunciou a saída do Nelsinho da Renault”. Anunciou? O Galvão agora é porta-voz da Renault? Vamos colocar ordem nos fatos. Primeiro, a saída não foi […]

SÃO PAULO (sem sono) – Curiosas, as coisas. Recebi agora à noite alguns e-mails e notei em comentários abaixo que tem um monte de gente em polvorosa porque “o Galvão anunciou a saída do Nelsinho da Renault”.

Anunciou? O Galvão agora é porta-voz da Renault?

Vamos colocar ordem nos fatos. Primeiro, a saída não foi confirmada. E, se for, tenham certeza de que Galvão e a Globo não anunciaram porra nenhuma.

Galvão e a Globo ignoraram essa informação, a possível saída de Nelsinho, até o fim de semana do GP da Alemanha. E essa informação, a possível saída de Nelsinho, vem sendo repisada por dezenas de veículos de comunicação há meses. Quem acompanha a F-1 pelo Grande Prêmio, meu site, comandado por Victor Martins & seus asseclas, sabia havia bastante tempo que existia uma cláusula de performance no contrato de Piquet-pimpolho, e que ela poderia ser evocada a partir do GP da Alemanha para uma possível dispensa do piloto — o que, é bom dizer mais uma vez, ainda não foi confirmado.

O engraçado disso tudo é essa história de dizer que “Galvão anunciou” e pedir que eu comente.

Pois comento. A notícia não é que o Nelsinho vai sair da Renault. Essa, quando for confirmada, será notícia velha. A notícia, no caso do “anúncio” do Galvão, é: a Globo descobriu agora que Nelsinho pode ser despachado pela Renault. Porque até a moça da Globo dar a informação na transmissão do fim de semana, em nenhum momento — repito, nenhum — a emissora tocou no assunto em seus telejornais ou programas esportivos. Ao contrário. Lembro vagamente de comentários, nas transmissões ao vivo, na linha “andam dizendo que o Nelsinho vai ser mandado embora, notícias que saem em sites por aí, esses sites dizem muita besteira, é tudo especulação” etc.

Na semana passada, quem levantou a bola de novo, na quarta ou quinta-feira, não lembro, foi a “Auto Motor und Sport” alemã. O assunto, pela importância da revista, foi novamente às manchetes dos sites especializados, já que havia a iminência de uma demissão. Eu mesmo comentei algo aqui.

Aí vem a Globo, atrasada, e “anuncia”? E neguinho pede para eu comentar o “anúncio” da Globo?

É o mesmo caso da gravidez da mulher de Felipe Massa. Eu dei a notícia aqui neste blog em minúscula nota, até pela irrelevância do fato — ele só é relevante para o casal e seus familiares, esticar o assunto é cair na tentação de fazer fofoca, querer dar uma de íntimo, na linha de “Caras”. Algumas semanas depois Galvão abriu uma transmissão de um GP qualquer dizendo: “Agora é oficial: vem aí o Filipinho!”. Lembram? Achei o máximo. Enquanto a notícia estava num blog, ou num site, ou na puta que o pariu, era apenas um boato. Quando Galvão anunciou, passou a ser oficial. E a moça, evidentemente, já estava “oficialmente” grávida quando dei a notícia. Perguntem ao obstetra dela. Desconfio que ela não ficou “oficialmente” grávida apenas quando Galvão Bueno ficou sabendo, ou quando deu a notícia.

Adoro o Galvão. Ao contrário do que muita gente deve imaginar, porque vivo criticando a postura jornalística da Globo, que ele encarna e representa como ninguém, me dou bem com ele, nos abraçamos quando nos encontramos, não há hostilidade alguma entre nós. Somos colegas de profissão, viajamos juntos dezenas de vezes, dividimos mesas em jantares, tomamos grandes porres, ficamos nos mesmos hotéis, boa parte da minha carreira foi cumprida em sua companhia e na de outros grandes amigos em mais de 18 anos de F-1.

Minha cantilena toda sobre esse assunto, portanto, não é pessoal, um ataque ao Galvão, ou a quem quer que seja. É apenas uma constatação de que a Globo continua sendo arrogante e prepotente em seu pseudojornalismo esportivo (custa mencionar as fontes, dizer que a revista X deu a informação antes de todo mundo, ou que o site Y descobriu antes do que todos?), e que infelizmente muita gente que consome informação, inclusive de outros veículos em várias mídias, continua achando que qualquer merda só é oficial quando sai na Globo.

Ora, vão caçar.