MENU

terça-feira, 14 de julho de 2009 - 1:18F-1, Imprensa

NELSINHO, GLOBO, GALVÃO…

SÃO PAULO (sem sono) – Curiosas, as coisas. Recebi agora à noite alguns e-mails e notei em comentários abaixo que tem um monte de gente em polvorosa porque “o Galvão anunciou a saída do Nelsinho da Renault”.

Anunciou? O Galvão agora é porta-voz da Renault?

Vamos colocar ordem nos fatos. Primeiro, a saída não foi confirmada. E, se for, tenham certeza de que Galvão e a Globo não anunciaram porra nenhuma.

Galvão e a Globo ignoraram essa informação, a possível saída de Nelsinho, até o fim de semana do GP da Alemanha. E essa informação, a possível saída de Nelsinho, vem sendo repisada por dezenas de veículos de comunicação há meses. Quem acompanha a F-1 pelo Grande Prêmio, meu site, comandado por Victor Martins & seus asseclas, sabia havia bastante tempo que existia uma cláusula de performance no contrato de Piquet-pimpolho, e que ela poderia ser evocada a partir do GP da Alemanha para uma possível dispensa do piloto — o que, é bom dizer mais uma vez, ainda não foi confirmado.

O engraçado disso tudo é essa história de dizer que “Galvão anunciou” e pedir que eu comente.

Pois comento. A notícia não é que o Nelsinho vai sair da Renault. Essa, quando for confirmada, será notícia velha. A notícia, no caso do “anúncio” do Galvão, é: a Globo descobriu agora que Nelsinho pode ser despachado pela Renault. Porque até a moça da Globo dar a informação na transmissão do fim de semana, em nenhum momento — repito, nenhum — a emissora tocou no assunto em seus telejornais ou programas esportivos. Ao contrário. Lembro vagamente de comentários, nas transmissões ao vivo, na linha “andam dizendo que o Nelsinho vai ser mandado embora, notícias que saem em sites por aí, esses sites dizem muita besteira, é tudo especulação” etc.

Na semana passada, quem levantou a bola de novo, na quarta ou quinta-feira, não lembro, foi a “Auto Motor und Sport” alemã. O assunto, pela importância da revista, foi novamente às manchetes dos sites especializados, já que havia a iminência de uma demissão. Eu mesmo comentei algo aqui.

Aí vem a Globo, atrasada, e “anuncia”? E neguinho pede para eu comentar o “anúncio” da Globo?

É o mesmo caso da gravidez da mulher de Felipe Massa. Eu dei a notícia aqui neste blog em minúscula nota, até pela irrelevância do fato — ele só é relevante para o casal e seus familiares, esticar o assunto é cair na tentação de fazer fofoca, querer dar uma de íntimo, na linha de “Caras”. Algumas semanas depois Galvão abriu uma transmissão de um GP qualquer dizendo: “Agora é oficial: vem aí o Filipinho!”. Lembram? Achei o máximo. Enquanto a notícia estava num blog, ou num site, ou na puta que o pariu, era apenas um boato. Quando Galvão anunciou, passou a ser oficial. E a moça, evidentemente, já estava “oficialmente” grávida quando dei a notícia. Perguntem ao obstetra dela. Desconfio que ela não ficou “oficialmente” grávida apenas quando Galvão Bueno ficou sabendo, ou quando deu a notícia.

Adoro o Galvão. Ao contrário do que muita gente deve imaginar, porque vivo criticando a postura jornalística da Globo, que ele encarna e representa como ninguém, me dou bem com ele, nos abraçamos quando nos encontramos, não há hostilidade alguma entre nós. Somos colegas de profissão, viajamos juntos dezenas de vezes, dividimos mesas em jantares, tomamos grandes porres, ficamos nos mesmos hotéis, boa parte da minha carreira foi cumprida em sua companhia e na de outros grandes amigos em mais de 18 anos de F-1.

Minha cantilena toda sobre esse assunto, portanto, não é pessoal, um ataque ao Galvão, ou a quem quer que seja. É apenas uma constatação de que a Globo continua sendo arrogante e prepotente em seu pseudojornalismo esportivo (custa mencionar as fontes, dizer que a revista X deu a informação antes de todo mundo, ou que o site Y descobriu antes do que todos?), e que infelizmente muita gente que consome informação, inclusive de outros veículos em várias mídias, continua achando que qualquer merda só é oficial quando sai na Globo.

Ora, vão caçar.

381 comentários

  1. ANTONIO MESQUITA disse:

    O porta voz da globo “Galvão Bueno” é o “CARA”
    Entende de tudo, futebol, até corrida de carrinho de rolimã.
    O cara sabe tudo e, por saber muito, não entende nada.
    O cara é um mala.
    Imagina ele como sindico da formula 1.
    Fala serio. o cara já morreu e não sabe.

  2. Julio Cesar disse:

    Não compreendo tamanha polêmica. É a opinião Flávio Gomes e pronto. (Poderia ser a minha ou a de qualquer um de nós que acessa o Grande Prêmio).
    Analisando as palavras do Flávio, penso que ele está certo em várias coisas, principalmente no “oficial” da Globo (e seus “filhos”: SporTV, Globo News, etc). Tá certo que
    é a maior empresa de comunicação do Brasil, é a maior rede de televisão e dificilmente perderá esta condição algum dia. Mas não é a dona da verdade.
    Cada jornalista, cada emissora de rádio ou TV, jornal, revista, site, seja lá o que for, tem a oportunidade noticiar algo em primeira mão (considerando este algo, coisas relevantes em cada segmento, bem apurado e com fontes seguras).
    Sou jornalista também, troquei poucas palavras com o Galvão em algumas oportunidades aqui em Curitiba (no Autódromo e num jogo da seleção brasileira no falecido estádio do Piheirão). Não posso afirmar se ele é gente boa ou não porque foram poucos minutos, mas, pelo menos, atencioso ele foi (o que nem sempre acontece com “pseudo-estrelas”). Mas, conheço colegas que viajaram muitas vezes, atém em Copa do Mundo e ressaltam que o Galvão usa e abusa da camaradagem, até pelo estilo carioca.
    Nem por isso vou dizer que adoro ele transmitindo, até porque tá um saco ultimamente. Pra mim, atualmente, os melhores narradores esportivos de TV chamam-se Milton Leite e João Palomino.
    E para terminar, quanto ao Nelsinho, ele teve a chance dele (até demais), assim como o Bourdais na Toro Rosso e piloto de F1 é igual a técnico de futebol no Brasil: vive de resultados. Se não aparecer, tem outros tantos querendo o lugar dele.

  3. Flávio,

    Seu blog é muito bom, mas MELHORES AINDA são as suas respostas aos comentários. Patadas espetaculares… Essa aí no Dio Sarraceni (11;49) vai pra lista das 10 melhores. Ri hectolitros.

  4. Carlos Alberto da Silva Dias disse:

    Flavio, sou seu fã, assisto o programa da ESPN, agora este comentário, tentando salvar o Galvão, pegou mau, se voce gosta dele, azar seu, eu o acho, como a Globo, um idiota que acha que sabe tudo, tem opinião sobre tudo e mais desinforma do que informa.
    Quem faz jornalismo sério informa, esclarece, divulga os fatos e coloca os dados que certificarão seus fatos.
    O Nelsinho esta sendo queimado e ninguém esclarece que a Renault nunca lhe deu a minima condição, pelo menos, igual ao Alonso para mostrar do que ele é capaz, o carro é bichado e nem o Alonso consegue grande coisa ou quase nada e porque crucificar um novato que recebe um carro bichado e ainda pior do que seu companheiro.
    É por estas e outras que verdades viram mentiras, mentiras viram verdades, demonios viram anjos etc.
    A Globo so tem opinião quando lhe interessa, do contrário, limita-se a informar, sem qualquer opinião e jornalismo somente informativo é tendencioso e dirigido.

  5. Dio Sarraceni disse:

    Pô, Flávio, você escreve bem, tem algumas interpretações interessantes sobre as coisas, mas deve ser um cara muito infeliz e recalcado por ser esquecido pela grande mídia. É óbvio que o Galvão fala muita besteira, mas dessa vez o cara não fez nada de mais, só deu uma informação NOVA e que provavelmente era quente, mas o que foi esse ataquezinho ridículo, cara? Tem necessidade disso? Cade sua ética profissional? O bom senso? A tranquilidade? Cara, na boa, vá fazer uma terapia, você tem muitos problemas mal resolvidos. Com essa atitude você envergonha nossa classe de jornalistas, que ja anda tão avacalhada ultimamente. Pense nisso.

    RESPOSTA DO FG:

    Realmente sou esquecido da grande mídia. Trabalhei no maior jornal do país, nas duas maiores rádios do Brasil, sou colunista do maior jornal esportivo da América do Sul, tenho o maior site de automobilismo brasileiro, estou num dos maiores portais de internet do país e trabalho na maior emissora de esportes do mundo.

  6. nilton disse:

    o dia que o Reginaldo sair de lá, passo a assistir as provas sem som, assim não estrago meu humor !!!

  7. Nilson disse:

    Só sintonizo a globo para assistir à formula 1 ou quando ela resolve transmitir um jogo do Palmeiras.No mais acho seus apresentadores Robôs Adestrados.
    Obs:sou um cara de sorte a minha esposa detesta novelas.

  8. ana maria ferreira disse:

    não sou catedratica em nemum esporte mas me emociono choro de verdade quando um brasileiro vai para podio ganha medalha, ogalvão torce tanto que chega a secar os meninos ,o volei femenino perdeu medalha , o menino da ginastica diego caiu o rubinho quebra o nelsinho para a seleção saiu das finas olímpicas em todas quem estava comentando ele o sabe tudo de esport da vênus platinada sera?concidencia o ele seca pimenteira vamos pesquisar ou esta com validade vencida . NELSINHO O QUE É DO HOMEM O BICHO NÃO COME SIGA ENFRENTE TEUS ANJOS E O UNIVERSO CONSPIRAM A FAVOR DOS BONS .

  9. Ironiafina disse:

    Uma frase que define seu comentário: “O que brigam, são as idéias, não as pessoas”.

    Ainda bem que existe o contraditório!

  10. FUTURO disse:

    PÕ VELHOS FALAR DA GLOBO, DO NELSINHO E DO GALVÃO, NÃO DÁ, VOU PRA OUTRO POST!!!!FUIIIIII!!!

  11. Zé-Taubaté disse:

    É isso aí, Flavinho! Bota pra f. mesmo!!!!! Esse mala desse Galvão parece ter poderes extraterrenos neste nosso paizeco! E todo mundo diz amém.

  12. Décio K. Sete disse:

    Não sei o que é pior: O Galvão Bueno narrando e comentando as corridas de fórmula 1, o Luciano do Vale narrando a fórmula Indy ou o Ivan Zimmermann da ESPN narrando a Nascar.
    O Galvão Bueno, extremamente vaidoso, quer ser mais importante do que o evento que narra. O Luciano do Vale já morreu, só se esqueceu de deitar. Fala tantas bobagens quanto o Galvão Bueno e o tal de Ivan Zimmermann não sabe absolutamente nada de automobilismo.
    Não sei com base em quê que as respectivas emissoras de TV insistem em manter esses imbecís narrando provas automobilísticas. Alguém pode me explicar????

  13. E AGORA GALVÂO?????? disse:

    ehehheheh, fui mal…………..desculpa ai viu gente………………kkkkkkkkkkkkkkk

  14. A. CESAR PARDINI disse:

    Tudo indica que a rede Globo está fazendo um esforço danado para arrefecer o animo narrativo do Galvão. O método é o seguinte: Aumente de forma exagerada o ruido de fundo dos formulas, encobrindo totalmente o que é dito pela trinca ,Galvão, Reginaldo e Burti. Ainda não conseguiram a calibragem perfeita, mas os sonoplastas estão se esforçando. No futebol da copa das Nações, consegui escapar vendo ( e ouvindo) o Luciano do Valle.

  15. Rodinei Campos da Silveira disse:

    Galvão Bueno, sempre com aquele ar de todo-poderoso…

  16. Raquel disse:

    Então…
    Novidade nenhuma, até porque o que Galvão fez dar voz a rádio paddok, o Nelsinho é figurinha carimbada, a despeito do pai tri campeão! fará falta nenhuma…
    Em tempo…lembrando que todos os “nossos” pilotos atualmente primam pela insignificancia….
    Piloto bom era o Schummyyyyyyyy…
    bjão

  17. Adriano Australiano1980 disse:

    Não sei se sou só eu que acho isso.. mas não apenas no esporte, a Globo faz um mal assombroso para o Brasil.

  18. Lucas disse:

    A REDE GOEBBELS, sempre manipulando informação!

  19. Vasilli disse:

    hahahahahha adorei o comentário da Maria:

    “infelizmente eu espero a confirmação na única emissora que respeita o público no momento”

    A inteligência é mesmo transparente para quem não tem nenhuma.

  20. Josiel Barreto disse:

    Chuuuuuuuuuuupa GALVÃO e chuuuuuuuuupa viuvinhas!!!!!!!!!!!!!

    Nelsinho ainda está firme e forte.

    Ei quero ver é esse sobrinho da BICHA. Quero ver se é melhor que o Nelsinho. Para mim é mais nome que tudo.

    Pelo menos o Nelsinho fungou no cangote do Hamilton na GP2.

    Salve Nelsinho e o Nelsão também……………………………

  21. Alexei Michailowsky disse:

    Flávio, Galvão faz parte de um tempo que não existe mais. Já fez tudo o que poderia fazer. Nada mais que fizer será necessário para alterar o que a história diz e dirá a seu respeito. Mas os tempos mudaram. Depois de tantos anos fica insuportável assistir a um GP com sua narração. Tudo na vida precisa evoluir. Galvão está velho e seu estilo está ultrapassado.
    De uma certa forma ele é um Fisichella: está envelhecendo, não vai acrescentar grandes coisas ao currículo e sua presença já deu. Mas, teimosamente, C.E.Galvão Bueno diz: “daqui eu saio só no caixão, como meu irmãozinho Ayrton”. Ganha rios de dinheiro para fazer uma narração obsoleta… bem, a Globo é obsoleta, mas ainda enche o saco.

  22. Alex disse:

    Pior e nojento e vergonhoso e recheado de puxasaquismo foi o dia que Galvão (o homi que tem mais amigo neste mundo) pediu para ZezéDeCamargoEluciano, que estavam no programa, cartar uma musica para minha amiga: a mulher do massa.
    quáquyáquá
    vaiu ser cara de pau assim em Uganda

  23. Alex disse:

    perdão: assistem, lêem e acham

  24. Alex disse:

    Infelizmente são pessoas que (apenas) assiste o JN e lê a Veja e acha que é um poço de informação. Vão pra mesa do barzinho discutir política. Claro, minutos de ceva depois são desmascarados. JN, Globo (e seus produtos) Veja, Folha não sai mais fontes fidedignas de informação.
    Alguém aqui duvida?

  25. Fabio Peixoto disse:

    “Com tantas mentiras ,fofócas,especulações vinculadas na mídia diariamente,infelizmente eu espero a confirmação na única emissora que respeita o público no momento.”

    PUTZ, ela tá mesmo dizendo que a única emissora que respeita o público no momento é a Globo!!!!!!!

    E quer saber o pior? Duro nem é ler isso…

    Duro mesmo é saber que a grande maioria da população é analfabeta funcional (sabe ler as palavras, mas não sabe interpretar o que lê) e pensa igualzinho a essa senhora…

    Taí, Flávio… de brinde pra você, um exemplo perfeito de “c.q.d.” (como queríamos demonstrar) pra ilustrar sua teoria.

  26. Gino Paolo disse:

    O Galvão pra variar esta sempre errado ….

    Já reparou, que a Globo não entrevista o Nelsinho antes da largada, mesmo ele largando na frente o Massa …..

    Fator é unico, o Nelsinho é filho de Nelson Piquet, que sempre foi rival de Ayrton Senna, que é amigo de Galvão Bueno, está explicado …

  27. Otto Lima disse:

    Apesar de mais uma “barriga” de Galvão Bueno e da Globo, a fila andou: na STR, sai o francês Sebastian Bourdais e entra o espanhol Jaime Alguersuari, atual campeão da F-3 inglesa. Com apenas 19 anos, Jaime entrará para a história no GP da Hungria como o piloto mais jovem da F-1.

    http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/MSNNoticia_conteudo.vxlpub?hnid=42537

  28. nikitifla disse:

    E agora, Galvão? E agora, Globo?

  29. Ty G disse:

    Olha ai FG, vc brigou por nada meu caro!!!!!!!!!!!

    o nelsinho não foi demitido, e vc ficou brigando por quem deu a noticia primeiro… e BLA BLA BLA

    e a no site da globo fala q o galvão errou ….

    viu meu velho !!! aprenda a ficar quieto……

  30. Roberto Alves disse:

    NOSSA COMO AS PESSOAS SÃO LIGADAS NA GLOBO!
    É por isso que ela é lider de audiência no Brasil. Gostaria de avisar que existe outros canais de tv’s, por acaso vocês já experimentaram?
    Agora o que vem acontecendo com o Nelsinho é lamentável. O desempenho dele na realidade está fraco e me parece que o carro também não ajuda. Espero que ele continue na Formula 1 na mesma equipe ou noutra equipe.
    Vamos far tambem da Band; Não é a primeira vez que eu estou assistindo uma corrida de Formula Indy e a Band para de transmitir a corrida para transmitir futebol, e o pior de tudo, um joguinho qualquer. Isto chama-se falta de respeito com o telespectador e com o admirador da Formula Indy. É por isso que a Globo é a Globo, com Galvão ou sem Galvão ela tem respeito pelo telespectador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>