Blog do Flavio Gomes
F-1

MCLAREN X MERCEDES

BRATISLAVA (fechou o tempo) – Mais uma do Saward, que ajuda a jogar algumas luzes sobre as negociações entre Mercedes e Brawn GP. Para quem não sabe, são fortes os rumores de que a montadora vai comprar uma boa parte do time marca-texto. E começam a ficar fortes, também, os rumores sobre um divórcio entre […]

mp412cBRATISLAVA (fechou o tempo) – Mais uma do Saward, que ajuda a jogar algumas luzes sobre as negociações entre Mercedes e Brawn GP. Para quem não sabe, são fortes os rumores de que a montadora vai comprar uma boa parte do time marca-texto. E começam a ficar fortes, também, os rumores sobre um divórcio entre Mercedes e McLaren — a empresa alemã detém 40% da equipe inglesa e estaria disposta a se desfazer da participação.

O motivo: o novo brinquedinho de Ron Dennis, que agora cuida dos carros de rua da McLaren. “De rua” é modo de falar. Vejam aí na foto o primeiro deles, o MP4-12C (mais imagens aqui). É um F-1 com faróis. Ocorre que, segundo Saward, Dennis quer transformar a marca McLaren numa espécie de “Ferrari inglesa”, uma grife de supercarros, e isso vai acabar levando o grupo a fazer seus próprios motores — terceirizando, claro; na prática, colocando o nome na tampa do cabeçote, como já está fazendo com esse carro, lançado no começo de setembro.

O passo seguinte seria usar tais motores na F-1, mesmo, para ajudar a divulgar seus produtos. E a Mercedes, de parceira, viraria concorrente. Aliás, na história dos carrões já é, de certa forma: a montadora apresentou outro dia em Frankfurt o SLS AMG, que concorre na mesma faixa de mercado.

Faz sentido, o raciocínio do colega inglês. A Brawn seria a válvula de escape dos alemães para não perder espaço na F-1.