MCLAREN X MERCEDES

mp412cBRATISLAVA (fechou o tempo) – Mais uma do Saward, que ajuda a jogar algumas luzes sobre as negociações entre Mercedes e Brawn GP. Para quem não sabe, são fortes os rumores de que a montadora vai comprar uma boa parte do time marca-texto. E começam a ficar fortes, também, os rumores sobre um divórcio entre Mercedes e McLaren — a empresa alemã detém 40% da equipe inglesa e estaria disposta a se desfazer da participação.

O motivo: o novo brinquedinho de Ron Dennis, que agora cuida dos carros de rua da McLaren. “De rua” é modo de falar. Vejam aí na foto o primeiro deles, o MP4-12C (mais imagens aqui). É um F-1 com faróis. Ocorre que, segundo Saward, Dennis quer transformar a marca McLaren numa espécie de “Ferrari inglesa”, uma grife de supercarros, e isso vai acabar levando o grupo a fazer seus próprios motores — terceirizando, claro; na prática, colocando o nome na tampa do cabeçote, como já está fazendo com esse carro, lançado no começo de setembro.

O passo seguinte seria usar tais motores na F-1, mesmo, para ajudar a divulgar seus produtos. E a Mercedes, de parceira, viraria concorrente. Aliás, na história dos carrões já é, de certa forma: a montadora apresentou outro dia em Frankfurt o SLS AMG, que concorre na mesma faixa de mercado.

Faz sentido, o raciocínio do colega inglês. A Brawn seria a válvula de escape dos alemães para não perder espaço na F-1.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Valter Prieto
Valter Prieto
14 anos atrás

Xiiiiiiiii!!!!!!!
se o Dennis quer fazer a marca McLaren uma Ferrari inglesa, vai ter que baixar o padrão de seus carros. Isso é mal.
Longa vida ao McLaren F1, o melhor de todos, sempre.
Ferrari é chata.

Sanzio
Sanzio
14 anos atrás

“É um F-1 com faróis.”
Opa!!!! Avisem o Galvão que agora dá pra correr tranquilo na Malásia! \o/ \o/ \o/

Felipe Leite
Felipe Leite
14 anos atrás

E pra quem conheceu o blog do Joe Saward agora, e gostou do que o cara tem a dizer, uma dica: tem um podcast britânico (www.sidepodcast.com) que toda semana seguinte a uma corrida publica uma longa conversa com ele. Esse programa é o “An Aside With Joe”. O último disponível é o pós-Cingapura: http://www.sidepodcast.com/2009/09/30/an-aside-with-joe-guardians-of-a-tradition/

O pós-corrida do Japão ainda não saiu, mas já está disponível o ótimo F1 Debrief que é publicado toda segunda pós-GP: http://www.sidepodcast.com/2009/10/05/f1-debrief-he-forgot-to-turn-damage-off/

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
14 anos atrás

Pelo o que eu entendi, é o seguinte: Existem duas empresas diferentes. A primeira é a Mercedes McLaren (a equipe da F1) que tem como socia majoritaria a Mercedes, e minoritarios, um fundo arabe e a McLaren Holding. A segunda empresa é a McLaren Cars (a fabrica de super esportivos) que pertence a McLaren Holding (Ron Dennis e familia Ojjeh). Portanto, quem vai concorrer com a Mercedes é uma empresa que é socia da mesma em outro negocio (muito lucrativo, por sinal). É bem mais coorente a Mercedes comprar os 60% da McLaren do que a Brawn inteira, não tanto pelo dinheiro, e sim pelo trabalho já desenvolvido a anos. Já o inverso é mais complicado ainda, pois a McLaren Holding não teria o capital necessario agora, depois de ter investido milhões na implatação do programa de superesportivos. A participação na Brawn tem muito a ver com lucratividade da própria Mercedes McLaren, o plano é oferecer a maior gama de serviços o possível para 3 equipes boas (McLaren, Brawn e Force India). Padronizando cambios, motores, eletronica e prestando consultoria em enganharia, as clientes se tornam equipes mais enxutas, e menos caras, e a principal lucra bastante com isso tudo. Bom, mas isso não tem a minima importancia, o que importa mesmo é que Ron Dennis tem que se sentir intimado a por esses carrinhos na nova FIA GT1!

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
14 anos atrás

Esse carro da McLaren é mais que uma jóia!
Lindo, muito lindo!!!!

MSM
MSM
14 anos atrás

Dois belos carros, mas gostei mais do estilo da Mclaren. O Mercedes ficou estilo retrô.

vitão
vitão
14 anos atrás

Li em algum lugar que o desenvolvimento do motor foi feito pela Ricardo, empresa de engenharia que assessora várias empresas. Acho que a decisão da McLAren é coerente, assim não fica atrelada ‘a estratégia de mercado de uma corporação gigantesca, e pode alavancar o nome. Aliás, dizem que era o plano do Bruce, pena que ele morreu antes, e o Tyler brecou .

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Em quanto tempo isso aconteceria (Mclata fazer os propios motores)???

O motor Mercedes é o melhor da temporada… a alemãozada acertou a mão no bruto… seria engraçado ver a cara do Hamilton quando tirassem o verdadeiro brinquedinho que ficar em suas costas.

A Brawn deu mostras a Mercedes que a Mclarem não seria a unica via dentro da F-1…

Um dos posts acima fala de uma possibilidade de compra da parte de motores da BMW pela fabrica inglesa… para mim isso soa um pouco improvavel, pois na divisão de motores da BMW encontram-se varios segredos estratégicos da fabrica alemã… porém, se não me engano o primeiro Mclata de rua tinha motor BMW… e andava muito… o que indica que pelo menos elas já conversaram bastante a um tempo atrás.

Que a Mclata tenha sorte e competencia para se estabelecer nesse mercado tão exclusivo de super-carros. Pois enfrentar a Ferrari, Mercedes, BMW, Porsche e outras famosas marcas não é tão facil assim.

Segue o jogo… pensando bem acho que o mundo tem milionarios suficientes para comprar essas belezuras

Abraços

Imperador
Na fila para comprar uma MP4-12C (cor de laranja – “sólida”).
.

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás

Tá !!! É interessante ! Quem compra quem, quem investe em quem, é russo que compra , é arabe que compra , é fulano que foi revelação em Formula tal e é grande promessa , blá , blá , blá …..Na boa ; e corrida aonde é que fica nisso tudo ??? Formula 1 (infelizmente) tá ficando cada vez mais chata !!! Ao menos serve pra curar insônia !!!

Valete
Valete
14 anos atrás

O MP4-12C convenhamos é mais bonito, tem mais jeito de bólido superesportivo.

Realmente o Mercedes lembra muito os Viper.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
14 anos atrás

Trágico. É uma bela parceria. Arrisco a dizer que, se a Mercedes abrir mão da Mclaren e não conseguir competir por títulos, tira o time de campo, assim como fez a BMW.

Tássilo Vinicius
Tássilo Vinicius
14 anos atrás

Estava demorando a mclaren produzir seus motores tecnologia para isso tem. Pegarão da Mercedes coisa do Sr dennis,agora tinha que ser Bruno Senna no lugar do kovalaini.

Marcos Barcellos Goulart
Marcos Barcellos Goulart
14 anos atrás

Quem esta vindo para 2010 numa equipe nova, ou a Force Indy e o Bruno Sena, esse ai pode gravar o nome ele vai dar o que falar, presta atênção nesse nome: Bruno Sena.

Mendes
Mendes
14 anos atrás

O Nelsinho é que se deu bem. Vai correr nos EUA e sair dessa sujeira que é a F1.

Feliciano
Feliciano
14 anos atrás

O problema do Barrica não é ele estar querendo trocar de equipe, na Brawn ele esta totalmente descartado, não disse a que veio, não vai conseguir segurar nem o vice campeonato, a sorte dele é que não dá para o Weber chegar nos seus pontos, senão nem o terceiro ele comemoraria.

Carlos Adriano
Carlos Adriano
Reply to  Feliciano
14 anos atrás

Esse Webber deve ser muito ruim mesmo. Onde já se viu ficar quase 20 pontos atrás do “descartado” Rubens. E o Vettel então, demorar 17 corridas para ameaçar a 2ª colocação do “descartado” Rubens. E ainda tem equipe maluca a fim de contratar o “descartado” Rubens. Esse mundo tá louco mesmo.

Henrique
Henrique
14 anos atrás

No caso de troca de equipe por parte do Rubinho, não me parece ser uma coisa unilateral dele, pode ser algum jogo de Marketing pra deixar a dupla mais nova e mais expoente. O Ross deixou bem claro que iria manter o Rubinho pela experiência, então não sei se é uma escolha pessoal do Rubinho.

Eu
Eu
14 anos atrás

Não sei se o Rubens Barrichello ira poder competir de igual para igual em outra equipe. Acho arriscado a troca.

Levi Davet
Levi Davet
14 anos atrás

O motor do MP4-12C é 100% desenvolvido pela McLaren e é muito forte. 600 cv num motor 3.8 turbo é um estábulo pra ninguém botar defeito.

Dizem que a McLaren quer comprar a divisão de motores F1 da BMW e pôr sua marca neles, mas por enquanto é boato…

E esse SLS AMG é feio que só ele.

DINO
DINO
14 anos atrás

Eu acho que a tendencia é diminuir o tamanho dos motores e aumentar o uso de compressores Pois variando o turbo e a eletronica pode-se usar o mesmo motor em diversos carros, alem de economizar no peso. Mas ainda concidero o f1 maclarem o melhor de todos.

ra
ra
14 anos atrás

mAS A Mercedez já não é dona de 40% da maclaren? Assim não da para se concorrente se são do mesmo dono!

JULIO DIAZ
JULIO DIAZ
14 anos atrás

acho que não existe a possibilidade da Mc Laren ameaçar comercialmente a mercedez, ferrari, ou até mesmo porche e lamborguini, são carros muito mais caros que servem apenas para sultões e grandes celebridades se auto promoverem.

R/T
R/T
14 anos atrás

A McLaren está tentando comprar a unidade de motores de F1 da BMW, em Munique, ainda ta meio em sigilo a história mas aparenta ser plausivel, já que seria um “troco” na principal rival da BMW

Sidewinder
Sidewinder
14 anos atrás

Agora eu quero ver se, caso a McLaren comece a fazer bólidos ruins, o Hamilton irá manter a palavra de que representará o time até se aposentar.

andrebz
andrebz
14 anos atrás

noticias de mercedes e mclaren temos em abundancia, quero saber de Gerd

Luis Nunez
Luis Nunez
14 anos atrás

“É um F-1 com faróis”
Pronto agora o Galvão Bueno pode ficar tranquilo nas provas da Malásia rsrsrs

Andre Decourt
14 anos atrás

Sou muito mais a merça !

jugger
jugger
14 anos atrás

Burrice de Rubinho se sair da Brawn… dirigir para o circo mambembe de Tio Frank ao invés da Equipe Oficial da Maclaren…

Marcel
Marcel
Reply to  jugger
14 anos atrás

Mas quem disse que ele vai sair?

Vão sair com ele, só isso!

Fernando Passos
14 anos atrás

Faz muito sentido!

Esses dois carros e a nova Ferrari 458 Italia são animais! V8’s entre 570 a 600cv, com toda a tecnologia de ponta…

Deixo uma pergunta: Porque a Mercedes não para com esse negócio de comprar parte de equipes e monta a sua própria? Seria ainda por causa daquele acidente em Le Mans em 1955, quando o carro voou na arquibancada matando 80 pessoas?

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  Fernando Passos
14 anos atrás

seria bom se fizesse o carros mesmo,eles tem o melhor motor mas esse brawn é um honda de corpo e alma nao esquecam.