Blog do Flavio Gomes
Antigos em geral

CARRO DA FIRMA (5)

SÃO PAULO (lindinho) – Quem não é de Minas não vai se emocionar muito, mas pelo jeito ele era bem famoso. Porque nos e-mails que recebi, foi o que mereceu mais citações. Nada menos do que sete blogueiros se lembraram dos Fuscas amarelos da Drogatel Araújo. O Tulyo Estáquyo da Cruz mandou o seguinte relato: […]

SÃO PAULO (lindinho) – Quem não é de Minas não vai se emocionar muito, mas pelo jeito ele era bem famoso. Porque nos e-mails que recebi, foi o que mereceu mais citações. Nada menos do que sete blogueiros se lembraram dos Fuscas amarelos da Drogatel Araújo. O Tulyo Estáquyo da Cruz mandou o seguinte relato:

Em 1963, foi criado o Drogatel Araújo, serviço de entrega em domicílio 24 horas por dia, realizado em Fuscas amarelos que ficaram guardados na memória de todos os belo-horizontinos. Foi também o primeiro telemarketing do Brasil, idealizado por Antônio Martins de Araújo, filho de Modesto, um dos fundadores. Hoje, o Drogatel realiza mais de 100 mil entregas por mês. Em 1998, a Araújo criou a primeira drogaria drive-thru do Brasil, onde os clientes fazem suas compras sem sair do carro. Em 2005, foi criada a primeira drogaria megastore de Minas Gerais. Hoje este carro da foto fica exposto na entrada de uma de suas lojas como marco deste pioneirismo.

Mandaram a mesma foto o Alexandre Moreno dos Santos, o Fabiano Rosa, o Paulo Almeida, o Carlo Germani, o Guilherme Costa e o Marcelo Vieira. Este último registrou suas lembranças:

Quem é de Belo Horizonte, e está nas casa dos 40 anos para mais, lembra muito claramente dos Fuscas amarelos que faziam as entregas da Drogaria Araújo. É o Drogatel Araújo (na época ninguém sabia que existia o termo “delivery”). O serviço existe até hoje, mas, agora eles usam motos e os seus motoboys kamikases. Na minha infância, aqueles Fuscas faziam parte do meu imaginário e eu achava o máximo aqueles homenzinhos desenhados nas portas, passando a impressão que estavam correndo. O Fusca que está na foto em anexo não é totalmente original da época. Ele foi preparado recentemente para comemorar os 100 anos da Drogaria Araújo. Tanto é, que o número do telefone que está pintado na lateral é o atual com oito dígitos (o telefone da época era 24-5000). Mas isso responde, de certa forma, a sua pergunta feita no blog: se as empresas preservam os carros em seus acervos. Se você quiser saber mais sobre a Drogaria Araújo (que é a maior e mais tradicional rede de drogarias de Minas Gerais) e o Drogatel, veja este artigo. Seria muito recompensador para os mineiros amantes de carros ver o Fusquinha do Drogatel na sua nova sessão “Carro da Firma”.

Pois podem se orgulhar, amigos mineiros. Está aí o Drogatel Araújo.