Blog do Flavio Gomes
F-1

CHININHAS (8)

SÃO PAULO (bem-te-vi, você não sabe dizer outra coisa?) – Alonso passou Massa na entrada dos boxes. Há quem tenha visto ali uma atitude desleal, sacanagem, desvio de caráter. Felipe, depois da corrida, felizmente, não caiu nessa. “Saí mal do cotovelo, ele colocou por dentro, a gente veio junto e ele teve vantagem na entrada”, disse ao […]

SÃO PAULO (bem-te-vi, você não sabe dizer outra coisa?) – Alonso passou Massa na entrada dos boxes. Há quem tenha visto ali uma atitude desleal, sacanagem, desvio de caráter. Felipe, depois da corrida, felizmente, não caiu nessa. “Saí mal do cotovelo, ele colocou por dentro, a gente veio junto e ele teve vantagem na entrada”, disse ao colega Carlos Gil, da Globo. Que insistiu, o que é normal, havia ali um potencial conflito. “Tá tudo bem, lógico que não é uma situação fácil, mas tudo bem”, e assim Massa encerrou o assunto.

Não há mesmo muito a esticar. Felipe chegou em nono. Alonso, em quarto, tendo feito uma parada a mais por ter queimado a largada. Estava infinitamente mais rápido que o brasileiro na corrida. Como Hamilton, foi abrindo caminho atrás do tempo perdido sem se importar muito com quem estava à sua frente, e em qual lugar. Aí, entrada de box virou pista e ele passou mesmo.

Massa é um piloto deficiente na chuva e demonstrou isso mais uma vez hoje. Sorte de Alonso que conseguiu passá-lo antes da troca de pneus. Se perdesse o tempo que perderia esperando o pit stop do companheiro, talvez não chegasse em quarto, como chegou, e já babando para cima de Rosberg.

Felipe pode ter ficado meio puto, qualquer um ficaria ao ser ultrapassado na entrada dos boxes. Mas acho que a putice é mais com ele mesmo do que com o companheiro. Massa ficou devendo nesta corrida. Num dia em que todos passaram Schumacher como se fosse um juvenil entre profissionais, perdeu muito tempo atrás do alemão. Teve dificuldades com Alguersuari e Barrichello, também. Um mau domingo, em resumo. E nesta F-1 de generosa distribuição de pontos, um mau domingo pode significar enorme prejuízo. Que, no caso dele, foi despencar da liderança do campeonato para o sexto lugar.

A regularidade de Massa se pagou até a terceira corrida. Mas ele mesmo não se iludia com a primeira colocação depois da Malásia. Porque sabia, como sabe, que para ser campeão em 2010 vai ser preciso vencer GPs. Catar pontinhos aqui e ali não vai funcionar.