MENU

domingo, 18 de abril de 2010 - 7:19F-1

CHININHAS (8)

SÃO PAULO (bem-te-vi, você não sabe dizer outra coisa?) – Alonso passou Massa na entrada dos boxes. Há quem tenha visto ali uma atitude desleal, sacanagem, desvio de caráter. Felipe, depois da corrida, felizmente, não caiu nessa. “Saí mal do cotovelo, ele colocou por dentro, a gente veio junto e ele teve vantagem na entrada”, disse ao colega Carlos Gil, da Globo. Que insistiu, o que é normal, havia ali um potencial conflito. “Tá tudo bem, lógico que não é uma situação fácil, mas tudo bem”, e assim Massa encerrou o assunto.

Não há mesmo muito a esticar. Felipe chegou em nono. Alonso, em quarto, tendo feito uma parada a mais por ter queimado a largada. Estava infinitamente mais rápido que o brasileiro na corrida. Como Hamilton, foi abrindo caminho atrás do tempo perdido sem se importar muito com quem estava à sua frente, e em qual lugar. Aí, entrada de box virou pista e ele passou mesmo.

Massa é um piloto deficiente na chuva e demonstrou isso mais uma vez hoje. Sorte de Alonso que conseguiu passá-lo antes da troca de pneus. Se perdesse o tempo que perderia esperando o pit stop do companheiro, talvez não chegasse em quarto, como chegou, e já babando para cima de Rosberg.

Felipe pode ter ficado meio puto, qualquer um ficaria ao ser ultrapassado na entrada dos boxes. Mas acho que a putice é mais com ele mesmo do que com o companheiro. Massa ficou devendo nesta corrida. Num dia em que todos passaram Schumacher como se fosse um juvenil entre profissionais, perdeu muito tempo atrás do alemão. Teve dificuldades com Alguersuari e Barrichello, também. Um mau domingo, em resumo. E nesta F-1 de generosa distribuição de pontos, um mau domingo pode significar enorme prejuízo. Que, no caso dele, foi despencar da liderança do campeonato para o sexto lugar.

A regularidade de Massa se pagou até a terceira corrida. Mas ele mesmo não se iludia com a primeira colocação depois da Malásia. Porque sabia, como sabe, que para ser campeão em 2010 vai ser preciso vencer GPs. Catar pontinhos aqui e ali não vai funcionar.

311 comentários

  1. Gil Queiroz disse:

    A questão não é que não pode ultrapassar, deve-se fazê-lo analisando riscos graves de acidentes, no caso do Alonso x Massa na China, o Alonso botou de lado e o Massa tentou defender, sendo que os dois forçaram a entrada do box, mas o espanhol tinha a preferência da curva do pitlane. Eu faria o mesmo se estivesse disputando posição com o Massa, mesmo sendo dois brasileiros, não interessa. Torço para os brasileiros, principalmente pro Massa porque tem carro de ponta, mas essa questão não passa de choradeira. O Massa sabe muito bem que não está fazendo um bom campeonato, Alonso tem sido superior, é preciso reconhecer. Agora, na Europa o Felipe costuma melhorar o desempenho, vamos esperar.

  2. Marcus-VBD disse:

    Tenho para mim que realmente o Massa nunca será o campeão do mundo … espero estar enganado. Como já disseram por aqui, os politicamente corretos não tem vez na F1 de hoje. A maior vítima disso é o Rubinho, excelente piloto com fama de tonto (no Brasil). Alonso fez uma manobra típica do campeões que buscam o resultado a qualquer preço. Tb é verdade a história de hierarquia na corrida depois da largada. abs MB

  3. Carlos Mad Max disse:

    O Alonso é um mentiroso, pois sabia de tudo no acidente em Singapura quando o Nelsinho a mando do facinora do Briatore, mandou ela bater para o Alonso ganhar a prova, resultado esse que tirou o título do Felipe Massa.
    E agora o Felipe tem que viver cordialmente com esse babaca, que quando o Felipe defendeu a posição numa corrida o Alonso veio com showzinho depois da prova dizendo que o Felipe teria sido desleal.
    Massa e Schumy acabam com esse Espanhol logo. TCHAU

  4. Carlos Mad Max disse:

    O Alonso é um mentiroso, pois sabia de tudo no acidente em Singapura quando o Nelsinho a mando do facinora do Briatore, mandou ela bater para o Alonso ganhar a prova, resultado esse que tirou o título do Felipe Massa.
    E agora o Felipe tem que viver cordialmente com esse babaca, que quando o Felipe defendeu a posição numa corrida o Alonso veio com showzinho depois da prova dizendo que o Felipe teria sido desleal.
    Massa e Schumy acabam com esse Espanhol logo.

  5. Carlos Mad Max disse:

    Se o chato do Alonso fizesse isso com o Vetell o Christian Horner iria subir na sala de direção de prova, e iria falar um monte, se fosse o Briatore então que tivesse seu piloto tomado uma ultrapassagem na entrada do box, mandava seus dois pilotos baterem em todo mundo e acabar a prova.

  6. Carlos Mad Max disse:

    Flávio Gomes, me responda se´não permitido ultrapassagem nos box na saída porque no pitlane não é a mesma coisa se tem detector de velocidade interna. Na área de entrada de box, mesmo na Formula Indy aonde a competição é mais acirrada nas saída de boxes existe mais respeito na entrada.
    O Alonso é um invejoso e chato, só anda bem quando tem carro igual a maioria pilotos. Mas o Schumacher, Senna, Piquuet, Prost, Niki Lauda, Gilles Villeneuve e Jackie Stewart davam show e sempre foram feras em equipes menores.
    Portanto o Alonso na minha opinião forçou a barra que se fosse com um piloto de outra equipe a comissão da corrida iria estudar o acontecimento.
    VIVA O MASSA = PIZZA e ABAIXO O ALONSO

  7. Robinson disse:

    apos Sena o que teve de piloto bom nada todos corriam com lenços para depois da prova dizerem chorando o que fizeram de errado .

  8. carlos mauricio disse:

    Vou dar uma sugestão. Quando for assistir f1 na TV, tire o volume.
    Fazendo isso, vc começa a entender de corridas de automoveis. Sabe promeiro quem esta na frente, quem rodou na curva, muito mais rapido do que o cara de bermuda sonolento que fica em Curitiba, olhando o site oficial da F1 (que qualquer um pode acessar) e decorando as letrinhas das equipes para não fazer propaganda.
    Estava esquecendo, antes de começar a corrida ele liga para todos os amigos de longa data ( Berger, Lauda, Prost, Bernie, Jaques, Schumi, esqueci algum amigo dele). Como tem amigo esse cara !!!! Sera que os amigos dele o tem como amigo ?!?!?!?!?!!?
    Flavio : UM GRANDE ABRAÇO.
    VC esta correto se pegar pilha o felipe vai ter o destino do Rubens.

  9. Messias disse:

    Não vi nada de anormal na manobra….cochilou o caximbo cai!!! Lembram qdo o alemão fez uma manobra dessas em cima do barrica na saída do tunel em monaco?…na epoca todos diziam que o alemão era um predador e o barrica ficou dando bobeira….acho que a situação é parecida……se fosse o massa pra cima do alonso iriam endeuzar a manobra “coisa de gênio”…….é isso aí, cochilou o caximbo cai!!! e tenho dito.

  10. Massa agiu certo ao evitar a batida. Ele errou na curva anterior, Alonso chegou junto e ultrapassou pois estava do lado de dentro na entrada dos boxes.
    O que me irrita é que, se fosse o contrário, com Massa ultrapassando Alonso, ele seria considerado o herói nacional, o melhor piloto da F1, além de ser endeusado pela RG.

  11. Moacir TH disse:

    Qria ve c a ultrapassagem fosse feita do Massa encima do Alonso???
    Talvez seria uma disputa normal????
    Talvez o Massa não seria Criticado??
    Talvez seria comemorada aultrapassagem????
    Essa Imprensa Global é Podre!!!!

  12. HUMBERTO - ITAJAI disse:

    Se o Massa abre a deixa passar , Flavio gomes diz que foi uma manobra normal do Alonso

    Se o Massa fecha e deixa tocar , Flavio Gomes ia dizer que foi manoibra errada do Felipe

    Se o Ayrton Senna fecha e deixa tocar , Flavio Gomes ia dizer que a manobra foi desleal do Brasileiro , e que não podemos esconder isso por sermos patriotas

    Se o Michael Schumacher fecha e deixa tocar , Flavio Gomes ia dizer que foi uma manobra normal , por conta do espirito guerreiro de Schumacher

  13. wilson coelho disse:

    O Alonso é mais completo do que o Massa
    O que ele fes é gana de vencedor bicampeao mundial já o Massa é só mais um piloto comum

  14. Rebelo disse:

    O Massa se mostrou mais um “bonzinho” na F1, uma competição que simplesmente não tem lugar para “bonzinhos”.

    Ridícula a atitude, realmente ridícula. Se tivesse um mínimo de garra, manteria a trajetória, deixaria o Pilantronso bater e queimaria ele de vez na equipe. Era a chance de se firmar na Ferrari e mostrar que o espanhol é da laia do Dick Vigarista.

    Se não o fez, aceitou ser segundo piloto até o final da temporada e ponto. Depois dessa, inclusive, deve ser a última dele na Ferrari, time de gente apaixonada e que odeia covardia.

    A F1 tem um monte de bons pilotos, é verdade, mas isso não basta para ser campeão. Vejam que todos os campeões recentes foram tachados de desonestos, agressivos demais, imprudentes, etc.:

    - Schumacher: 7 vezes campeão e tido como o grande Dick Vigarista, jogando carro em cima dos outros, dando golpes no Ruinzinho e etc;

    - Hamilton: rotulado de mal caráter, desleal, imprudente e o cacete. Resultado: campeão do mundo;

    - Alonso: no mínimo, visto como exageradamente agressivo, brigão mesmo, já até se estranhou com o FuMassa por uma batida nos tempos de McLaren, ridicularizando ele diante das câmeras.

    E os exemplos se sucederiam numa análise mais pretérita. Talvez o Emmerson tenha sido o último dos “mocinhos” campeão do mundo, mas ali a F1 era completamente outra. De lá para cá, nem mesmo o Senna ficou no time dos bonzinhos, ou alguém se esqueceu quem foi que imortalizou, na voz do narrador irritante e sob sua enviesada ótica distorcida, o “deu um chega prá lá”?

    Na F1 de hoje, os pilotos bonzinhos vão para o céu; os malvados vão buscar o troféu de campeão…

  15. Marcio Abduch disse:

    Sinceramente não sei como vcs acham isso normal, eles são da mesma equipe e isso implicou no Massa esperar a troca dos pneus do Alonso com isso mais de 8 segundos foram perdidos, se o Massa não vai pra grama teria batido no Alonso, talvez isso seria o melhor a ter feito ae queria ver se o Alonso ainda estaria certo na manobra e não se esqueça o Massa era o atual LIDER do campeonato. Incrivel como aceitamos tudos dos estrangeiros e ainda achamos que eles estão certos.

    • Augusto Lage disse:

      Se o Massa batesse no Alonso, ficariam os dois fora da corrida. Seria pior a emenda do que o soneto. O Massa tem que responder na pista, andando na frente do Alonso. O que está faltando é um bom chefe de equipe na Ferrari, jamais eu deixaria 2 carros da minha equipe entrarem ao mesmo tempo no box. Esta hipótese só se estivessem de slick e a chuva arriasse de vez muito forte porque nesse caso ficaria perigoso para o piloto ficar na pista em mais uma volta. Fora essa hipótese quem estivesse na frente teria a preferencia de escolher se quer entrar antes ou depois. Este Domenicalli deve ser padre! Chefe de Equipe nunca, tem errado continuamente na estratégia da equipe prejudicando não só a equipe como seus pilotos.

  16. Augusto disse:

    Bom, fora as corridas, a cobertura da RG nos programas ditos esportivos da emissora é sim uma bela porcaria! Não confio na RG de jeito nenhum. Estão tentando fazer com o Felipe o mesmo que fizeram com o Barrichelo.

  17. Spada disse:

    Existe uma linha branca ao qual indica a entrada dos boxes.

    Quem fez a ultrapassagem fora da linha e cortou o carro que estava dentro da linha?

    Agora, se o cara que estava dentro da linha não tirasse para o porco que estava fora da linha passar?

    Bateriam!

    Não consigo enxergar com bons olhos tudo o que o Alonso apronta, desde a época de Renault surgiu aquela duvida que o carro dele tinha uma tal mutreta, lembram?

    E o problema com Hamilton no mesmo box na Hungria?

    E o problema de Singapura, ao qual todos foram fritados ele ganhou a corrida e não levou nem um puxão de orelha.

    Como já disse anteriormente, o que falta nele como piloto é carater!

    Abs

  18. JORJÃO disse:

    o alonso COMEU o massa ali era pra ter batido e depois sair no tapa foi HUMILHABTE

  19. Paulo disse:

    É, espero que o Massa não esteja virando um Barrichello. Sempre achei que com o Massa o Brasil poderia ter um novo campeão, mas acho que ainda não vai ser dessa vez. Espero que eu esteja redondamente enganado. Mas nas primeiras corridas o Alonso levou a melhor.

  20. Roberto castro disse:

    Eduardo Santos só não vale utrapassar o limite de velocidade e atropelar os mecânicos o resto cada piloto que se vire; e essa história de corre para equipe é cascata se o piloto ganha a equipe tambem ganha, pq da mesma forma que o Alonso utrapassou o Massa o Hamilton utrapassou o Vetel e a briga começou na entrada e terminou na saido dos boxes e não deu nada pq a do Alonso seria Ilega?

  21. clovis disse:

    Eu achei a manobra normal, o Alonso ultrapassou o massa na reta e foi pro boxes, repara que entrando no boxe o Massa que não brecou, se ele fosse mais esperto teria dado mais uma volta e não teria perdido 7s a mais no boxe esperando o Alonso trocar o pneu. O Alonso demostrou nesse e nos gps passado que ele é muito mais rápido que o Massa na pista, infelizmente.

  22. Luis Antonio disse:

    Massa é mto bom piloto (ponto)! Sua atitude foi politicamente correta como prega Flávio? Agiu (ponto)! Porém, a grande maioria dos pilotos de fórmula um são mto bons, mas são poucos os gênios. E estes costumam ser mais aguerridos, polêmicos. Costumam dar mto “chegas pra lá”. Estes gênios, em tempos de politicamente corretos, são cada vez mais raros. Senna, Prost, Piquet, Schumacher, Hamilton e Alonso. Os outros…são apenas, pilotos politicamente corretos, que completam o quadro para encherem um grid de largada.

  23. Hélvio Manaus disse:

    Que diabo aconteceu com Massa? Acho que a maior sequela do aqcidente de 2009 foi ter desaprendido…… ainda bem que ele nao ficou chorando pela atitudo do Alonso… Ô cabra bom esse Espanhol…..

  24. joao disse:

    Pra falar especificamente sobre a manobra de ontem. Existe uma regra básica nas grandes equipes que não sei porque os jornalista brasileiros que acompanham a F1 evitam falar: O piloto que passa a primeira curva depois da largada na frente tem a preferencia para vencer a corrida dentro da equipe !!! Todo mundo sabe disso !! Se vc tem duvida é só fazer uma retro das 4 corridas desse ano e vcs vão ver que nas 2 corridas que o Massa passou a primeira curva na frente o Alonso não pode atacar o Felipe, mas ontem ele tinha o direito de tomar o lugar a frente dele e assim o fez !! Vcs já se esqueceram do Senna versus Berger , que em 1991 no Japão o Senna teve que devolver a posição ao Berger antes do final da corrida por causa desta regra !! É só rever que vcs se lembraram !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>