Blog do Flavio Gomes
F-1

PRINCIPADAS (6)

SÃO PAULO (voltei) – Ross Brawn e a defesa de Schumacher, com prints de imagens on-board e tudo mais. Alegação da Mercedes (real): a corrida não acabou sob safety car. Ele saiu antes. OK. Concordo. Mas se a regra diz que só pode passar depois da linha de largada/chegada, a questão “acabou com SC ou […]

SÃO PAULO (voltei) – Ross Brawn e a defesa de Schumacher, com prints de imagens on-board e tudo mais. Alegação da Mercedes (real): a corrida não acabou sob safety car. Ele saiu antes. OK. Concordo. Mas se a regra diz que só pode passar depois da linha de largada/chegada, a questão “acabou com SC ou sem SC” é irrelevante. Agora, que aquelas luzes e bandeiras verdes dão munição ao time prateado, sem dúvida… Porque o regulamento menciona uma para mim até hoje desconhecida “safety car line”. Muito prazer, safety car line. Onde você estava, quando mais precisávamos de você? Briguinha boa. Vejam onde coloquei negrito:

40.7 All competing cars must then reduce speed and form up in line behind the safety car no more than ten car lengths apart. In order to ensure that drivers reduce speed sufficiently, from the time at which the “SAFETY CAR DEPLOYED” message is shown on the timing monitors until the time that each car crosses the first safety car line for the first time, drivers must stay above the minimum time set by the FIA ECU.
With the following exceptions, overtaking is forbidden until the cars reach the first safety car line after the safety car has returned to the pits. Overtaking will only be permitted under the following circumstances:
– if a car is signalled to do so from the safety car ;
– under 40.14 below ;
– any car entering the pits may pass another car or the safety car remaining on the track after it has crossed the first safety car line ;
– any car leaving the pits may be overtaken by another car on the track before it crosses the second safety car line ;
– when the safety car is returning to the pits it may be overtaken by cars on the track once it has crossed the first safety car line ;
– any car stopping in its designated garage area whilst the safety car is using the pit lane (see 40.10 below) may be overtaken ;
– if any car slows with an obvious problem.

ATUALIZANDO

O tuiteiro Tarcísio Holanda mandou este vídeo que mostra uma linha, sim, na entrada dos boxes, que seria a tal safety car line. Se for, não há mais dúvidas. A ultrapassagem foi legal e a Ferrari não tem do que reclamar. E peço perdão à blogaiada por nunca ter me tocado da existência dessa linha que, para mim, é novidade absoluta. Assim como está invalidado o que escrevi abaixo, que há um vácuo nas regras, A existência dessa linha do safety car cobre o espaço/tempo até a linha de chegada/largada, portanto a regra é bem escrita e ponto final. É o tal negócio. Faz-se justiça por linhas nem tão tortas assim. A ultrapassagem foi bárbara. E é importante dizer: a corrida não terminou sob safety car. Ele saiu antes de concluída a última volta. Por isso, naqueles metros entre sua saída da pista e a bandeirada, podia acontecer qualquer coisa, ainda. A prova não estava sob o regime de “safety car deployed”, porque antes do final apareceu a mensagem no computador de “safety car in this lap”. Esqueçam o que escrevi abaixo. Schumacher não será punido.