PRINCIPADAS (6)
SÃO PAULO (voltei) – Ross Brawn e a defesa de Schumacher, com prints de imagens on-board e tudo mais. Alegação da Mercedes (real): a corrida não acabou sob safety car. Ele saiu antes. OK. Concordo. Mas se a regra diz que só pode passar depois da linha de largada/chegada, a questão “acabou com SC ou sem SC” é irrelevante. Agora, que aquelas luzes e bandeiras verdes dão munição ao time prateado, sem dúvida… Porque o regulamento menciona uma para mim até hoje desconhecida “safety car line”. Muito prazer, safety car line. Onde você estava, quando mais precisávamos de você? Briguinha boa. Vejam onde coloquei negrito:
40.7 All competing cars must then reduce speed and form up in line behind the safety car no more than ten car lengths apart. In order to ensure that drivers reduce speed sufficiently, from the time at which the “SAFETY CAR DEPLOYED” message is shown on the timing monitors until the time that each car crosses the first safety car line for the first time, drivers must stay above the minimum time set by the FIA ECU.
With the following exceptions, overtaking is forbidden until the cars reach the first safety car line after the safety car has returned to the pits. Overtaking will only be permitted under the following circumstances:
– if a car is signalled to do so from the safety car ;
– under 40.14 below ;
– any car entering the pits may pass another car or the safety car remaining on the track after it has crossed the first safety car line ;
– any car leaving the pits may be overtaken by another car on the track before it crosses the second safety car line ;
– when the safety car is returning to the pits it may be overtaken by cars on the track once it has crossed the first safety car line ;
– any car stopping in its designated garage area whilst the safety car is using the pit lane (see 40.10 below) may be overtaken ;
– if any car slows with an obvious problem.
ATUALIZANDO
O tuiteiro Tarcísio Holanda mandou este vídeo que mostra uma linha, sim, na entrada dos boxes, que seria a tal safety car line. Se for, não há mais dúvidas. A ultrapassagem foi legal e a Ferrari não tem do que reclamar. E peço perdão à blogaiada por nunca ter me tocado da existência dessa linha que, para mim, é novidade absoluta. Assim como está invalidado o que escrevi abaixo, que há um vácuo nas regras, A existência dessa linha do safety car cobre o espaço/tempo até a linha de chegada/largada, portanto a regra é bem escrita e ponto final. É o tal negócio. Faz-se justiça por linhas nem tão tortas assim. A ultrapassagem foi bárbara. E é importante dizer: a corrida não terminou sob safety car. Ele saiu antes de concluída a última volta. Por isso, naqueles metros entre sua saída da pista e a bandeirada, podia acontecer qualquer coisa, ainda. A prova não estava sob o regime de “safety car deployed”, porque antes do final apareceu a mensagem no computador de “safety car in this lap”. Esqueçam o que escrevi abaixo. Schumacher não será punido.
A problema está na proibição da ultrapassagem antes da linha de chegada, quando o safety car acaba de sair da pista. Esqueçam as bandeiras, elas e luzes verdes naquele momento, serviram e servem para indicar que podem acelerar e que a corrida com ultrapassagens recomeça (após a linha de chegada)! Não consigo complicar o fato como estão querendo. Ah, também vi Massa passando os pneus sobre a linha na saída dos boxes.
Se o Massa tivesse passado o Alonso neste domingo, metade dessa cambada aqui, não estaria discutindo isso, estariam falando que foi o certo pelo que o Alonso fez no pit stop na China, mas porque foi o alemão 7 vezes campeão do mundo, as mocinhas ae estão queimadas com a coisa toda. Enfim, essa merda dessa F1 agora pune por ultrapassagem. O que é uma corrida de carro que não se pode ultrapassar?
Nçao entendi por que deixou em negrito sobre alguém ter óbvio problema para reduzir, já que não foi o caso.
Poxa, o YouTube retirou o video do ar com a tal da Safety Car line. ALLguém tem outro link com a tal da imagem?
Belissima ultrapassagem.Mostrou o seguinte:Com o carro melhor daqui a algumas corridas,vai passear de novo em cima da moçada.E o funcionario graduado da Ferrari,o Jean Todt ja começou a trabalhar,mas isso, o mesmo Shumi ja conhece bem ,pois foi muitas vezes agraciado com benevolencia pela FIA.
Concordo plenamente nos argumentos do Ross Brawn, embora nunca tenha gostado dos dois Schumy inclusive. O Schumacher fez uma tremenda de uma ultrapassagem pra cima do moço Alonso, coisa de gênio e antes da Safety Car Line, Então ele é de direito e sob a luz do regulamento o 6o. colocado na prova. E don Alonso que chore no seu travesseiro.
Se o regulamento foi ou não obedecido,eles que se entendam.
Mas, o que o MS deveria fazer o Principe se equivocou?
Mete o pé no freio e esperar que o nobre se recuperasse de seu equivoco?
Ou melhor, do equivoco do carro, pois o nobre não erra nem se equivoca!
Ou entrar para o box e evitar a ultrapassagem? E se optasse por esta decisão, perderia posição ou valeria posição do SC, já que a corrida teria terminado?
O alemão pode até estar certo desta vez, mas o bicho é tão malandro que quando esta certo as pessoas ficam com o pé atrás com ele.
Neste link mostra uma imagem onde Schumacher ainda não tinha passado totalmente a linha branca e já estava ultrapassando Alonso. O correto não seria primeiramente passar totalmente a linha branca? E aí iniciar a ultrapassagem? Desculpem-me se falei besteira.
http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/18400/imagens/14362/
Complementando. O que quero dizer é que o Schumacher deveria passar pela linha totalmente atrás do Alonso e ai sim tirar para passar. Sei lá entendi assim.
Caraca! É difícil. Realmente o Schumacher estava atrás da linha. Mas ele iniciou a ultrapassagem antes, ou seja ele já estava numa posição em que o Alonso não teria mais como voltar. Entendo que o Schumacher deveria iniciar a ultrapassagem somente depois desta linha.
Flavio, entao segundo o Ross, a direçao da prova chamou o safety car de volta, na ultima volta, apenas para permitir que alguem ultrapassasse entre a safety car line (prazer em conhece-la tambem) e a linha de chegada?
Fanfarrões…
20 segundos de punição.. o schumacher nao riu. mas o Damon…
Como o mundo dá voltas: Damon Hill, desafeto longevo de Michael Schumacher, foi um dos comissários que devolveu o doce roubado pelo alemão para Fernandito. O Máximo Bueno deve estar mais calmo agora, reparada que foi esta injustiça…
Boa tarde, Flavio. E mais, creio eu. “If any car slows with an obvious problem”. Se voce considerar como “obvious problem” a traseirada de Alonso e a consequente perda de tração e velocidade, tá valendo. Falei bobagem?
Schumacher punido…
A Mercedes pode recorrer ?
Putz…, e eu escrevi um monte no post abaixo antes de ler esse!
Droga…
Mas.., o Schumacher é foda! Um dia vai ser campeão esse menino!
Complicado mesmo, mas o problema é que a regra 40.13 proíbe a ultrapassagem mesmo…
40.13 If the race ends whilst the safety car is deployed it will enter the pit lane at the end of the last lap and the cars will take the chequered flag as normal without overtaking.
POR QUE NÃO ACABAR A CORRIDA COM O SAFETY CAR? Porque fica feio, mona! Isso é uma frescura sem tamanho… Mas infelizmente é regra… Acho que o schummy não consegue a posição de volta não, infelizmente.
É, Alonso tomou essa do Schumacher mesmo então.
sabe o que é ruim,, independente se é Michael ou Hamilton ou outro piloto,, corridas são feitas pra haver disputas entre os pilotos e ultrapassagens,, uma corrida péssima como essa em Monaco que dá até sono,, quando acontece finalmente uma ultrapassagem os caras punem o piloto,, isso sim é absurdo,, então não precisa ter corridas,, vamos ter somente os Qualify e pronto,, já que não pode ultrapassar …………
Fabio,
E a punição do MASSA? Ele colocou as duas rodas na linha amarela no momento que saia dos PITs!!! Isso está claro na imagem. Porque não houve uma punição? Niguem viu? Estão investigando? Vou mandar uma copia da imagem para os comissarios!
Não teria sido mais facil terminar sob bandeira amarela?
puniram o cara. Espero que não seja definitivo.
Bom, ele foi.
Ok. se tem a tal linha então são todos idiotas, pois não precisa esperar o lider acelerar pra passar todo mundo. E ninguem fez isso nas outras 02 bandeiras amarelas. A manobra do Schumi só aconteceu pois o Alonso estava claramente sem pneu e escorregou na hora de dar torque na barata. Mas ai vem a pergunta a manobra começou antes da penultima curva mesmo assim vale passar????
Flavinho, já foi…
É… a FIA realmente existe… FERRARI INTERNATIONAL AID.
Cansei dessa bostícula que eles fingem ainda ser “F1”.
Fim de papo!
Alonsito vai chorar na cama, que é lugar quente!!
O mesmo que ele fez com o Massa, sem espaço para choradeiras, é competição para ver quem chega na frente, não quem é mais bonzinho. Claro, com ética, mas nos dois casos, tudo foi dentro das regras.
No final, o melhor ensina os mais jovens.
ja era ………. Schumacher leva 20s de punição por ultrapassagem
Já saiu o resultado. Schumacher punido com 20 s. Saiu até da pontuação.
Opa, parece que não! Os comissários entenderam que a corrida acabou com safety car. Boring!! No melhor estilo Damon Hill!!
É a diferença entre os grandes e os “comuns”.
Schumacher foi punido em 20s acrescidos ao seu tempo final de corrida ;)
Isso é que é o espírito da coisa mesmo … ninguém tá ali pra andar em fila indiana … o Di Grassi com sua carroça fez seu papel perfeitamente, no começo da corrida … tem que dar tudo que tem … É SANGUE NO ZÓIO NEGO !!!
Além disso, é bom ver o Alonso se f…. só pra variar !!! É um cara mimadinho cheio de apoio e grana dos espanhois … que se acha o tal !!! Puta bunda mole !!! Assim tem mais é que tomar uns cascudos dos mais espertos e deixar de ser bocó !!! otário !!! chorão !!!
Abraço
JCS
a FIA puniu o Schumacher em 20 s …
tremenda sacanagem …
o espanhol pode tudo , sempre tá envolvido nas falcatruas e sai sempre ileso ..
lamentável , ele fez o mesmo com o Massa na China , e ficou por isso mesmo ….
Isso mesmo! Análise precisa (após atualização). Achei na internet também menção a tal first safety car line no GP daChina. Schumacher não vai ser punido e o Alonsito é que tomou o “pedala” dessa vez…
Schumacker punido ! tomou 25 seg !
artigo 40.13.
Que significa esse artigo !?
Acabou de ser punido em 20 segundos.. Vi no blog do Fábio Seixas..
…para mim ultrapassagem legal e .Alonso será campeão…
Flavio,
A prevalecer a opiniao de que somente apos a linha é possível ultrapassar, como admitir as ultrapassagens em largada, comumonte ´praticadas antes de se cruzar a linha!
Como disse o Alonso ao Massa, tem” que ficar esperto”!!
E o Schumacher disse a tods, “I’m back”!!!
Abraços bom domingo a todos
E o regulamento 40.13 camarada, o Safety car só entra nos boxes no final da última volta para a corrida terminar sem a presença dele. É PROIBIDO ULTRAPASSAR.
40.13 If the race ends whilst the safety car is deployed it will enter the pit lane at the end of the last lap and the cars will take the chequered flag as normal without overtaking.
40.13 If the race ends whilst the safety car is deployed it will enter the pit lane at the end of the last lap and the cars will take the chequered flag as normal without overtaking.
é o que diz o regulamento
mas que rolo
Schumacher estava atras do Alonso antes da tal linha como mostrado na foto http://i41.tinypic.com/xmu6n5.jpg , entre essa linha e a chegada pode ocorrer qualquer coisa, porque estava com a mensagem “Safety Car in this lap” e não “Safety car deployed”.
Schumacher não deve ser punido. E que manobra sensacional!
Hoje o Schumacher me lembrou as boas e velhas malandragens do Piquet (o pai). Com ou sem apoio no regulamento, seria o cúmulo o Schumacher ser punido por fazer uma ultrapassagem, numa pista onde as ultrapassagens são quase impossíveis. Genial.
Uma linha especial somente para esta situação? Não creio. Em todas as outras voltas, só vale ultrapassar depois da linha de cxhegada. Dick Vigarista entrou em ação. DE NOVO!!!!!!!
Resumo de tudo: O alemão, independente da interpretação ou da aplicação da lei é um fora de série. Um corredor nato. Inigualável. Fantástico. Impressionante.
hqaha… agora as fãs do Alonsito vão espernear aqui. Podem esperar! huahuah
É claro que foi legal a ultrapassagem, aliais a unica de todo o GP entre os 16 carros que realmente competem entre si!
Se tirarem essa ultrapassagem de mestre acaba o GP, isto é ,ficará na lembrança apenas as ultrapassagens do Alonso em cima dos ESPANIOS, VIRGENS, FLORDELOTUS, esses carros piores do que a GP3, um absurdo!
Gostei do Di Grassi segurando o Alonso umas voltas…
Não vou negar…
O Alonso ficou puto…
E só não segurou mais porque o carro é uma bomba e sai de lado até no reto…
(Risos)
Chupa que e de uva El Fodon.
Trez coisa a serem ditas
1º Cara de manga continua se ser um safado raciocina rapido foi o que fez na corrida deu brecha e agora com o amigo anão como presidente da FIA, nada acontecera, tudo ficara na base da duvida e sem os devidos exclarecimentos
2º El Fodon tinha mais e que se f**** mesmo, não e o mais esperto, nao fez a mesma coisa com o Massa, agora prove o mesmo remediko, idiota.
3º A Ferrari deu mostra que e fraca tanto de equipamento quanto de gerencia, o Dominicali e ruim, nao tem visao de nada, nao tem estrategia e nao tem o raciocinio rapido, onde tem que se aprovieitar das situações da corrida, e que faz a diferença entre uma vitoria e uma derrota humilhante.
Mais uns 10 anos ele aprende, isso se ficar com o emprego ate lá.
Para fechar nao poderia deixar de comentar a batida do Barrica, onde se enervou e jogou o volante longe, depois na maior cara de pau falou que era para sair mais rapido do carro, ele é um mentiroso, ele e um fraco, ele errou e rodou e nao assumi a responsabilidade, e um mer** mesmo.
O El Fodon tambem bateu, mas nao jogou o volante, nao e a toa que e bi e Barrica e um fracassado, sao estas atutudes que fazem a diferença entre um cabeça de bagre e um piloto de verdade
Desculpem pelo Trez, so vi agora, o blog deveria ter uma forma de se consertar o que escreveu mesmo postado
Três
Aqui vai um vídeo que mostra claramente a tal linha do safety car que o Ross Brawn fala.
http://www.youtube.com/watch?v=kBJAhMwWFe0&feature=player_embedded#at=43
Bem, mesmo o regulamento deixa brechas, regulamento falho este…
Mas, eu julgaria a manobra como legal, o Alonso quase bateu no muro e as luzes e bandeiras estavam verdes.
E a torcida brada em alto som :
“há há hú hú…Alonso tomou no piiiiiiiiiiiiiiiiiiii………..” :) :)