Blog do Flavio Gomes
F-1

A PALAVRA DO CHEFE

SÃO PAULO (e segue o bonde) – A Red Bull tem algumas coisas interessantes. Hoje distribuiu uma longa e franca entrevista feita por sua assessoria de imprensa com Christian Horner, chefe do time. Sem meias-palavras, perguntando tudo aquilo que gostaríamos de saber. As respostas podem ter um ar de discurso para consumo externo, mas não […]

SÃO PAULO (e segue o bonde) – A Red Bull tem algumas coisas interessantes. Hoje distribuiu uma longa e franca entrevista feita por sua assessoria de imprensa com Christian Horner, chefe do time. Sem meias-palavras, perguntando tudo aquilo que gostaríamos de saber.

As respostas podem ter um ar de discurso para consumo externo, mas não tem problema. É a palavra do chefe. Então, vamos a um resumo. Porque achei mesmo bem legal o time vir a público para falar sobre um incidente delicado.

O que aconteceu na volta 40 do GP da Turquia?

Foi a corrida mais veloz da temporada. Os quatro primeiros estavam separados por dois segundos. Na volta 38, Mark mudou a mistura do motor para economizar combustível, o que faria com que perdesse uma média de 0s18 por volta no mesmo regime de rotações. Sebastian tinha economizado mais combustível e pôde manter a mistura original por algumas voltas extras. Nas voltas 38 e 39 ele se aproximou de Mark, pressionado por Hamilton. Depois da curva 9, ele pegou o vácuo e foi para a esquerda para ultrapassar Mark. Mark manteve a linha interna numa posição defensiva, algo que ele tem direito de fazer. Quando Sebastian tinha três quartos do carro à frente, virou para a direita. Mark manteve sua posição e eles se tocaram. E a equipe perdeu uma dobradinha. Os pilotos deveriam ter dado mais espaço um ao outro.

Dá para culpar alguém pelo acidente?

O que esperamos de nossos pilotos é que se respeitem e deem espaço um ao outro na pista. Nenhum deles fez isso domingo e o resultado foi o acidente.

O que você achou dos gestos de Sebastian quando ele saiu do carro?

A adrenalina estava alta e é claro que ele estava muito frustrado. Isso será discutido e tenho certeza que vamos esclarecer tudo até o Canadá.

Algumas pessoas na equipe comentaram que Mark teve culpa. Por quê?

Ganhamos e perdemos como uma equipe. Depois de analisarmos todas as informações, ficou claro que tivemos um acidente que não deveria ter acontecido. Depois de observar todos os fatos que ainda não estavam disponíveis logo depois da corrida, Dr. (Helmut) Marko concordou conosco.

Vocês acharam certo Sebastian brigar pela posição com Mark pela posição naquele momento da corrida? Já tinham os dois em primeiro e segundo, não era o bastante?

Pelo ritmo da McLaren, e como Sebastian era o mais rápido entre os dois carros da Red Bull, a prioridade era vencer a corrida. Com a velocidade de reta da McLaren e Hamilton logo atrás, seria impossível pedir a Sebastian para tirar o pé. Por isso, para nós era aceitável que ele tentasse a ultrapassagem.

Houve ordem da equipe para Vettel passar Webber?

Nenhum piloto recebeu ordens para trocar de posição. Não há ordens de equipe na Red Bull, exceto que os pilotos devem disputar um com o outro mantendo o respeito.

Como será resolvida a situação?

Vamos discutir abertamente o que aconteceu. Eles são inteligentes e tudo será resolvido antes da próxima corrida.

Você já falou com eles?

Falei com os dois, e ambos estão chateados com o que aconteceu.

Quais são os planos agora? Haverá a definição de um primeiro e um segundo piloto?

Os dois continuarão tendo o mesmo tratamento. O GP da Turquia serviu como lição para os dois e isso não vai acontecer de novo.

O que Dietrich Mateschitz (dono da Red Bull) achou do incidente?

Ele falou com os dois pilotos e concluiu que “merdas acontecem”. Disse que não faz sentido olhar para o passado agora e o negócio é pensar no futuro.