A PALAVRA DO CHEFE

SÃO PAULO (e segue o bonde) – A Red Bull tem algumas coisas interessantes. Hoje distribuiu uma longa e franca entrevista feita por sua assessoria de imprensa com Christian Horner, chefe do time. Sem meias-palavras, perguntando tudo aquilo que gostaríamos de saber.

As respostas podem ter um ar de discurso para consumo externo, mas não tem problema. É a palavra do chefe. Então, vamos a um resumo. Porque achei mesmo bem legal o time vir a público para falar sobre um incidente delicado.

O que aconteceu na volta 40 do GP da Turquia?

Foi a corrida mais veloz da temporada. Os quatro primeiros estavam separados por dois segundos. Na volta 38, Mark mudou a mistura do motor para economizar combustível, o que faria com que perdesse uma média de 0s18 por volta no mesmo regime de rotações. Sebastian tinha economizado mais combustível e pôde manter a mistura original por algumas voltas extras. Nas voltas 38 e 39 ele se aproximou de Mark, pressionado por Hamilton. Depois da curva 9, ele pegou o vácuo e foi para a esquerda para ultrapassar Mark. Mark manteve a linha interna numa posição defensiva, algo que ele tem direito de fazer. Quando Sebastian tinha três quartos do carro à frente, virou para a direita. Mark manteve sua posição e eles se tocaram. E a equipe perdeu uma dobradinha. Os pilotos deveriam ter dado mais espaço um ao outro.

Dá para culpar alguém pelo acidente?

O que esperamos de nossos pilotos é que se respeitem e deem espaço um ao outro na pista. Nenhum deles fez isso domingo e o resultado foi o acidente.

O que você achou dos gestos de Sebastian quando ele saiu do carro?

A adrenalina estava alta e é claro que ele estava muito frustrado. Isso será discutido e tenho certeza que vamos esclarecer tudo até o Canadá.

Algumas pessoas na equipe comentaram que Mark teve culpa. Por quê?

Ganhamos e perdemos como uma equipe. Depois de analisarmos todas as informações, ficou claro que tivemos um acidente que não deveria ter acontecido. Depois de observar todos os fatos que ainda não estavam disponíveis logo depois da corrida, Dr. (Helmut) Marko concordou conosco.

Vocês acharam certo Sebastian brigar pela posição com Mark pela posição naquele momento da corrida? Já tinham os dois em primeiro e segundo, não era o bastante?

Pelo ritmo da McLaren, e como Sebastian era o mais rápido entre os dois carros da Red Bull, a prioridade era vencer a corrida. Com a velocidade de reta da McLaren e Hamilton logo atrás, seria impossível pedir a Sebastian para tirar o pé. Por isso, para nós era aceitável que ele tentasse a ultrapassagem.

Houve ordem da equipe para Vettel passar Webber?

Nenhum piloto recebeu ordens para trocar de posição. Não há ordens de equipe na Red Bull, exceto que os pilotos devem disputar um com o outro mantendo o respeito.

Como será resolvida a situação?

Vamos discutir abertamente o que aconteceu. Eles são inteligentes e tudo será resolvido antes da próxima corrida.

Você já falou com eles?

Falei com os dois, e ambos estão chateados com o que aconteceu.

Quais são os planos agora? Haverá a definição de um primeiro e um segundo piloto?

Os dois continuarão tendo o mesmo tratamento. O GP da Turquia serviu como lição para os dois e isso não vai acontecer de novo.

O que Dietrich Mateschitz (dono da Red Bull) achou do incidente?

Ele falou com os dois pilotos e concluiu que “merdas acontecem”. Disse que não faz sentido olhar para o passado agora e o negócio é pensar no futuro.

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
geraldo nunes
geraldo nunes
13 anos atrás

Eles deviam ter usado na coletiva aquela camiseta clássica “S**t Happens!!!”

MARCELO DE JESUS
MARCELO DE JESUS
13 anos atrás

Ate que enfim,esportividade e respeito ao esporte na formula um,dado pela maclaren e pela redbull e seus pilotos todos os quatro terao o meu apreço, torcerei sempre por ele, carater gana de vencer isso que eu espero de um piloto,viu Massa!!! viu Rubinho!!! que vergonha desses dois sao passivos, fracos, sou brasileiro mas nao gosto destes pilotos por essa postura, viva Webber, viva Vettel, viva Hamilton meu favorito, o melhor de todos na ousadia e na vontade de vencer, viva Burton,maravilhosos!!!!

Felipe Trench
Felipe Trench
13 anos atrás

Legal, tomara que a red bull continue liberal. Os companheiros batem um com o outro, um chama o outro de biruta com um gesto e eles nem se falam depois.
Tudo isso numa disputa pelo 1o lugar em uma corrida e o título.
Agora estou achando legal esse campeonato. E não duvido que no final do ano eles se enrosquem de novo.

Fowler
Fowler
13 anos atrás

Dr. Helmut Marko – shit happens!
Para a imprensa perfeito. Mas, internamente, até o Canadá as coisas estarão claras, podemos ter certeza. Democracia ampla, geral e irrestrita não funciona quando se tem dois equipamentos que valem milhões de dólares.

Pedroca el Diablo
Pedroca el Diablo
13 anos atrás

Respondendo ao Júlio:

Claro que dá para calcular. Só não daria para calcular exatamente com a entrada de um pace-car, por exemplo. Mas eu acho que seria melhor o piloto sempre andar no máximo do que ficar sobrando um quilinho de gasola no fim da corrida…

Tevez
Tevez
13 anos atrás

Os dois com certeza vão sentar de ladinho por uns dias

Miguel Direito
Miguel Direito
13 anos atrás

Mais vale assim, com disputas em pista e eventuais acidentes e incidentes, do que com as atitudes da Ferrari durante a época do Shumacker, em que as ordens expressas de equipa destruiram anos de F1.

A Williams (Mansell/Piquet e Jones/Reuteman) e Mclaren (Senna/Prost) têm uma atitude similar à Red Bull, mais liberal e de deixar os pilotos correrem uns contra os outros, que é para isso que são pagos. Perdem-se campeonatos assim? Sim, mas faz-se uma boa história da F1

é certo que a Ferrari faz o que faz, porque “gato escaldado de água fria tem medo”, como se diz em Portugal. Basta lembrar Imola 1982…

João
João
13 anos atrás

É claro que Vettel achou que era permissão para ele passar quando soube que Webber tinha que economizar combustível, era uma ordem de equipe disfarçada, assim como na McLaren. Só que na McLaren, o Hamilton entendeu que o aviso de economizar combustível tinha sido para os dois, o que significava manter as posições até o fim, só que Button ou não recebeu o aviso ou fez que não entendeu e quase conseguiu sacanear Hamilton. Logo após a tentativa, a equipe mandou Button tirar o pé para não acontecer o mesmo que houve com Red Bull.

Mirax
Mirax
Reply to  João
13 anos atrás

Eu entendi isso também. Concordo contigo.

Esse negócio de “save fuel” é conversa fiada pra boi dormir.

Será mesmo que os motores de Weber e Hamilton gastam mais gasosa que os motores de Vettel e Button?.

Tenha a santa paciência né?…

Mário Mesquita
Mário Mesquita
13 anos atrás

Viu, Ferrari, assim é mais fácil, não?…

Mas, se for um movimento pro-Vettel disfarçado, aí que devemos torcer pro Webber. E olha que não gosto dele. Acho que no fundo, vou torcer pelo Button, esse, “mineiramente”, vai comer as RBR e o Lewis “na calada da noite”, eheheh… Go, Button!

Nilton
Nilton
13 anos atrás

0,18 por volta não é o suficiente para carros iguais que exista ultrapasagem, a diferença deve ser maior.
Com esta afirmação Webber tinha mesmo de defender sua posição, ficou quieto e deixou o Baby se virar com a próxima curva, não contava com o excesso de otimismo.
Vettel entendeu que deveria assumir a ponta, e o Webber teve todo o direito de não entender assim.
Pode até ser que a Red Bull “mantenha” o domínio, nesse caso estes pontos vão fazer muita falta para Vettel.

fred
fred
13 anos atrás

Não deixa de ser curioso o fato de Mr. Horner ter citado Mr. Marko como o observador dos fatos, considerando que Mr. Helmut Marko é cego de um olho.

Olegário
Olegário
13 anos atrás

“Merdas Acontecem”

Mariana
Mariana
13 anos atrás

Tb acho que dá pra deduzir favorecimento ao Vettel por essas declarações sim.

“Pelo ritmo da McLaren, e como Sebastian era o mais rápido entre os dois carros da Red Bull, a prioridade era vencer a corrida. Com a velocidade de reta da McLaren e Hamilton logo atrás, seria impossível pedir a Sebastian para tirar o pé. Por isso, para nós era aceitável que ele tentasse a ultrapassagem.”
Ou seja: “ninguém teve culpa, foi coisa de corrida, não vai mais acontecer, os pilotos devem se respeitar, MAS… a gente queria sim que o Vettel ganhasse.”

“Quando Sebastian tinha três quartos do carro à frente, virou para a direita. Mark manteve sua posição e eles se tocaram.”
Ou seja: “Vettel tirou qd já tinha direito de se considerar na frente, Webber que provocou o toque ao manter a posição.”

E eu tb não vi o Webber tirando o pé dali até o fim da corrida não, tá parecendo furadíssima essa história de que ele precisava poupar alguma coisa. Soa claramente como “vá mais devagar pro Vettel chegar em vc, por favor”.

Ordem de equipe sim, e deu merda pq a Red Bull foi falsa e não teve peito de dá-la com todas as letras, esperou que o Webber se tocasse e deixasse quieto. Felizmente, parece que ele é menos trouxa do que a Red Bull pensou, já tô torcendo pra ele neste campeonato.

Mariana
Mariana
Reply to  Mariana
13 anos atrás

*Ou seja: “Vettel virou qd já tinha direito…

HIDE
HIDE
13 anos atrás

Hj na formula 1 o piloto caga no domingo e o chefe vai la dar descarga pra eles na sexta.pq eles nao se encontram depois das corridas;,;,;,.;;

HIDE
HIDE
13 anos atrás

O acidente aconteceu domingo e o CRISTIAN HORNER fala que ”ainda” vai ter uma conversa com ”as ” duas”. Porra meu eles sao seus ”peões” e nao tem que deixar pra comer o rabo ”delas” tres dias depois.Pelo jeito esse sosia do Burti nao sabe nem limpa o ”cú” dele sozinho…..

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Corrida de automóvel é um negócio arriscado. Quem quiser segurança, que vá jogar truco. De qualquer forma, bacana a atitude da equipe, de vir a público e não apontar culpados e tentar manter, desta forma, um bom clima dentro do time. Mas ainda acho que a cagada foi do Vettel.

ADIRLEY
ADIRLEY
13 anos atrás

Culpa??? De ninguém!
Corrida sao corridas e essa foi foda!
Parecia a velha F1.
Nao vem com essa de meninos tragam as crianças para cas.
Oque a gente quer ver e pega em cima de pega. A red Bull ta sobrando, nao vai fazer falta esse pontos, nom fim vai dar um dos seus pilotos.
Ja que o jogo de equipe tá proibido (kkkkk) pau neles Tiao Alemao!!!

hugo
hugo
13 anos atrás

“O GP da Turquia serviu como lição para os dois e isso não vai acontecer de novo.”

Que pena…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Quanto mais falar vai feder… costumo falar que em chuva de caralh… é melhor pegar o menorzinho e realizar o prejuizo o mais rapidamente possivel… dessa forma… não gostei das explicações do pessoal da RedBull

Alem do mais cheira a favoritismo ao Vettel a medida em que orientam o Webber a fazer uma coisa e liberam o piloto de tras para fazer outra… era mais facil tomar falar isso para o Webber:

– Radio Box: “Webber, nesse ritmo é provavel que o combustivel não de até o final.
– Radio Box: Voce tem duas opções… ou voce diminui a mistura e garantimos a chegada ao final… ou mantenha o ritmo e lute pela vitoria correndo o risco de uma pane seca.

Muito mais facil… poucas palavras… acredito que mesmo a 3900km por hora dá para entender a mensagem.

Segue o jogo…

Imperador

Merdas acontecem…

Segue o jogo…

Imperador

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

300Km/h

Finno
Finno
Reply to  Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

RCRG72 e Ricardo Bigliazzi.
As opiniões de vcs, pra mim, foram as mais próximas do
que houve de fato no episódio Webber X Vettel; o que transparece é que houve uma manipulação velada
para que o Vettel vencesse a corrida. Webber é veterano; sabe das coisas que acontecem nos bastidores e percebeu o jogo! Percebeu e não gostou!!! E administrou com grande maestria a coisa toda! Lógico, deu sorte também… Poderia ter ficado de fora, mas… apostou e se deu bem!! E sorte faz parte de qualquer esporte ou negócio… Sem ela não se vence!!
Enfim, tô torcendo muito para que o Webber leve este campeonato pra casa! Ele merece e não tem mais tempo… ou é agora ou é nunca!!! Ele sabe disso e a Red Bull deveria saber também!! Pô… o Vettel tem anos pela frente!!! E o Webber merece, sim!!! É um piloto de grande qualidade e talento que passou a vida na F1 roendo ossos! Nunca teve carro bom nas mãos. E agora tem!! Vejo o Webber com os mesmo olhos que vi o Button que conseguiu fazer justiça na história da F1, pois também é um grande piloto e passou a vida sem carro bom nas mãos!! Agora… de repente, a Red Bull se vê em apuros porque não imaginou
que o Webber poderia fazer o que tem feito? Putz… não imaginou??? Oras… Se era pra colocar um pilotinho qualquer lá no cockpit, só pra fazer figuração e deixar o SV fazer bonito, contrataram o piloto errado!! Bem que podiam ter me levado!! Pô… juro que não passava dos oitentinha!! Ganhava uma grana legal, conhecia o mundo, belas mulheres, festas de gala, glamour!!! Viva eu!!! Me leva aê, Christian!!! hehe
Abraço grande, aê!!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Finno,

concordo contigo… vou enviar o CV para a RedBull, resumo das qualificações:

1) Piloto pacas
2) É só combinar anter da largada que ganha o piloto que voces quizerem
3) Pretensão salarial: 10% do que ganha o Vettel
4) Prazo de contrato: 10 anos.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Teve gente aqui defendendo com unhas e dentes o Vettel. Dizendo que no passado os pilotos se respeitavam mais.

O Webber é realmente uma surpresa, para a equipe Red Bull e para mim também. Eu o descartava totalmente em relação ao sucesso na F1. Ficaram surpresos com o seu desempenho, e procuraram até pelo de gato no carro do Vettel e não satisfeitos trocaram o chassi para ver se ele ficava mais rápido que o Webber.

Esse negócio de “modo economia”, “Save Fuel”, parece que é para burlar o regulamento feito contra o jogo de equipe.
Serve para avisar que o time quer que os pilotos mantenham posições ou que o time quer trocar posições.

Para mim a informação que deram para o Vettel queria dizer na verdade: “Vai lá e passa meu filho.” Ele achou que Webber iria deixar, se ferrou!

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

A F1 é uma baita falsidade. A equipe QUER que o Vettel ganhe as corridas. Eles já tem primeiro piloto. Eles se espantaram com o desempenho de Webber nas últimas 3 corridas e até trocaram o chassi do carro de Vettel para que o mais novo bebê chorão da F1 tivesse melhor desempenho em relação ao seu companheiro.

O Webber voltou pisando legal no acelerador depois do acidente. Que problema de gasolina? Será que a equipe errou no tamanho do tanque?

As equipes endinheiradas manipulam resultados. Escolhem quem ganha e quem chega em segundo.
As vezes os pilotos não obedecem. Ponto a mais no conceito para Mark Webber!

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Boa noite!! Flávio, a grande maioria quer um culpado. Eu quero mais brigas nas pistas, desde que seja limpa. A Ferrari com esse pau maldado do Domenicali deveria rever essa prova em casa uma 100 vezes e depois, pegar um terço e rezar umas 100 Ave Maria, para pedir perdão a deus por não deixar os seus Pilotos a disputarem entre si nas pistas.
Quanto ao Chefe do Time, Christian Horner, fez certinho em vir a publico e dizer que todos os dois estão errados.

Antonio Eduardo Gomes
Antonio Eduardo Gomes
13 anos atrás

Gostaria de fazer algumas ressalvas quanto ao acidente. Analisando severamente as imagens, tanto da camera on board de Mark Webber, como na de Sebastian Vettel, e como na camera do circuito, pode-se perceber que, a causa do choque entre as duas RBR´s foi uma saída de traseira do carro de Mr. Vettel que o fez perder o controle. Saída esta causada pelo fato dos pneus terem se sujado, efeito do processo do Sr. Webber de diminuir o espaço para o Sr. Vettel completar manobra (ou seja, fechou a porta pro moleque…). Moral da história: os dois tem culpa no cartório, porém serão absolvidos por deixarem o campeonato menos monótono. Acredito que se o Di Grassi tivesse feito isso com o Alonso em Monaco, seria mais escandaloso do que o que ocorreu na Turquia.

clovis
clovis
Reply to  Antonio Eduardo Gomes
13 anos atrás

Antonio, vc não deve ter observado direito, o Webber manteve a linha até a batida, pode reparar . quando o Vettel ultrapassou mais da metade do carro ele tomou a linha de fora pra tangenciar só que o Webber não o fez, querando com isso dar o x no Vettel , o que ele esta certinho. ninguem é obrigado a abrir por companheiro, somente o Rubens fez isso.

Vanessa
13 anos atrás

Implicitamente consta: Mark não deu passagem porque foi fdp…ou porque – ”derrepente” – fingiu que não entendeu.
E que era sim pro Vettel passar.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Considerando que jogos de equipes são proibidos e que as conversas de rádio são gravadas, o que Vettel deve ter pensado quando ouviu que Webber precisava tirar o pé pois estava com problemas de consumo e que ele, Vettel, poderia passá-lo?
Óbvio que entendeu isso como uma ordem de equipe disfarçada.

Sérgio Castro
Sérgio Castro
13 anos atrás

Se tudo que o Horner disse for a pura verdade, parabéns para a Red Bull, pois assim devem ser os pensamentos de uma verdadeira equipe de competição…

Pedroca el Diablo
Pedroca el Diablo
13 anos atrás

mas tenho outra pergunta: PORQUE DIABOS as equipes não calculam decentemente quanto de gasolina tem que colocar nos carros para o piloto pilotar no limite até o fim da prova? se o webber não tivesse ligado o modo “econofast”, nada disso teria acontecido…

Danilo Albergaria
Reply to  Pedroca el Diablo
13 anos atrás

Interessante observação, Fernando. Mas ele voou constantemente ou só por algumas poucas voltas?

Paulo
Paulo
Reply to  Pedroca el Diablo
13 anos atrás

1 décimo porque economizou combustível…O Vettel era muito mais rápido que isso.

clovis
clovis
Reply to  Pedroca el Diablo
13 anos atrás

Sim ele voou mesmo. tirou 22 s em 18 voltas. batendo record atras de record. ai sobrou gasolina???? estranho. quiseram favorecer o alemão e o Webber não deixou, esta certo ele. Isso que o Hamilton vinha rápido é besteira, ele nem chegava perto das |Red Buls, só acompanhva a 2.s de distancia

Júlio
Júlio
Reply to  Pedroca el Diablo
13 anos atrás

Respondendo sua pergunta, com outra pergunta…

Você sabe quanto de combustível tem que colocar no seu carro para andar 300km, sem analisar COMO vai dirigi-lo?

Uma coisa é colocar uma quantidade de combustível X, tendo como base o consumo médio X, quando esse consumo passa para Y esse tipo de coisa tem que acontecer…

Pedroca el Diablo
Pedroca el Diablo
13 anos atrás

ou seja, webber fez uma caca ranzinza, e vettel uma caca inocente.

Se eu fosse vettel, ficaria bem puto. se eu fosse webber, daria o troco no fim da corrida.

mas numa coisa eu dou valor ao webber: tem que ser macho para deixar o companheiro de equipe bater no seu carro a 300 por hora, mesmo sabendo q ele é o queridinho da equipe…

Beraldo
Beraldo
13 anos atrás

Hum…sei não, algo me diz que Vettel e Webber tomaram uma enrabada sem tamanho.
Agora a estória do deixa passar ficou ainda mais no diz que não me diz.

Alan - Niterói
Alan - Niterói
13 anos atrás

Muito bom! Perguntas e Respostas bem no jeito direto e reto como é feitio também do site Grande Prêmio.
Sds.

Andre
Andre
13 anos atrás

Shits happens

Boa !!!

Essa frase e o resumo para o que houve.

Dú
13 anos atrás

Dr. (Helmut) Marko. É Brincadeira?

Pagodeiro Bello
Pagodeiro Bello
Reply to 
13 anos atrás

Brincadeira não. Ele é advogado.

sergio
sergio
Reply to 
13 anos atrás

esse antigo corredor é realmente detentor do titulo de Dr.ele estudou para isso.

Enio Peixoto
Enio Peixoto
Reply to 
13 anos atrás

Advogado não é Doutor.

Pagodeiro Bello
Pagodeiro Bello
Reply to 
13 anos atrás

Acredito que qualquer graduado, se concluir doutorado após é doutor, não? Se chamam o cara de doutor, doutor ele deve ser.