Blog do Flavio Gomes
F-1

NELSINHO VENCEU

SÃO PAULO (mas venceu mesmo?) – Pelo menos nos tribunais, Nelsinho Piquet venceu. E a Renault vai ter de pedir desculpas por difamar pai e filho. Digo “pelo menos”, porque Nelsinho ainda vai ter de conviver com a mancha de Cingapura por algum tempo. Tempo que, acredito, se encarregará de permitir que ele retome sua […]

SÃO PAULO (mas venceu mesmo?) – Pelo menos nos tribunais, Nelsinho Piquet venceu. E a Renault vai ter de pedir desculpas por difamar pai e filho. Digo “pelo menos”, porque Nelsinho ainda vai ter de conviver com a mancha de Cingapura por algum tempo. Tempo que, acredito, se encarregará de permitir que ele retome sua carreira com regularidade. Não na F-1, que ele nem quer mais, mas nos EUA, porto seguro que escolheu.

Bem, desse caso já falamos bastante. Como já escrevi em outros posts em outras eras, Nelsinho pagou e está pagando pelo que fez, e quem somos nós para estabelecer penas?

A pena para a Renault foi estabelecida pela Alta Corte de Londres, onde correu o processo dos Piquet contra a equipe, que veio a público, depois do escândalo, para acusar ambos de chantagem.

A Renault perdeu porque no dia 11 de setembro de 2009 publicou um press-release afirmando que Nelsinho e seu pai estavam mentindo quando revelaram que a batida no GP de Cingapura fora proposital, sugerida (ou ordenada, mas tanto faz) pelos seus chefes Pat Symonds e Flavio Briatore. A equipe disse que estava sendo chantageada para que Nelsinho seguisse como piloto até o fim daquela temporada.

Como a FIA descobriu tudo em suas investigações poucos dias depois, a Renault teve de admitir que as acusações dos Piquet não eram falsas. E terá de pagar uma “substancial” indenização aos dois. Não há menção a valores. O processo está encerrado. Piquet pai e filho aceitaram as desculpas e, claro, a indenização.