Blog do Flavio Gomes
F-1

LADALAND

SÃO PAULO (overdose) – Era uma questão de tempo para que um dos mais marcantes sobrenomes da história do automobilismo se associasse a uma das três mais importantes marcas da indústria automobilística em todos os tempos. Eles, na verdade, sempre quiseram correr de Lada. Demorou um pouco, mas conseguiram. Aproveitando o ensejo e a perspectiva […]

SÃO PAULO (overdose) – Era uma questão de tempo para que um dos mais marcantes sobrenomes da história do automobilismo se associasse a uma das três mais importantes marcas da indústria automobilística em todos os tempos. Eles, na verdade, sempre quiseram correr de Lada. Demorou um pouco, mas conseguiram.

Aproveitando o ensejo e a perspectiva de três dias de choramingos associando o carro preto e dourado ao capacete amarelo como naquelas manhãs de domingo, cumpre informar aos incautos que:

1) Bruno Senna vai correr numa equipe que nada tem a ver com a Lotus preta e dourada com a qual seu tio ganhou a primeira corrida, em 1985. É forçar a barra dizer que veremos de novo um Senna numa Lotus.

2) Essa Lotus preta não é Lotus. Lotus é a outra, a verde, e mesmo assim devem ser feitas algumas restrições nas ligações históricas entre ela e a equipe criada por Colin Chapman.

3) Se quiserem encontrar coincidências, que se associe Bruno, sim, à equipe pela qual Ayrton estreou, em 1984. O time de Bruno é a Renault, que antes era Benetton, e que antes ainda era a Toleman. Pronto, está encontrada a coincidência. E essa Renault (que agora muita gente vai, convenientemente, chamar de Lotus) nem Renault mais é. Pertence a um fundo de investimento, Genii, que comprou toda a operação da fábrica francesa na F-1 e, hoje, usa um nome composto pelo principal patrocinador, Lotus, e pelo fabricante do motor, Renault. Não sei como será tratada no ano que vem pelo gerador de caracteres das transmissões da FOM. Atualmente, ela é chamada de Renault, apenas. A outra é a Lotus. Essa preta é tão Lotus quando a McLaren é Vodafone. E ninguém chama a McLaren de Vodafone.

4) Este blog nunca torceu para ninguém, mas por motivos mecânico-ideológicos, tem certa simpatia pela Lada na F-1. Portanto, torcerá para que o novo representante da marca soviética faça um bom papel em Spa.