Blog do Flavio Gomes
F-1

O MEDO DO PNEU

SÃO PAULO (vixe) – Adrian Newey contou que a Red Bull considerou fortemente a possibilidade de largar com seus dois carros dos boxes domingo, com medo dos pneus. O problema é que os carros de Webber e Vettel tinham uma cambagem superior à recomendada pela Pirelli. Foram várias reuniões com os engenheiros da fábrica italiana, […]

SÃO PAULO (vixe) – Adrian Newey contou que a Red Bull considerou fortemente a possibilidade de largar com seus dois carros dos boxes domingo, com medo dos pneus. O problema é que os carros de Webber e Vettel tinham uma cambagem superior à recomendada pela Pirelli. Foram várias reuniões com os engenheiros da fábrica italiana, que avisaram: o desgaste na parte interna estava no limite, e havia o risco de um colapso estrutural na junção da parede do pneu com a banda de rodagem. Os técnicos da Pirelli avaliaram que os pneus não durariam muito. Diz Newey que até as 5 da tarde do sábado, eles ainda não sabiam se eles poderiam resistir meia volta, ou cinco. “Era uma questão se segurança”, falou o projetista rubrotaurino.

No fim deu tudo certo. Os dois pilotos pararam logo no início. Se o time mexesse na cambagem, ambos teriam de largar do pitlane, porque depois da classificação os carros ficam em regime de Parque Fechado e nenhum ajuste pode ser feito.

Foi tudo no limite mesmo, na base da ciência e da pesquisa, como disse Vettel. E o laboratório foram as primeiras voltas. Esses caras são bons. E corajosos.