Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

PINGOS NOS IS

SÃO PAULO (sei, sei..) – Recebi trezentos e-mails de gente me avisando que o Corolla completa 45 anos hoje e tal. E que já foram vendidas 35 milhões de unidades em 150 países nesse tempo todo, que é o carro mais vendido do mundo e tudo mais. Oh, que lindo. Agora vejam abaixo uma foto […]

SÃO PAULO (sei, sei..) – Recebi trezentos e-mails de gente me avisando que o Corolla completa 45 anos hoje e tal. E que já foram vendidas 35 milhões de unidades em 150 países nesse tempo todo, que é o carro mais vendido do mundo e tudo mais.

Oh, que lindo.

Agora vejam abaixo uma foto do primeiro Corolla, de 1966. Depois procurem o último, que é fabricado inclusive no Brasil. Aquela coisa mais sem graça que pão com margarina, símbolo da mediocridade automotiva. Dá para dizer que é o mesmo carro?

Claro que não. Esse aí em cima é até bonitinho, eu teria fácil. Os novos são horrendos e não são evolução de nada, não têm nada a ver com o original.

Portanto, meu veemente protesto aqui contra os marqueteiros que usam essa mentira como peça de venda. O Corolla não faz 45 anos. Aquele carro de 1966 é outro. O Corolla não é o carro mais vendido de todos os tempos. Isso é tudo cascata. O NOME Corolla, sim, está completando 45 anos. O NOME Corolla pode ser, sim, o nome de carro mais comercializado em todos os tempos. Nem sei se é. Mas não o carro. Lamento.

Quando se fala dos carros mais vendidos/produzidos de todos os tempos, só dá para citar dois: Fusca e Lada, o sedã. O Fusca foi praticamente o mesmo a vida toda, com algumas variações de motorização, acabamento, tecnologia, detalhezinho estético. Mas quando você vê um Fusca 1950 e um Fusca 1990, percebe que se trata do mesmo carro. O mesmo se passa com o sedã soviético, que é igual desde 1970, com uma ou outra modificação. Até de nome, diga-se. Aqui era Laika, no Leste era Riva, no Canadá era Signet, na URSS era 2101, 2105, 2107. Mas sempre o mesmo sedã impecável e inesquecível. Você olha para um 1970 e para um 2011 e a identificação é imediata. Quase 20 milhões fabricados. E contando.

Portanto, corollentos, não encham.